anticongelante

O meu A4 8k2 de 2013 vinha com G13 de fábrica. Nunca tive qualquer problema.
Sempre que foi necessário adicionar levou G13 com concentração de 50%.
Troquei agora distribuição e bomba de água e estava tudo sem ponta de ferrugem.

Levou novamente com G13, desta vez da Mannol.

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Concentração a 50%????????
És de Portugal ou um país nórdico com frio extremo?
 
Concentração a 50%????????
És de Portugal ou um país nórdico com frio extremo?

A marca define de 40 a 50% na literatura oficial. Podes baixar a concentração ? Claro, podes fazer o que te apetecer mas deve se ter em conta que a parte cara são os inibidores de corrosão (orgânicos e inorgânicos) presentes no mesmo , ao diluir vais diluir tudo.

A história da corrosão e g13 foi uma história que alguém decidiu inventar sem base que a sustente. Este líquido foi inicialmente desenvolvido para ser mais amigo do ambiente, com uso parcial de glicerina vegetal e não requerer manutenção periódica, dessa forma adicionaram um saco de silicato extra. A única informação que existia era de apenas adicionar se necessário. O resultado desta estratégia está à vista, os grumos presentes nesta mistura vão a longo prazo entupir os favos do radiador da sofagem (que pode originar outros problemas mais sérios) e prender o mecanismo de controlo de caudal da bomba de água principal. Para evitar problemas é retirar ambos e trocar por g12evo e fazer a sua manutenção a cada 4 anos.

Os verdadeiros fornecedores de peças/produtos são muitas vezes os que produzem para todas as outras marcas bem conhecidas , com a embalagem e etiqueta de cada respetiva marca, p.ex/ a Tirreno é uma das marcas que fornece a vw com g12evo (na América), além disso produz para umas 15/20 marcas de aftermarket bem conhecidas. Isto não quer dizer forçosamente que é o mesmo produto ou que tem as mesmas características, pode conter menos monoetileno glicol ou menor concentração de inibidores
 
A marca define de 40 a 50% na literatura oficial. Podes baixar a concentração ? Claro, podes fazer o que te apetecer mas deve se ter em conta que a parte cara são os inibidores de corrosão (orgânicos e inorgânicos) presentes no mesmo , ao diluir vais diluir tudo.

A história da corrosão e g13 foi uma história que alguém decidiu inventar sem base que a sustente. Este líquido foi inicialmente desenvolvido para ser mais amigo do ambiente, com uso parcial de glicerina vegetal e não requerer manutenção periódica, dessa forma adicionaram um saco de silicato extra. A única informação que existia era de apenas adicionar se necessário. O resultado desta estratégia está à vista, os grumos presentes nesta mistura vão a longo prazo entupir os favos do radiador da sofagem (que pode originar outros problemas mais sérios) e prender o mecanismo de controlo de caudal da bomba de água principal. Para evitar problemas é retirar ambos e trocar por g12evo e fazer a sua manutenção a cada 4 anos.

Os verdadeiros fornecedores de peças/produtos são muitas vezes os que produzem para todas as outras marcas bem conhecidas , com a embalagem e etiqueta de cada respetiva marca, p.ex/ a Tirreno é uma das marcas que fornece a vw com g12evo (na América), além disso produz para umas 15/20 marcas de aftermarket bem conhecidas. Isto não quer dizer forçosamente que é o mesmo produto ou que tem as mesmas características, pode conter menos monoetileno glicol ou menor concentração de inibidores
Nada de novo. Agora concentração a 50% em Portugal...
E sou daqueles que já troca o liquido se ultrapassar os valores máximos de electrólise no circuito. 17 anos a aturar vags e sempre a cumprir anorma oem.
 
Nada de novo. Agora concentração a 50% em Portugal...
E sou daqueles que já troca o liquido se ultrapassar os valores máximos de electrólise no circuito. 17 anos a aturar vags e sempre a cumprir anorma oem.

Pois, a função do líquido de refrigeração não é de apenas refrigerar , por isso é que dizem de 40 a 50% , não é preciso medir , é só seguir a preconização da marca
 
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