Ar condicionado

Acabei de ligar o vag-com mas não encontrei nada de anormal.. no entanto, estive a tentar encontrar algo útil nas várias medições disponíveis e encontrei uma que supostamente é a pressão do circuito. A tal pressão que supostamente devia ser 1.9 bar e o que é medido é entre 10 a 15 bar???

Com o AC a 22º
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Com o AC no mínimo
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Tens que ter para o gas 134a, que deve ser o teu, entre 1.5 a 2.5 bar nas baixas e entre 12 a 15 bar nas altas.
Para a maioria fos AC, o ideal com o sistema operacional e completamente carregado, é ter 2 bar nas baixas e 13 bar nas altas.
Mas medições são feitas com os manometros no circuito.
Não te iludas. AC tem e deve ser visto numa maquina. Só assim monitorizas tudo sem ser enganado por eventuais avarias de sensor, faltas ou excessos de gás. Depois de ligado a maquina de AC, o vagcom será então um complemento aos valores obtidos e respetivos testes.

Quanto ao erro da flap de recirculação de ar, sim, é motivo mais que suficiente para teres pouco frio. Sempre que ligas o ac, o ar recirculado entra em ação. Ou seja, o ac arrefece o ar que vem de fora, mas vai assim buscar (recircular) 70 a 80% do ar do habitaculo. Assim, mantem com mais eficácia a temperatura do habitaculo, deixando sempre algum ar novo entrar, para segurança e saude dos ocupantes.
Quando a flap fica aberta, o ar arrefecido ė apenas exterior, e vai esforçar mais o compressor, pois o esforço para baixar e manter a temperatura será maior. Inclusive, os AC mais recentes possuem sensor de qualidade do ar interior e exterior, assim como sensores de temperatura em cada grupo de ventilafores e habitaculo.

A flap de recirculação é bastante acessivel. Verifica se com lubrificação resolve o problema. Senão, ou reparas o motor, ou metes um novo.
 
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Na Denso, manda a lei, revisionar o AC todos os 5 anos ou 100.000kms. Quando perguntei porquê, responderam que convinha retirar o gás, efeturar o vacuo retirando o lub. E depois injetar lub novo. Isto para eliminar impurezas do desgaste do compressor, visto o filtro não filtrar 100%.
Se é uma espécie de marketing, não sei.
Mas confio bastante nos formadores tecnicos de lá.
 
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Muito obrigado pela explicação @madlima29 !!
Na Denso, manda a lei, revisionar o AC todos os 5 anos ou 100.000kms. Quando perguntei porquê, responderam que convinha retirar o gás, efeturar o vacuo retirando o lub. E depois injetar lub novo. Isto para eliminar impurezas do desgaste do compressor, visto o filtro não filtrar 100%.
Essa operação é o que normalmente as pessoas chamam de "carregar o ar condicionado"? É isso que a máquina faz? Sendo assim, e uma vez que não fica assim tão caro e pode potencialmente resolver-me o problema, amanhã vou tentar passar em qualquer lado para tentar verificar o nível do gás e "carregar o ar condicionado" como se costuma dizer.

Quando falas de filtro do ar condicionado, estás a falar do filtro do habitáculo?

Relativamente ao erro na flap, a explicação que deste faz sentido. No entanto, visto que apenas vi esse erro uma vez e nunca mais voltou a acontecer, penso que não será isso que está a causar o problema. Caso contrário, depois de cada viagem teria sempre esse erro registado (coisa que não acontece).
 
Também nunca carreguei o meu, secalhar está na altura
Olha, o meu a3, ja o tenho ha 9 anos. Nunca lhe mexi. Apenas desinfectante para as condutas e evaporador, spraylub para as flaps e filtro de carvao activo.
Este ano ja nao, mas para o ano vou pela primeira vez tirar o gas e oleo, e recaregar.
 
Pois o desinfectante também já usei em espuma lá para dentro.. Em relação as flaps já as limpei e os potenciómetros tambem mas alguns voltaram com erro mais tarde, entretanto tenho lá os novos para pôr ao sitio.

Enviado do meu CLT-L09 através do Tapatalk
 
Olha, o meu a3, ja o tenho ha 9 anos. Nunca lhe mexi. Apenas desinfectante para as condutas e evaporador, spraylub para as flaps e filtro de carvao activo.
Este ano ja nao, mas para o ano vou pela primeira vez tirar o gas e oleo, e recaregar.
Não mexas se está a funcionar os pipos de carga as vezes quando se mexe deixam de vedar

Enviado do meu ZTE Blade A522 através do Tapatalk
 
Estou exactamente com o mesmo problema, no verão passado numa viagem mais longa passado talvez 1h deixou de fazer frio. Encostei e vi que um dos tubos estava congelado, depois de uma pausa lá voltou a fazer frio, mais de um lado que do outro, no lado do passageiro fazia menos. Verifiquei erros com o vag-com e tinha erro no V71 intermitente. Limpei e lubrifiquei e não voltou a aparecer. Mas em viagens maiores o problema de deixar de fazer frio continua.
Às únicas intervenções que o sistema ac teve foram a polie do ac trocada há uns 5 anos atrás (linha branca) e o carregamento do ac há uns 2 anos na norauto. Agora estou na dúvida se foi bem carregado ou é outro problema.
Se entretanto conseguir resolver venho cá dizer.
 
Estou exactamente com o mesmo problema, no verão passado numa viagem mais longa passado talvez 1h deixou de fazer frio. Encostei e vi que um dos tubos estava congelado, depois de uma pausa lá voltou a fazer frio, mais de um lado que do outro, no lado do passageiro fazia menos. Verifiquei erros com o vag-com e tinha erro no V71 intermitente. Limpei e lubrifiquei e não voltou a aparecer. Mas em viagens maiores o problema de deixar de fazer frio continua.
Às únicas intervenções que o sistema ac teve foram a polie do ac trocada há uns 5 anos atrás (linha branca) e o carregamento do ac há uns 2 anos na norauto. Agora estou na dúvida se foi bem carregado ou é outro problema.
Se entretanto conseguir resolver venho cá dizer.
Tens maneira de meter aí os manómetros de pressão?
Se sim tem de estar a 1.9 bar de pressão se não tens maneira só indo á oficina confirmar
 
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