Estado actual das coisas:
Ja nao creio q o problema seja tanto o tempo do carro parado. E entao consequente aumento de ar no circuito de gasoleo.
Porque hoje so peguei nele às 14h, tava um sol quentinho. E arrancou bem melhor do q é normal.
Acho q nem fumo fez.
Se fosse ar no circuito suponho q teria de pegar pior, porq esteve mais tempo parado.
Mas como tava ao sol e correu melhor ja me viro mais para um eventual problema de falta de compressao. E creio q isso explica porq é q ele mal atinge os 180kmh.
Quando tinha a box de potencia atingia +10kmh
Tudo bem q é o 90cv, mas mesmo sem a box/chip e pra mais tendo a egr fechada acho q deveria atingir os 190kmh na boa.
Creio q isso tb pode ser prova de má compressao. Nem mais!
Quanto a outros defeitos q nao sei se podem influir nisto (pegar mal a frio e nao atingir 190kmh a quente):
:: o Maf (pierburg) parece apresentar no VAGcom valores bem acima do q é suposto. Não creio que seja problema!
:: o termostato ta estragado porq raramente o carro atinge os 90º Pois! Não ajuda Nadinha! Muda isso!
:: o flexivel do escape está roto. Ajuda e muito á Perda de potencia!
:: o motor de arranque ja nao deve estar muito famoso, o bendix patina esporadicamente tanto a frio como a quente. Ainda q a quenteo carro arranca sempre rapidissimo e sem esitar. Isso apenas tem a ver com o "chiar", deves mudar isso!... .
Faz um teste de compressão ao motor e tiras as duvidas! Mas que tens sintomas de falta dela... isso tens!
Boa sorte!...