Eu nao quero fazer de um topico sobre carros, um tema sobre o racismo.
Mas para dar uma ideia breve sobre o que penso sobre isso, vou dar alguns exemplos.
Eu na minha vida profissional lidei com pessoas mais velhas que ja estiveram emigradas em Angola, Africa do Sul, etc.
E ja ouvi muitas historias e opinioes sobre os pretos. De Angola ouvi que os pretos sao burros, pouco civilizados, corruptos e pouco instruidos. De Africa do Sul, ouvi historias horripilantes do tempo do Apartheid, em que os pretos de lá chacinavam bébés brancos a sangue frio a frente dos pais brancos. Gente criminosa, desumana e bárbara. Tudo historias verdadeiras e quando ouvi concordei e partilhei da revolta e opiniao de quem me contou.
Mas aquilo em que eu nao concordo nestes ou noutros exemplos é juntar a isto a cor da pele. Porque ao juntarmos a cor da pele estamos a criar um esteriotipo perigoso.
Aqueles exemplos de gente barbara e desumana na Africa do Sul, e de gente burra e pouco civica em Angola, nao tem como causa a cor da pele. Eles nao sao barbaros, criminosos, burros, corruptos, por serem pretos. Sao assim porque, (entre outros motivos) a civilizacao chegou muito tarde a Africa, em muitos casos nem chegou.
Se recuarmos algumas centenas de anos, viamos na Europa pessoas brancas que eram bárbaras, desumanas, muito pouco instruidas.. Hoje em dia a Europa nao é assim. África está atrasada centenas de anos ao nivel da sociedade. Se os papeis fossem invertidos, os pretos os europeus, e os brancos os africanos, a historia seria exactamente igual mas ao contrario.
O que é perigoso é querermos colar a cor da pele a isto. Porque corre-se o risco de generalizar, de se ver um preto, doutorado, instruido e pai de familia, pagador de impostos, e chama-lo de assassino, burro, ladrao.
Eu sei que na zona de lisboa existem muitos pretos que nao querem trabalhar, que andam a roubar, etc.. Mas sao assim por serem pretos? Aqui no Norte nao ha muitos pretos, mas os poucos que conheco sao gente impecavel. Se eu achar pela minha experiencia que os pretos sao impecaveis, um dia vou a lisboa e apanho uma má surpresa. Da mesma forma que um lisboeta venha cá, com uma ideia má dos pretos chega aqui e apanha uma boa surpresa. La esta, é tudo relativo e acho que se deve por a cor da pele de parte quando se julga uma pessoa.
Outro genero de racismo mais basico, que ja tem a ver com o menosprezo pela raça preta porque é feia, parecem-se com os macacos, etc, eh pá eu por ai nem vou comentar.
Acho que racismo está aí, o julgar que uma pessoa é assim ou assado por ter aquela cor de pele. É perigoso e injusto.