Espectacular o teu carrO! EStas de parabens!
Já agora gostava que me ajudasses em duas coisas se pudesses ficava agradecido =D
Como é que conseguiste colocar o led nas mudanças? E já agora o mais importante, o meu carro também o conta km não funciona, como é que conseguiste colocar isso a funcionar?
abraço
O led nas mudanças, nao é muito complicado, eu só fiz isso, porque a minha manete estava ja muito gasta e a parte de plastico rodava.
Primeiro o material.
Led de 3mm, (qualquer cor, aconselho que seja de "alto-brilho")
Resistência para 12v.
Fio, 1/1,5 metro. Eu utilizei um cabo de rede velho que tinha aqui por casa, descarnas e tens muitos fios que podes utilizar.
Solda e ferro de soldar.
Cola quente e Fita isoladora...para isolar lol.
1. Primeira coisa é preparar a manete, ou seja, com cuidado restirar a peça de plastico onde tem os números das mudanças.
2. Fazer um furo, com um diâmetro mínimo de 5/6mm, isto para o led de 3mm, não ficar colado ou preso à manete. Como nossas manetes são de "atarraxar" temos de consegui rodar a manete mas o led manter-se fixo, casao contrario iria trocer os fios, e possivelmente original um mau contacto, ou mesmo a quebra dos fios.
3. Com um furo feito, tentar criar uma especie de "cone" para o led ficar ligeiramente mais abaixo e a luz dissipar melhor.
4. Com um alfinete ou um pionés, retirar um pouco da tinta metalizada por onde depois vai passar a luz do led.
Preparar o led, Soldar dar a resistência ao led (na "perna" mais comprida) depois soldar cada "perna" do led aos fios. Com-vem os fio serem de cores diferentes por causa da polaridade, a perna mais comprida é o positivo e a outra a negativa.
Agora vem a parte pior... Que é desmontar o "fole" das mudanças, fazer um furo no tubo para passar o fio pelo meio. Depois fazer passar o fio até à luz do cinzeiro, pois essa luz só liga quando ligas as luzes, assim só quando ligas os farois é que a luz acende na manete.
Mas acho que é melhor tirar uma fotos e fazer um pdf. Isto já esta a ficar muito comprido e a parecer muito complicado.
Em relação ao quadrante...foi um filme para o por a funcionar, no meu caso, foi uma pequena roda dentada, que tinha um dente partido...e também devia ter uma resistência queimada. Tens que desmontar o quadrante para ver se o problema é do quadrante. Pois também pode ser do sensor na caixa de velocidades ou de outra coisa.
Mas na grande maioria dos casos costuma ser a tal roda dentada.
Que por ser feita de uma espécie de borracha, ao longo dos anos tem tendência a partir, e esse foi o meu problema conseguir arranjar uma que estivesse em condições. Tive de comprar um quadrante no Ebay UK, (são mais baratos que os da Alemanha) porque sendo só para retirar essa peça não era preciso ser uma quadrante em Quilómetros.
No entanto depois de comprar o quadrante encontrei uma "empresa" que vende essas roditas no ebay... :S
Por isso primeiro precisas que desmontar o quadrante.
Mas conta com muita paciência para fazer isso. é quase como um puzzle.
Convém fazer isso numa altura que não precises do carro.
Depois logo com mais calma faço um post só sobre isso.
Abraço,
Manel