Essa imagem onde tens a fuga, é uma bomba de agua auxiliar para o turbo. Significa que provavelmente terás o turbo Garrett T2, refrigerado a água. O intuito dessa bomba é arrefecer o turbo após desligares o carro, em vez de ter de se fazer a tipica espera de algum tempo antes de desligar o carro para equilibrio da temperatura do turbo.
Fica a tua escolha se convem trocares essa bomba ou não, pois podes sempre por o circuito directo sem ela, ou então compras nova.
Não precisas de te assustar, pois estes turbos existem em imensos motores de diferentes marcas, tanto seja Garret ou KKK (são as 2 marcas de turbos existentes nos 1.6 e 1.9 TDs), e na grande maioria dos motores eles trabalham sem qualquer tipo de arrefecimento a água.
Estive a verificar as ligações e aquilo tem ligação que vai para o turbo e para a bomba de água e que passa também pelo tudo da soufagem. Tirando daquele sítio, não vejo mais vestígios de água. O que perde é coisa pouca, mas perde. Primeiro quero ter mesmo a certeza que é dali que perde.
Por outro lado, caso decida colocar direto sem arrefecimento para o turbo quais as consequências ou é mais que provável que o turbo se vá à vida?
Qual a sugestão eficaz e económica?
O que me continua a dar cabo da cabeça é a direção estar leve e não muito precisa/certa, tendo em conta que se trata de uma direção assistida mecânica! Porque se puxar pela mudança ela fica mais pesada (normal) e por sua vez mais precisa. Quando o carro está parado, a direção fica rija (boa/normal).
Já baixei a pressão dos pneus para 2.1 bar, pois também achava que estavam demasiado cheios.
Uma vez que troquei os amortecedores, vou voltar a calibrar as rodas, alinhar a direção e verificar se tenho alguma jante empenada.
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