Audi 80 1.6TD de 1989 - Uma bela máquina!

Antes de pores G12, ja que ele nao é de borla, verifica se nao teras fugas no radiador da sofagem (verifica com regularidade o nivel no vaso), e verifica a alcatifa se fica molhada ou com humidade.
No entanto, e pelo estado do vaso de expansao, poderas nao o ter nas melhores condiçoes.
Se achares que esta entupido, podes desligar os 2 tubos que entram no cortafogo no compartimento do motor, pois esses sao os que vao á sofagem, e num dos tubos poes uma mangueira e bom caudal até sair a pressao correcta pelo outro tubo.

Boa noite amigos,

Tenho estado a verificar em outros tópicos a situação da sofagem... e a ideia de ter de desmontar todo o tablier... mas se tiver de ser, será! A questão é que se for para desmontar, terei de já ter o novo radiador para o montar, para não ter de desmontar, montar e voltar a fazer tudo de novo. Mas reparo que as alcatifas não têm humidade ou molhadas. Mesmo não percebendo nada, deduzo que roto não deverá estar. Poderá estar entupido.

Nesse caso e colocando uma mangueira da "boca" de um tubo supostamente terá de sair na outra "boca", mas se não sair, para desentupir terei de desmontar tudo na mesma? Penso que não, mas que aconselham para fazer esse mesmo desentupimento?

Vou desmontar parte da consola central para ver se consigo resolver a situação dos reguladores.

Sábado também vou montar 4 amortecedores e a roldana do conta km :)

Fiz a aquisição da máquina por 500€. Tendo em conta que coloquei 4 pneus novos, lavagem (obrigatória), roldana, 4 amortecedores e mais estes pormenores que referi acima, ficarei com uma bela máquina!
 
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Para desentupir basta meteres uma mangueira com pressão de água dentro do bocal do radiador.

Se o chão do lado direito não fica molhado e o nível do líquido não desce do princípio o radiador ainda está bom.

Isso de desmontar o tablier é mais psicológico que outra coisa, é trabalho que se faz numa tarde, com ajuda de um amigo, acompanhado de umas mines e umas bifanas.
 
Boa noite amigos,

como Sábado não havia nada para fazer e os amortecedores ainda não tinham chegado, decidi dedicar-me à reparação do radiador. :)

Tira parafuso, mais parafuso, mais um plástico aqui e acolá e eis que saiu fora todo o tablie :)

Liguei uma mangueira aos tubos que dão acesso ao interior da viatura e eis que o radiador estava meio entupido... mais um pouco de pressão e começou a sair água às postas com cor de ferrugem... troquei a mangueira para o outro tudo e lá continuou a sair mais água com cor de ferrugem... depois de algum tempo e alternado a ordem e is que começou a sair água limpa...

Uma vez que apenas dava ar para os pés e para o vidro, lubrifiquei o cabo que dava a o ar para as grelhas frontais e tudo funciona... era uma questão de lubrificação. Tudo ficou limpo e lubrificado!

Voltar a montar tudo e não é que sobrou parafusos! Como já foi dito num outro tópico, "sobra sempre".

Agora reparo que a velocidade 1 e 2 não trabalha, apenas na 3 e 4... mas também reparo que no máximo de quente, não é assim tão quente quando seria de esperar, mas a temperatura do carro também não vai aos 90º. Apenas vai aos 90º parado e aí dispara as ventoinhas... Atualmente o carro está a trabalhar a 70º pelo que o normal será a 90º, correto? Será daí que o quente não saí tão quente quanto seria de esperar.

Aproveitei e coloquei a roldana do conta km e tudo funciona :) aproveitei para colocar lampadas novas tanto no quadrante como no painel frontal.

No proximo fim de semana, irei substituir os amortecedores. Será coisa fácil para se fazer em casa tendo todo o material apropriado ou será melhor numa oficina?

Juntamente com os amortecedores, comprei um filtro do obitaculo, mas deparo-me com um filtro fino e comprido, quando vou para trocar deparo-me com um quadrado... Será este o sitio correto? Pois na loja dissera-me que o filtro do obitaculo para este carro tinha o formato que me foi vendido.

krsn_eec_uee7k.jpg


Cumprimentos
 
Boa noite amigos,

como Sábado não havia nada para fazer e os amortecedores ainda não tinham chegado, decidi dedicar-me à reparação do radiador. :)

Tira parafuso, mais parafuso, mais um plástico aqui e acolá e eis que saiu fora todo o tablie :)

Liguei uma mangueira aos tubos que dão acesso ao interior da viatura e eis que o radiador estava meio entupido... mais um pouco de pressão e começou a sair água às postas com cor de ferrugem... troquei a mangueira para o outro tudo e lá continuou a sair mais água com cor de ferrugem... depois de algum tempo e alternado a ordem e is que começou a sair água limpa...

Uma vez que apenas dava ar para os pés e para o vidro, lubrifiquei o cabo que dava a o ar para as grelhas frontais e tudo funciona... era uma questão de lubrificação. Tudo ficou limpo e lubrificado!

Voltar a montar tudo e não é que sobrou parafusos! Como já foi dito num outro tópico, "sobra sempre".

Agora reparo que a velocidade 1 e 2 não trabalha, apenas na 3 e 4... mas também reparo que no máximo de quente, não é assim tão quente quando seria de esperar, mas a temperatura do carro também não vai aos 90º. Apenas vai aos 90º parado e aí dispara as ventoinhas... Atualmente o carro está a trabalhar a 70º pelo que o normal será a 90º, correto? Será daí que o quente não saí tão quente quanto seria de esperar.

Aproveitei e coloquei a roldana do conta km e tudo funciona :) aproveitei para colocar lampadas novas tanto no quadrante como no painel frontal.

No proximo fim de semana, irei substituir os amortecedores. Será coisa fácil para se fazer em casa tendo todo o material apropriado ou será melhor numa oficina?

Juntamente com os amortecedores, comprei um filtro do obitaculo, mas deparo-me com um filtro fino e comprido, quando vou para trocar deparo-me com um quadrado... Será este o sitio correto? Pois na loja dissera-me que o filtro do obitaculo para este carro tinha o formato que me foi vendido.

http://img10.imagefra.me/i2cm/codolf/krsn_eec_uee7k.jpg

Cumprimentos

1- termostato.... troca. deve estar sem o mesmo. resolve o meio-quente

2- 1 e 2 não funciona..... resistência do ventilador. comum queimar.... e se dá a3ª ta quase a deixar de dar :green:

3- o filtro do OBITACULO..... ou habitáculo ...... procura para veículos sem AC.
 
1- termostato.... troca. deve estar sem o mesmo. resolve o meio-quente

2- 1 e 2 não funciona..... resistência do ventilador. comum queimar.... e se dá a3ª ta quase a deixar de dar :green:

3- o filtro do OBITACULO..... ou habitáculo ...... procura para veículos sem AC.

Basicamente é isso.

Então tiras-te o tablier e não trocas-te o radiador...?
 
Basicamente é isso.

Então tiras-te o tablier e não trocas-te o radiador...?

Uma vez que o mesmo está bom e com bom aspeto, deixei estar o que lá está. Se deixar de funcionar, agora já sei o que fazer para trocar ahahahahah

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1- termostato.... troca. deve estar sem o mesmo. resolve o meio-quente

2- 1 e 2 não funciona..... resistência do ventilador. comum queimar.... e se dá a3ª ta quase a deixar de dar :green:

3- o filtro do OBITACULO..... ou habitáculo ...... procura para veículos sem AC.

Estive a ver para veículos sem AC e assim já do tamanho do meu :)

Em relação às resistências, deduzo que as mesma se encontram no regulador da velocidade, correto?

Abraço
 
Uma vez que o mesmo está bom e com bom aspeto, deixei estar o que lá está. Se deixar de funcionar, agora já sei o que fazer para trocar ahahahahah

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Estive a ver para veículos sem AC e assim já do tamanho do meu :)

Em relação às resistências, deduzo que as mesma se encontram no regulador da velocidade, correto?

Abraço

na caixa da soufagem mesmo...

e já que tiras te o tablier mudavas o mesmo. na minha zona ronda 20€ novo.
 
Estás no bom caminho na recuperação. Em 95% dos carros e motores, em relação ao que referiste do termostato e temperaturas, aconselharia a por um novo, mas o 1.6TD sendo o melindroso que por vezes gosta de ser em relação ás temperaturas, eu diria para nem tocares muito nisso, sinceramente é mesmo um deixa andar.

Se tiveres pachorra de ler o meu tópico, verás que tive ja 1.6 e tenho 1.9. O meu 1.6 trabalhou anos e anos a frio sem termostato (ele estava lá, apenas preso sempre aberto), foi usado e abusado sem quaisquer cuidados, e NUNCA me deu chatisses. Quando fiz a revisão e pus tudo direitinho (kit comando, bomba agua, termostacto 90º, etc), durou um mês a trabalhar a 100% e depois disso foi um descambar até o ter desmantelado, foi juntas, tubagens, vasos, cabeça partida, enfim.

Eu não sou exemplo para ninguém, pois não tenho um andamento muito calmo, mas o que quero dizer com isto tudo é que se te aquece, mas nao aquece muito, pondera deixar assim, pois se fores pesquisar, já de si os 1.6 são motores propensos a aquecimentos e problemas de juntas e de colaças, quer por sobreaquecimentos, quer por excessos de pressão de turbo quando mexidos. Com o tempo irás reparar que até é normal haver muita gente com termostatos de temperatura inferior, bem como valvulas de disparo de ventoinhas de menor temperatura, já como prevenção.

Se achas que és dos que não terá qualquer tipo de problemas, e sim, existe muita e muita gente que nunca teve qualquer problema tambem, então avança para a substituição do termostacto e ficas a sofagem bem quentinha, lol
 
Foi como o meu, gastei cerca de 15€ ou 20€ e fiquei descansado e com o 80 parecia uma sauna... :green:

Ou seja para mudar as resistencia, terei de desmontar de novo tudo?

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Estás no bom caminho na recuperação. Em 95% dos carros e motores, em relação ao que referiste do termostato e temperaturas, aconselharia a por um novo, mas o 1.6TD sendo o melindroso que por vezes gosta de ser em relação ás temperaturas, eu diria para nem tocares muito nisso, sinceramente é mesmo um deixa andar.

Se tiveres pachorra de ler o meu tópico, verás que tive ja 1.6 e tenho 1.9. O meu 1.6 trabalhou anos e anos a frio sem termostato (ele estava lá, apenas preso sempre aberto), foi usado e abusado sem quaisquer cuidados, e NUNCA me deu chatisses. Quando fiz a revisão e pus tudo direitinho (kit comando, bomba agua, termostacto 90º, etc), durou um mês a trabalhar a 100% e depois disso foi um descambar até o ter desmantelado, foi juntas, tubagens, vasos, cabeça partida, enfim.

Eu não sou exemplo para ninguém, pois não tenho um andamento muito calmo, mas o que quero dizer com isto tudo é que se te aquece, mas nao aquece muito, pondera deixar assim, pois se fores pesquisar, já de si os 1.6 são motores propensos a aquecimentos e problemas de juntas e de colaças, quer por sobreaquecimentos, quer por excessos de pressão de turbo quando mexidos. Com o tempo irás reparar que até é normal haver muita gente com termostatos de temperatura inferior, bem como valvulas de disparo de ventoinhas de menor temperatura, já como prevenção.

Se achas que és dos que não terá qualquer tipo de problemas, e sim, existe muita e muita gente que nunca teve qualquer problema tambem, então avança para a substituição do termostacto e ficas a sofagem bem quentinha, lol

Boas,

Pois se a temperatura aumentar tudo ando com maior pressão. A nivel de bomba injetora e turbos, está e ficará tudo como está (origem). Nestes dias de frio sabe bem melhor andar quentinho do que fazer uma viagem a tremer o queixo e as pernas lolllll

Por outro lado, se o carro não está a trabalhar à temperatura correta, também não está a ter um desempenho correto... não sei se estou certo ou errado, mas não entendendo eu nada disso, penso que para o bom funcionamento o correto será trabalhar a 90º, coisa que não acontece... pois fica-se pelos 70º

cump
 
se a temperatura não bate nos 90ºc, de facto algo esta mal, e provavelmente será o suspeito do costume, o termostato...
 
Eu seguia o conselho do nosso amigo @Reactive, já andei com varios carros com 1.6TD e de facto são motores que não gostam de pressões, nem altas temperaturas, se o teu anda nos 70º não me preocupava mesmo nada com isso, tive um 80 1.6TD que era do meu pai e acabei por mais tarde com a revisão mudar o termostato e fiz asneira, o motor que estava tão bom, começou a aquecer... ( o meu pai, bem que me avisou )...

Sabes como resolvi o problema, desmontei tudo novamente e fiz um pequeno furo no termostato novo. :green:

Depois nos 1.9TD e TDI que tive e andei, esses já andavam sempre nos 90º, sempre a levar tareia e nunca me deixaram ficar mal visto.

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Para tirares a resistência, tens que voltar a desmontar o tablier, no sitio que que aquilo está montado, não vejo alternativa.
 
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Eu seguia o conselho do nosso amigo @Reactive, já andei com varios carros com 1.6TD e de facto são motores que não gostam de pressões, nem altas temperaturas, se o teu anda nos 70º não me preocupava mesmo nada com isso, tive um 80 1.6TD que era do meu pai e acabei por mais tarde com a revisão mudar o termostato e fiz asneira, o motor que estava tão bom, começou a aquecer... ( o meu pai, bem que me avisou )...

Sabes como resolvi o problema, desmontei tudo novamente e fiz um pequeno furo no termostato novo. :green:

Depois nos 1.9TD e TDI que tive e andei, esses já andavam sempre nos 90º, sempre a levar tareia e nunca me deixaram ficar mal visto.

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Para tirares a resistência, tens que voltar a desmontar o tablier, no sitio que que aquilo está montado, não vejo alternativa.
provavelmente tinhas comprado o termostato na concorrência ;)
 
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