Audi 80 1.9 TDI B4 1Z

Bem,

Acabei de criar um tópico nas apresentações onde explico como vim parar a esta máquina. Já está na família há muitos anos e esteve parada no último ano. Neste momento, é o meu daily driver para o trabalho e quero reparar os problemas que tem, todos.

Marca: Audi
Modelo: 80 Avant

Motor e Transmissão: 1Z - 1.9 TDI (90cv)

KM: 289 000

Últimas reparações:

Desde há dois anos:

- Pintura nova, cor original verde.
- Jantes pintadas.
- Frisos de pára choques pintados.

Esta semana:

- Plafonier da mala substituído e colocada lampada LED. O anterior estava partido.
- Leds novos nos controlos do ar condicionado (as antigas, de halogéneo, eram muito fracas).
- Tapetes da frente novos, à medida e com o símbolo Audi.

Futuras reparações:

- AC a funcionar. Falta o condensador/radiador do AC, devido a um acidente em 2011. Terei de comprar radiador e um tubo em falta, que passa por cima dos termovantiladores.

- O turbo corta a cerca de 120/130 kmh, às 3000 rpm. Não sei bem o que se passa mas pelo que vi noutros tópicos pode ser tubos de vácuo, wastegate ou válvulas. Fica uma imagem do tubo para o turbo e os tubos de vácuo, tenho dúvidas se o tubo de vácuo está no sitio certo.

- Luz interior do capot. Não há nenhum cabo do capot para o carro e não sei de onde esse cabo sai, para poder montar um novo.

- Luz de matricula traseira. Só tem uma. O outro suporte desapareceu.

- Tampa do motor. Uma oficina perdeu-a, há uns 8 anos atrás.

- Tensão nas luzes está a dar 9,5V no multímetro. É normal? As luzes dão pouca luminosidade...

Agradeço a ajuda que puderem disponibilizar!
Abraço
 

Anexos

  • 20190922_121157.jpg
    20190922_121157.jpg
    549,5 KB · Visualizações: 53
  • 20190922_125820.jpg
    20190922_125820.jpg
    384,4 KB · Visualizações: 51
  • 20190922_125923.jpg
    20190922_125923.jpg
    418,2 KB · Visualizações: 51
  • 20190922_122309.jpg
    20190922_122309.jpg
    307,5 KB · Visualizações: 52
Last edited:
A menina parece estar mt direitinha, quanto a manutençao com calma tudo se faz amigo, abraco e qualquer coisa duvida ou ajuda que necessites e so dizeres estamos aqui para nos ajudar-mos uns aos outros
 
Bela máquina e parece estar muito direitinha, conserva-a pois já não se fazem automóveis como antigamente.

Em tudo aquilo que puder estarei aqui para ajudar.

Onde compraste os "Leds novos nos controlos do ar condicionado (as antigas, de halogéneo, eram muito fracas)"?
Tenho uma lâmpada queimada e efectivamente a iluminação dos controlos do AC é mesmo fraca.
Com esses leds ficou com mais luminosidade?
Não aquecem mais?
 
Bela máquina e parece estar muito direitinha, conserva-a pois já não se fazem automóveis como antigamente.

Em tudo aquilo que puder estarei aqui para ajudar.

Onde compraste os "Leds novos nos controlos do ar condicionado (as antigas, de halogéneo, eram muito fracas)"?
Tenho uma lâmpada queimada e efectivamente a iluminação dos controlos do AC é mesmo fraca.
Com esses leds ficou com mais luminosidade?
Não aquecem mais?

Precisa de uns reparos de mecânica, mas com algum tempo e € vou tentar deixá-la em condições. A suspensão parece um chocalho em paralelos. Será casquilhos ou folgas?

Quantos aos LEDs, comprei nuns chineses aqui na Maia. No entanto, cada um saiu a 2,75€. No ebay tem uns mais baratos, vou enviar-te o link por PM, não sei se posso inserir aqui. Ficam com mais luminosidade sim, mal os conseguia ver. Vou ver se meto aqui uma foto. Quanto ao aquecimento, não reparei para ser sincero.

Alguém me sabe dizer se é fácil substituir o termostato? Neste momento não tem, ando sempre a controlar a temperatura para que não passe dos 90C.

Update: encomendei radiador do AC e um pisca para trocar um que está rachado e aberto. No fim de semana vou meter mãos à obra.
 
Bem vindo amigo, não sabia que as 80 tinham uma luz no capot! Parece que já aprendi algo hoje [emoji1]
Com tempo e calma tudo se faz


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
É isso mesmo aos poucos a máquina fica ao pormenor, a minha ainda continua em obras ao fim de anos, há sempre qualquer coisa para trocar.
Quanto ao termostato eu nunca mudei deixei sempre isso para o mecânico, mas deve haver aqui alguém que te possa ajudar.
Obrigado pela dica dos Leds.
E vai colocando umas fotos que é disso que o povo gosta ;).
 
Precisa de uns reparos de mecânica, mas com algum tempo e € vou tentar deixá-la em condições. A suspensão parece um chocalho em paralelos. Será casquilhos ou folgas?

Quantos aos LEDs, comprei nuns chineses aqui na Maia. No entanto, cada um saiu a 2,75€. No ebay tem uns mais baratos, vou enviar-te o link por PM, não sei se posso inserir aqui. Ficam com mais luminosidade sim, mal os conseguia ver. Vou ver se meto aqui uma foto. Quanto ao aquecimento, não reparei para ser sincero.

Alguém me sabe dizer se é fácil substituir o termostato? Neste momento não tem, ando sempre a controlar a temperatura para que não passe dos 90C.

Update: encomendei radiador do AC e um pisca para trocar um que está rachado e aberto. No fim de semana vou meter mãos à obra.
sem termostato e mesmo assim aquece? aconcelho-te a ir a um mecanico pois podes estar com 1 problema na bomba de agua
 
Bem vindo amigo, não sabia que as 80 tinham uma luz no capot! Parece que já aprendi algo hoje [emoji1]
Com tempo e calma tudo se faz


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Têm sim! Neste momento não sei onde ligar o cabo a esta luz. Há umas entradas na carroçaria ao lado da caixa de fusiveis, talvez seja por aí. Dá jeito ter essa luz para ver a máquina à noite ;)

É isso mesmo aos poucos a máquina fica ao pormenor, a minha ainda continua em obras ao fim de anos, há sempre qualquer coisa para trocar.
Quanto ao termostato eu nunca mudei deixei sempre isso para o mecânico, mas deve haver aqui alguém que te possa ajudar.
Obrigado pela dica dos Leds.
E vai colocando umas fotos que é disso que o povo gosta ;).
Anexei o ficheiro, na foto parecem mais intensas do que são na realidade, mas fica melhor, sem dúvida.
 

Anexos

  • 20190924_201334.jpg
    20190924_201334.jpg
    117,3 KB · Visualizações: 26
sem termostato e mesmo assim aquece? aconcelho-te a ir a um mecanico pois podes estar com 1 problema na bomba de agua

Aquece, demora mas aquece. E os tubos de refrigeração ficam todos quentes. Mas vai ter de ir ao mecânico. Alguém conhece um com experiência nestas máquinas, na zona do Porto?

O comutador dos piscas não davam máximos (puxar na direção do condutor), depois de algum WD-40 lá para dentro, já voltou a dar máximos.
 
Têm sim! Neste momento não sei onde ligar o cabo a esta luz. Há umas entradas na carroçaria ao lado da caixa de fusiveis, talvez seja por aí. Dá jeito ter essa luz para ver a máquina à noite ;)


Anexei o ficheiro, na foto parecem mais intensas do que são na realidade, mas fica melhor, sem dúvida.

Muito fixe que ficou assim pelo menos vê-se melhor os comandos, no meu caso pelo o azul quase nem se nota e o vermelho é muito fraquinho.
Vou ter também que trocar as do quadrante porque os manómetros dos km e combustível não vejo quase nada.
 
Aquece, demora mas aquece. E os tubos de refrigeração ficam todos quentes. Mas vai ter de ir ao mecânico. Alguém conhece um com experiência nestas máquinas, na zona do Porto?

O comutador dos piscas não davam máximos (puxar na direção do condutor), depois de algum WD-40 lá para dentro, já voltou a dar máximos.

Sem termostato acaba por aquecer porque deixa de haver informação de temperatura para a bomba de agua abrir. Mesmo a funcionar bem é normal que os tubos aqueçam pois a água passa a circular a uma temperatura aproximada de 90º. Mete o termostato o mais breve possível e aconselho-te a meter um original.
 
A iluminação do teu quadrante parece bem mais intensa e homogenea que a minha, colocaste lampadas novas?

O telemovel aumenta o brilho e intesidade na foto. Na realidade não é tão intensa, mas está bem homogenea. Haviam lâmpadas fundidas e o meu pai trocou-as há uns 3/4anos acho. São semelhantes às originais. Encomendei umas LED no ebay, devem chegar em meados de Outubro e talvez troque para ver se gosto do efeito.
 
Back
Top