Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - Novo dono - Helmaster

Se queres o teu carro a tocar como deve ser nunca será um electricista. Mas para o desenrasque ainda vá :)
 
Olha que não é assim como dizes...montar umas colunas tem muito que se lhe diga...

Montar as colunas é a parte fácil, claro que se quiseres entrar noutros campos tens de te preocupar com insonorização, filtros passa altos, filtros passa baixos, filtros passa banda, posição dos médios, agudos...entre muitas outras coisas.

Resumindo, para 90% das pessoas montar umas colunas melhores é simples, e já ajuda a melhorar a qualidade de som, e para isso não tem muito que se lhe diga :)

Desculpa o off-topic Helmaster :)
 
Acredita em mim...não é assim tão fácil :p

Depende de onde tens as colunas, por exemplo, como são fixas, se estão ou não amplificadas...

Eu por exemplo tenho um kit de tres vias separadas na minha à frente...e originalmente só tem aquelas 8.9 no tablier :p

Eu acho que o Helmaster não se importa eu já tinha visto o carro dele no forum dos E30's e tinha ficado com a ideia que lhe tinham rebentado as quartelas todas...
 
Mas RMM como disse 90% das pessoas não vai colocar nem de duas vias separadas, e vão comprar umas coaxais.

E essas colunas não tem nada que saber, e acredita que já montei muitas colunas e neste momento estou a estudar nessa área :)

Grande parte das vezes o mais importante é a própria insonorização, e depois disso sim vem o sistema de som propriamente dito.

Um exemplo muito simples disso é a 80, tu na 80 podes meter kits de 20 vias, não vais ganhar nada com isso, infelizmente tem uma insonorização fraca, como tal o melhor é meteres umas boas coaxais há frente, colocar umas vias separadas atrás e insonorizar as portas de trás, por fim um sub na mala e uma boa equalização de todo o sistema.
 
Tens de ouvir o meu carro então... Depois de ouvires eu digo-te o que tenho, vais ficar surpreendido...acredita!

Claro que para a maior parte da malta basta umas colunas e esta a andar, quem me dera ser assim :p

Eu tive uma trabalheira a insonorizar as portas da frente e não ganhei quase nada com isso...Um dia que venhas avisa que de certeza que vais adorar ouvir o meu chaço...dá mil a zero ao som que tenho na B6 :p
 
Já pouco me surpreende :p

As portas da frente não compensa insonorizares se não tiveres lá colunas, e funciona mais para ouvires o som que vem das colunas e não lá de fora :)

Fica combinado :p
 
Montar as colunas é a parte mais facil ou dificil, no 80 sedan tens que cortar a chapileira em ferro :lol:
Mas vale o trabalho, a bagageira faz boa caixa de som, com umas boas colunas não precisas de sub.

Na Avant sem sub. dificilmente tens um bom som
 
Mas eu tenho sub...

E tenho colunas nas portas da frente...mas antes que alguém se lembre de rebentar as quartelas..não é preciso colunas nas portas, isso foi erro meu :/
 
Nos sedans cortar a chapeleira? Aquilo é corta fogo, para além da chapeleira, pelo menos no B3, pois o depósito está ali mesmo na bagageira encostada aos bancos. Parti uma porrada de serras e ainda andei lá ás marteladas, loool

Já á uns tempos pus um video relativamente ao som do meu, com colunas de qualidade já se consegue um som acima do normal para 95% da população. Mesmo sem amplificação (mas á que ter muita atenção ás potências rms do que se tem, e não as potências máximas). Se essa atenção der aso a uma conjunção entre os RMS e amplificadores, ainda melhor.

No meu ando apenas com 2 frontais, e 2 traseiras, de gama média/alta , amplificador, 2 subs e cablagem correcta, é o que me basta por enquanto. Já tive mais para aí virado (ICE), por enquanto não me apetece mais investir nesse assunto, mas por experiência própria, como upgrade ao setup de origem, é montar umas colunas de 16 cms nas portas frontais, se forem de gama baixa, ou de 13 cms se forem de boa qualidade, dá e chega em conjunção com o restante, Se tiver na chapeleira, não há grande sentido em andar a escavacar as portas traseiras também, para lá encher também (só se for nas avants devido á falta de "caixa" na bagageira).
Nunca montei nada mais mesmo por não querer andar a furar e estragar nada, o próximo dono pode não gostar mas o buraco ficará para sempre lá.

No meu em época de maluquice, já o tive a tremer o chão a mais de 1 metro de distância, mas as matriculas até queriam saltar fora, lool. No final o bom senso é o que prevale, e sound quality é bem melhor que fazer tremer as janelas por onde se passa.

(isto sim é offtópic :green: )
 
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...montar umas colunas de 16 cms nas portas frontais, se forem de gama baixa, ou de 13 cms se forem de boa qualidade, dá e chega em conjunção com o restante, Se tiver na chapeleira, não há grande sentido em andar a escavacar as portas traseiras também, para lá encher também (só se for nas avants devido á falta de "caixa" na bagageira)...

mas os sedans trazem colunas nas portas da frente? ou as forras tambem vêm marcadas para eventuais acrescimos? (como as de trás)?

pergunto, pois nunca tirei as forras da frente e/ou vi umas de fora...
 
As portas da frente não foram pensadas para levar colunas...
Os 80´s que vês com colunas nas portas da frente é porque já levou mod.
 
Yep... Embora haja umas quartelas que é mesmo fácil de meter. Mas de origem as 80 não têm coluna na porta. E repito, a minha tem mas foi erro meu, não precisas de coluna na porta para teres um bom som!
 
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