Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos
Ora vamos lá a uma "pequena" actualização... Vamos a ver se me lembro de tudo... é que tenho andado um bocado desiludido com a carrinha, e por isso nem tenho dito nada. Ultimamente tem-me dado algumas dores de cabeça....
Assim:
Da ultima vez que aqui postei, estava em vésperas de trocar o radiador da sofagem. Pois bem, grande aventura, um dia a desmontar todo o tablier da carrinha, andar à procura de parafusos mais escondidos que sei lá, tirar tudo fora para trocar uma peça de 20,00 euros... Mas troquei, lubrifiquei os mecanismos do sistema, forrei os flaps interiores com uma espuma de isolamento, que a que tinha estava já toda a desfazer-se, voltei a colocar no sítio, e até agora está a funcionar, aquece o interior em muito pouco tempo, menos uma dor de cabeça... Depois desta, e passados 2 dias de volta do interior, voltei-me para debaixo do capô: Trocar a bomba de água, pois também é uma peça barata (+/- 30 euros) e como estava com as mãos na massa, ou no circuito de arrefecimento, aproveitei, não imaginando o trabalho que me daria - é preciso desmontar toda a frente da carrinha, para facilitar, e como tenho o AC descarregado, tirei mesmo a frente completamente fora, tirei os radiadores fora, ficando assim com acesso mais fácil à frente do motor, para de seguida retirar as protecções da transmissão, descobrindo aí que é necessário mesmo tirar uma polia da correia fora para poder trocar a bomba de água, ou seja, é preciso desmontar mesmo a correia de transmissão (Aconselho a sempre que se muda a correia mudar a bomba de água, é barata e poupa-se na mão de obra). Passado isto, lá troquei a bomba, voltei a montar tudo, sangrar o sistema, e voilá, pelo menos ficou a trabalhar tudo ok, apenas para descobrir que umas falanges de plástico que ligam a tubagem ao motor estavam rachadas, tendo fugas de liquido por aí. Pelo menos essas eram de troca simples. Mais umas notas a sair do bolso, mais uns bocados passados com as mãos sujas, mas também se resolveu.
Depois, já tinha passado as dores de cabeça anteriores, começou com sintomas estranhos na iluminação: quando ligava as luzes, acendia-me o indicador da luz de nevoeiro traseira, sem que esta estivesse ligada, mas voltou ao normal sem que eu percebesse porquê... passados uns dias, voltou a acontecer o mesmo em andamento, mas voltou a desaparecer... até que um dia, estava numa garagem mais escura, ao abrir a mala reparei que a luz da mala acendia normalmente assim que abria a porta, mas quando levantava mais ele ficava muito mais ténue, e acendia o indicador do nevoeiro, como já tinha acontecido, e também as luzes traseiras, indicando falta de massa em algum sítio. Como isto acontecia ao abrir a porta da mala, virei-me logo para os passa-cabos que levam os cabos para a porta, em cima junto das dobradiças, e por sorte encontrei logo os problemas - vários cabos com o isolamento partido, e um mesmo quase cortado. mais umas horas passadas a estanhar fios (sim, porque já alguém tinha tido problemas ali, mas colocou uma junção daquelas de electricidade normais, que resolveu temporariamente, mas se fosse a fazer o mesmo para os cabos todoa que estavam em mau estada, nunca conseguiria voltar a fechar a mala, com os ligadores que eram necessários...) e a meter manga termorectráctil para os isolar convenientemente, para não me darem mais problemas. Ficou pronto, está resolvido, e siga para a próxima...
mais uns dias, mais uns problemas... o fecho central deixou de fechar a partir das portas, apenas fechava a partir da mala.... voltas para aqui, voltas para ali, descobri que o circuito da mala é completamente independente das portas da frente, por isso funcionava da mala e não da frente, sendo que o problema é da centralina da bomba de fecho central.... mais 100 euros da carteira para fora por uma bomba usada, de um A4, mas ficou este problema resolvido... este, porque ainda não ficaram por aqui...
Um belo dia, dentro de Oliveira do Bairro, estava parado num stop para virar num cruzamento, quando arranco só ouço CATRAPUM, e a carrinha a fugir para a direita bruscamente... "Bonito, rebentou um pneu", pensei eu... mas enganei-me... quando tentei fazer manobra para não ficar tão no meio da estrada, só ouço ferros a bater, e a carrinha sem se mexer, apenas abanou.... saí, e dei de caras com a roda do lado direito da frente encostada à frente, mesmo a bater no resguardo do guarda-lamas... partiu o braço da suspensão, numa soldadura!! Ao partir, como fez andar a roda para a frente, a junta homocinetica junto ao motor não foi suficiente para manter a transmissão no sítio, saíndo completamente do sítio, rasgando o fole e partindo um guarda-pós em alumínio que faz mesmo parte da caixa, cheguei a pensar que teria partido parte da caixa de velocidades em si, mas felizmente ficou-se pelo guarda-pós... Viagem de pronto socorro até casa, onde meti mãos à obra mais uma vez, tendo de desmontar completamente a suspensão, montar braço novo, foles e massa novos. (por sorte reparei que os rolamentos da junta tinham caído no chão e apanhei-os). Mais umas horas passadas debaixo da carrinha, mais umas notas fora da carteira, mais um problema resolvido... ou quase:
Reparei, um dia que a minha mulher estava a sair com ela, que ao fazer manobras, com a direcção toda virada, que a roda ia a "deslizar" lateralmente, colocando em esforço a suspensão. então olhei com mais olhos de ver para as rodas, e vi que a direita estava com um camber muito negativo (estava cerca de 2.5 graus diferente da esquerda), o que causaria uma deficiente geometria, e comecei a notar folgas algures ao passar em lombas/buracos. pedi a uns amigos de um centro de inspecções, e fui lá depois de fecharem para a meter nas placas, sem as protecções inferiores, para descobrir de onde viria a folga, e vimos que os cinoblocos do charriot estavam todos em péssimo estado, completamente desvulcanizados. 4 cinoblocos originais (não consegui da concorrência) depois, e 107,00 euros mais pobre, lá passei mais umas horas de suor para os trocar sem tirar o charriot fora.
Para não acabar por aí, também o braço esquerdo agora precisa de cinoblocos, que já tenho (os dois custaram-me 10,60 euros), e que espero ir trocar amanhã, se tiver coragem para isso....
Vamos a ver que mais me espera.... ainda tenho para colar o tecido das portas, que está a sair, e mandar estofar o volante, que a pele está em péssimo estado, e um volante praticamente novo que tenho não me serve... é para o 80 cabrio ou A4, e a conexão do airbag é diferente.....
Quando terminará esta novela? Eu gosto bastante do comportamento da carrinha, adoro os consumos, mas estou-me a cansar de gastar mais em peças do que em gasóleo... e nestas aventuras todas não paguei oficina, fiz tudo em casa, se tivesse de pagar oficina então........
Não sei se conseguirão ler tudo sem adormecer a meio, mas hoje ganhei coragem de vir aqui e despejar....
Outro dia virão algumas fotos, algumas, porque a certo ponto nem fotografias me apeteceu tirar....
Edit: Já me esquecia dos cabeçotes dos amortecedores da frente que tive de substituir, por estarem já completamente abandalhados, chegando já o amortecedor a roçar na chapa do chassis.... Ainda faltava isto... nem sei se me esqueço de outra coisa qualquer....