Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - Novo dono - Helmaster

Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Bem, para não estar muito tempo sem nada que fazer, tenho o limpa-párabrisas "enguiçado"...
Por vezes trabalha bem, outras nem por isso: na posição intermitente, não "intermita" :D - Trabalha contínuo, e ao desligar, pára onde está no momento, sem ser na posição de repouso.
Já troquei o motor, pois pensei serem as pistas internas que estivessem avariadas, e continuou, por isso comprei já um relé novo, e vou testar hoje a ver como fica. Depois coloco as novidades...
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Não desanimes é normal também ja tive o mesmo problema, mas primeiro tive que mudar o manipulo das escovas que entrou em curto circuito só custou 75€€ :x. Mas esse problema de certeza que está relacionado com o ralé eu substitui e ficou impecavel. Já agora para´bens porque tens uma grande máquina mas tens que ter paciência pois a idade não perdoa.
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Desanimar nunca! até porque não tenho dinheiro para comprar outra, o "nosso socas" fica com ele todo!! :evil:
Com isso quem ganha á a carrinha, que vai tendo atenção... :p :p
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Sim esses sintomas na minha éra precisamente o relé das escovas, ou abres o relé e limpas o contacto, ou compras um que é mais fiavel. ;)
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Já comprei um, veio dos states, com transporte e tudi ficou em 13 dolares, ou seja, mais barato do que gastar gasoleo à procura, para depois me pedirem um balurdio por ele... :D
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Realmente ficou barato porque eu acho que paguei pelo meu novo em folha vinte e qualquer coisa €€€. Se já sabes ainda bem senão fica aqui uma dica: pra além das 3 posições normais de funcionamento das escovas há mais uma se puxares o manipulo para baixo elas passam uma única x. Abraço.
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Por enquanto está a funcionar bem, mas como era uma situação intermitente, e agora tem chovido pouco, vamos a ver no que dá.....
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Bem... Ainda é viva a carrinha, apesar de não haver novidades por algum (muito) tempo, o que de certa forma é bom, que as novidades eram todas avarias... :evil:

No entanto, confirma-se que o problema do limpa-parabrisas era o relé, nunca mais voltou a acontecer o mesmo.

E por ela se ter portado bem, decidi finalmente a fazer algo que desde que a comprei andava para fazer...
Assim:
- Na grelha frontal, por trás do emblema, via-se muito os radiadores, e eu não gostava de ver, para além de ter pedras e bichos enfiados nas aletas do radiador, por isso ja tinha rede metálica há quase dois anos para lá colocar, e ontem foi o dia!

1 - A grelha, já fora do capôt:
im000206.jpg

2 - Tirar medidas à rede:
im000210.jpg

3 - Duas demãos de preto Fosco. Estava indeciso entre preto e manter o metálico da rede, mas acabei por decidir pelo preto, como a minha carrinha é quase preta, para mim fica mais discreto..
im000216.jpg

4 - Fixar a rede na grelha plástica: Para isso, usei um ferro de soldar, e obriguei a rede metálica a fundir-se com o plástico, apenas o suficiente para ficar segura sem deformar a frente da grelha. Fiz isto em toda a volta, e em vários pontos no interior, ficou muito bom, a meu ver... :D
im000217.jpg

(nota-se à direita do soldador a parte já fixa... pena a máquina não ter sido melhor, mas era a única com bateria no momento... :oops:)
5 - Já pronta, basta colocar no sítio...
im000222.jpg

im000224l.jpg


Só falta uma foto do aspecto final pela frente, mas terá de ficar para outro dia, que também acabou a bateria desta câmara.... :evil:

Agora em curso está a troca do volante, que o meu está a ficar bastante danificado. Tenho já outro, mas o airbag não pode ser enviado por correio (é considerado material perigoso), e o volante sendo uns meses mais recente que o meu, é diferente o encaixe do airbag, estou a ver se me enviam também o airbag do volante, para ver como faço... Ou isso, ou vendo o volante, que está irrepreensível, e mando estofar o meu com pele nova...
Isso são cenas do próximo capitulo... ;)
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Realmente ele há cada artista com cada ideia, :D nunca tinha pensado nisso, ficou simplesmente fantástico.

Se andas à procura de um volante de origem com air bag penso que um amigo meu tem um porque trocou por outro, se quiseres apita.

Não te esqueças de continuar a mimar a menina, são máquinas de guerra.

Abraço
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Obrigado Alves, mas de momento estou à espera de novas indicações do que me vendeu este volante, vai tentar enviar por transportadora, é que não me ap€t€c€ comprar mais um volante, tendo já um extra... só se for para colecção, no entanto não fica esquecido... ;)
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Bom..... Só uma pequena mensagem a pedir o vosso apoio, e rezem um pouco por mim.... :D :D :D
Hoje vou-me meter a desmanchar o interior da carrinha para trocar o radiador da sofagem e a bomba de água, que há dias começou a verter para dentro da carrinha, e aproveito e dou uma limpeza profunda ao interior, e sistema de climatização e de refrigeração. Sei que vai dar uma trabalheira dos diabos, vamos é a ver se não sobram peças do lado de fora quando acabar..... :roll:
 
Re: Audi 80 avant 1.9tdi - 93 - fotos

Ora vamos lá a uma "pequena" actualização... Vamos a ver se me lembro de tudo... é que tenho andado um bocado desiludido com a carrinha, e por isso nem tenho dito nada. Ultimamente tem-me dado algumas dores de cabeça....
Assim:
Da ultima vez que aqui postei, estava em vésperas de trocar o radiador da sofagem. Pois bem, grande aventura, um dia a desmontar todo o tablier da carrinha, andar à procura de parafusos mais escondidos que sei lá, tirar tudo fora para trocar uma peça de 20,00 euros... Mas troquei, lubrifiquei os mecanismos do sistema, forrei os flaps interiores com uma espuma de isolamento, que a que tinha estava já toda a desfazer-se, voltei a colocar no sítio, e até agora está a funcionar, aquece o interior em muito pouco tempo, menos uma dor de cabeça... Depois desta, e passados 2 dias de volta do interior, voltei-me para debaixo do capô: Trocar a bomba de água, pois também é uma peça barata (+/- 30 euros) e como estava com as mãos na massa, ou no circuito de arrefecimento, aproveitei, não imaginando o trabalho que me daria - é preciso desmontar toda a frente da carrinha, para facilitar, e como tenho o AC descarregado, tirei mesmo a frente completamente fora, tirei os radiadores fora, ficando assim com acesso mais fácil à frente do motor, para de seguida retirar as protecções da transmissão, descobrindo aí que é necessário mesmo tirar uma polia da correia fora para poder trocar a bomba de água, ou seja, é preciso desmontar mesmo a correia de transmissão (Aconselho a sempre que se muda a correia mudar a bomba de água, é barata e poupa-se na mão de obra). Passado isto, lá troquei a bomba, voltei a montar tudo, sangrar o sistema, e voilá, pelo menos ficou a trabalhar tudo ok, apenas para descobrir que umas falanges de plástico que ligam a tubagem ao motor estavam rachadas, tendo fugas de liquido por aí. Pelo menos essas eram de troca simples. Mais umas notas a sair do bolso, mais uns bocados passados com as mãos sujas, mas também se resolveu.
Depois, já tinha passado as dores de cabeça anteriores, começou com sintomas estranhos na iluminação: quando ligava as luzes, acendia-me o indicador da luz de nevoeiro traseira, sem que esta estivesse ligada, mas voltou ao normal sem que eu percebesse porquê... passados uns dias, voltou a acontecer o mesmo em andamento, mas voltou a desaparecer... até que um dia, estava numa garagem mais escura, ao abrir a mala reparei que a luz da mala acendia normalmente assim que abria a porta, mas quando levantava mais ele ficava muito mais ténue, e acendia o indicador do nevoeiro, como já tinha acontecido, e também as luzes traseiras, indicando falta de massa em algum sítio. Como isto acontecia ao abrir a porta da mala, virei-me logo para os passa-cabos que levam os cabos para a porta, em cima junto das dobradiças, e por sorte encontrei logo os problemas - vários cabos com o isolamento partido, e um mesmo quase cortado. mais umas horas passadas a estanhar fios (sim, porque já alguém tinha tido problemas ali, mas colocou uma junção daquelas de electricidade normais, que resolveu temporariamente, mas se fosse a fazer o mesmo para os cabos todoa que estavam em mau estada, nunca conseguiria voltar a fechar a mala, com os ligadores que eram necessários...) e a meter manga termorectráctil para os isolar convenientemente, para não me darem mais problemas. Ficou pronto, está resolvido, e siga para a próxima...
mais uns dias, mais uns problemas... o fecho central deixou de fechar a partir das portas, apenas fechava a partir da mala.... voltas para aqui, voltas para ali, descobri que o circuito da mala é completamente independente das portas da frente, por isso funcionava da mala e não da frente, sendo que o problema é da centralina da bomba de fecho central.... mais 100 euros da carteira para fora por uma bomba usada, de um A4, mas ficou este problema resolvido... este, porque ainda não ficaram por aqui...
Um belo dia, dentro de Oliveira do Bairro, estava parado num stop para virar num cruzamento, quando arranco só ouço CATRAPUM, e a carrinha a fugir para a direita bruscamente... "Bonito, rebentou um pneu", pensei eu... mas enganei-me... quando tentei fazer manobra para não ficar tão no meio da estrada, só ouço ferros a bater, e a carrinha sem se mexer, apenas abanou.... saí, e dei de caras com a roda do lado direito da frente encostada à frente, mesmo a bater no resguardo do guarda-lamas... partiu o braço da suspensão, numa soldadura!! Ao partir, como fez andar a roda para a frente, a junta homocinetica junto ao motor não foi suficiente para manter a transmissão no sítio, saíndo completamente do sítio, rasgando o fole e partindo um guarda-pós em alumínio que faz mesmo parte da caixa, cheguei a pensar que teria partido parte da caixa de velocidades em si, mas felizmente ficou-se pelo guarda-pós... Viagem de pronto socorro até casa, onde meti mãos à obra mais uma vez, tendo de desmontar completamente a suspensão, montar braço novo, foles e massa novos. (por sorte reparei que os rolamentos da junta tinham caído no chão e apanhei-os). Mais umas horas passadas debaixo da carrinha, mais umas notas fora da carteira, mais um problema resolvido... ou quase:
Reparei, um dia que a minha mulher estava a sair com ela, que ao fazer manobras, com a direcção toda virada, que a roda ia a "deslizar" lateralmente, colocando em esforço a suspensão. então olhei com mais olhos de ver para as rodas, e vi que a direita estava com um camber muito negativo (estava cerca de 2.5 graus diferente da esquerda), o que causaria uma deficiente geometria, e comecei a notar folgas algures ao passar em lombas/buracos. pedi a uns amigos de um centro de inspecções, e fui lá depois de fecharem para a meter nas placas, sem as protecções inferiores, para descobrir de onde viria a folga, e vimos que os cinoblocos do charriot estavam todos em péssimo estado, completamente desvulcanizados. 4 cinoblocos originais (não consegui da concorrência) depois, e 107,00 euros mais pobre, lá passei mais umas horas de suor para os trocar sem tirar o charriot fora.
Para não acabar por aí, também o braço esquerdo agora precisa de cinoblocos, que já tenho (os dois custaram-me 10,60 euros), e que espero ir trocar amanhã, se tiver coragem para isso....
Vamos a ver que mais me espera.... ainda tenho para colar o tecido das portas, que está a sair, e mandar estofar o volante, que a pele está em péssimo estado, e um volante praticamente novo que tenho não me serve... é para o 80 cabrio ou A4, e a conexão do airbag é diferente.....
Quando terminará esta novela? Eu gosto bastante do comportamento da carrinha, adoro os consumos, mas estou-me a cansar de gastar mais em peças do que em gasóleo... e nestas aventuras todas não paguei oficina, fiz tudo em casa, se tivesse de pagar oficina então........

Não sei se conseguirão ler tudo sem adormecer a meio, mas hoje ganhei coragem de vir aqui e despejar....
Outro dia virão algumas fotos, algumas, porque a certo ponto nem fotografias me apeteceu tirar....

Edit: Já me esquecia dos cabeçotes dos amortecedores da frente que tive de substituir, por estarem já completamente abandalhados, chegando já o amortecedor a roçar na chapa do chassis.... Ainda faltava isto... nem sei se me esqueço de outra coisa qualquer....
 
Last edited:
Back
Top