AUDI A3 8L Sensores de estacionamento PDC - DIY

já pensaste que a centralina dos sensores pode estar estragada..?

Sim já ponderei isso!
Mas não sei se será!
Se a centralina estiver estragada dava erro em todos os módulos do VAG?
Provavelmente será uma ligação não?
Quando ligo o K-line da centralina dos sensores o VAG da erro de comunicação! Desligo a k-line e o VAG volta a funcionar!
Tenho 99% de certeza que as ligações estão correctas!
Só se o cabo da kufatec veio com uma ligação incorrecta!

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Já tenho o esquema de todas as ligações a centralina! Vou ter que andar a picar os fios a ver se tudo está correcto! Só depois irei para uma nova centralina!
O erro que dá no VAG cheira-me a ligação errada! Provavelmente estou a ligar no k-line um fio que não devia!
Alguém já teve este erro ao ligar um módulo novo ao k-line?
 
se dá erro de comunicação é quase garantido que a centralina está queimada..
pois o vag reconhece que ela está lá, simplesmente não consegue aceder..
 
se dá erro de comunicação é quase garantido que a centralina está queimada..
pois o vag reconhece que ela está lá, simplesmente não consegue aceder..

Compreendo o que dizes! Mas não é estranho uma centralina estar danificada e influenciar os outros módulos na leitura? Não sei se me estou a fazer entender!
Basicamente a centralina dos sensores de estacionamento pode estar toda lixada lol :) de que forma isso pode influenciar a leitura pelo k-line aos outros módulos?
É que estando a centralina dos sensores ligada não me deixa ler os outros módulos ligados ao k-line!

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O Rockyboy falou que poderia ser voltagem a ser emitida pelo k-line!
Agora estando a centralina queimada ou danificada emite voltagem na mesma?! E bloqueia os restantes módulos?!
 
Sim, é possível um módulo queimado bloquear toda a comunicação do protocolo K-line.
Já me aconteceu com um módulo de Bluetooth e com um módulo de comandos de voz.

O sintoma era exactamente esse: módulo ligado, nada de comunicação, módulo desligado, tudo OK!
 
se dá erro de comunicação é quase garantido que a centralina está queimada..
pois o vag reconhece que ela está lá, simplesmente não consegue aceder..

Pois é quase certo pelos vistos!

Espero que não tenha sido eu a queimar aquilo!
Como o cabo da kufatec não tinha qualquer instrução, os fios não tinham cor, nada!
Aquilo basicamente é quase intuição! o que não devia ser!

Vou confirmar se troquei o fio que liga à luz de marcha atrás e o fio do reboque! penso que não fiz essa asneira mas nunca se sabe! Aquilo são dois fios, um bem maior que deduzi que fosse para chegar à ligação do reboque!

as ligações são estas:

Conector de 16 polos
Pin 1 - Fusible 5
Pin 2 - Zumbador Pin negativo
Pin 3 -
Pin 5 - Toma corriente remolque
Pin 6 - Conexión Luz marcha atrás
Pin 8 - Masa
Pin 9 - Fusible 5
Pin 10 - Positivo Zumbador
Pin 11 - Señal de velocidad
Pin 12 - Cable diagnóstico K
Pin 16 - Masa

Vou picar os fios e confirmar cada uma!

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Sim, é possível um módulo queimado bloquear toda a comunicação do protocolo K-line.
Já me aconteceu com um módulo de Bluetooth e com um módulo de comandos de voz.

O sintoma era exactamente esse: módulo ligado, nada de comunicação, módulo desligado, tudo OK!


Lá vou eu procurar uma centralina nova e se possível com preço em conta!
mas antes de a ligar e fazer asneiras vou confirmar as ligações a 100 % para não fazer asneira!

Obrigado goblin!
Já agora a fita de tecido chegou :D muito fixe mesmo! já gastei um rolo lolol :D
 
Sera que uma 8D0 919 283 funciona na mesma?

A minha é uma 4B0 919 283!

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Sim, é possível um módulo queimado bloquear toda a comunicação do protocolo K-line.
Já me aconteceu com um módulo de Bluetooth e com um módulo de comandos de voz.

O sintoma era exactamente esse: módulo ligado, nada de comunicação, módulo desligado, tudo OK!

Que achas Goblin? tu que já fizeste umas instalações disto!
Por engano comprei agora uma no eBay.de lol como era muito barata e já estava nos items que andava a seguir! :D
 
Last edited:
Bem agora já está a caminho! :D
Pela breve pesquisa que fiz a referencia é quase sempre usada nos S6 de 2000 ou 2001!

Se não der ofereço a alguém aqui do forum :D
 
Na compatibilidade entre os módulos não sei mesmo, só testando a ver se funciona tudo OK.

Quanto à cablagem da Kufatec, não costuma vir mal, mas não é hipótese que se possa descartar.
Em todo o caso, as cablagens da Kufatec costumam vir com todos os fios identificados, normalmente escrito em cada um a função ou pino a que liga.
Há algumas que também têm instruções, no site deles, normalmente na página da peça tem um link dos PDF a que podes aceder metendo o número da tua encomenda.
 
Na compatibilidade entre os módulos não sei mesmo, só testando a ver se funciona tudo OK.

Quanto à cablagem da Kufatec, não costuma vir mal, mas não é hipótese que se possa descartar.
Em todo o caso, as cablagens da Kufatec costumam vir com todos os fios identificados, normalmente escrito em cada um a função ou pino a que liga.
Há algumas que também têm instruções, no site deles, normalmente na página da peça tem um link dos PDF a que podes aceder metendo o número da tua encomenda.

Já está a caminho o módulo, quando chegar vou testar e dou o feedback!
Das 3 vezes que comprei na kufatec, não são muitas mas já são 3 :D nenhum dos fios veio identificado! Nem nada a dizer onde é que o pino liga ou função, normalmente como é quase obvio onde ele liga por causa do seu aspecto tenho conseguido desenrascar-me!
Agora nesta ultima cablagem como podes ver nas fotos na pagina 1 do DIY, são todos cabos cinzentos da mesma cor!
Dá para destinguir a maioria porque:
- Um vem como o terminal de ligar ao buzzer;
- Outro tem o terminal circular de colocar em massa;
- Outro tinha um terminal de socket que era para colocar na ficha OBD;

Depois vinham 3 soltos sem nenhuma distinção, um deles é fácil de identificar porque como tive que passar o metade da cablagem para a frente do carro e apenas sobrava um, esse era para ligar ao fusível!

Sobram dois atras, com tamanhos diferentes, aí é que está o problema!
Um deles é para o reboque o outro para a marcha atrás!

As instruções vieram em alemão!
Mas traduzi para ingles, está na primeira página do DIY também!
Mas como podes ver lá diz as cores dos fios e onde ligam é verdade! Mas enviaram tudo em fios cinzentos!
Dá menos trabalho, fazem a despachar e depois da nisto!
 
Ora então já estão a funcionar que é uma maravilha :D

Finalmente ufaaa!

E tudo por causa do raio da cablagem que vinha com os pins trocados!
Como já tinha tudo ligado e montado, para não estar a desfazer a asneira!
Fui direto à ficha amarela que liga à centralina e troquei lá os terminais!
Os gajos da kufatec trocaram o k-line com o Fio que ligava ao fusivel 5
Como também trocaram o fio de marcha atrás com o do reboque!
Lindo serviço que fizeram!

E sim os fios vêm todos descritos como disse o goblin :D
Eu é que já vejo mal lol e aquilo tem numa ponta um numero que é onde liga na centralina e na outra a descrição do cabo mas em alemão!
Nem assim os gajos acertaram com a coisa! grrrrr

Mas pronto está tudo a funcionar!

E por acaso chegou-me a outra centralina de referencia 8D0 919 283 que também funciona na perfeição!

ora então:

8D0 919 283
4B0 919 283

Funcionam ambas nos 8L!

Tenho esta a mais se alguém precisar de uma contactem-me!

Agora a minha opinião quanto ao sistema, e vindo de quem já teve dois aftermarket, é sim, claro vale a pena OEM pelas seguintes razões:

- O som do buzzer, mil vezes mais agradável lol;
- precisão dos sensores é TOP!

Testei um a um com diferentes objetos e como era de esperar são mais precisos!

Bem, dou como finalizada esta MOD!
Alguma duvida perguntem :)
 
Acaba que eu já estou a começar a adquirir o material :p

koolboy já está a bombar há mais de 15 dias!
Já começaste o no teu? :D

Sinceramente em comparação com aftermarket, dá uns 10 a 0 lol :D
Muito mais preciso e para já não falhou! Os aftermarket que tive de vez em quando flipavam, falhavam ou davam uma leitura incorrecta!
 
koolboy já está a bombar há mais de 15 dias!
Já começaste o no teu? :D

Sinceramente em comparação com aftermarket, dá uns 10 a 0 lol :D
Muito mais preciso e para já não falhou! Os aftermarket que tive de vez em quando flipavam, falhavam ou davam uma leitura incorrecta!

Nesta altura esquece tenho tido muito trabalho mas assim que puder vou ao ebay dar uma vista de olhos ;)
 
Boas amigos audistas,
depois de trocar uns 5 emails com o suporte da kufatec , sem sucesso, fiz finalmente um post onde , para mim, estão os maiores entendidos da matéria :). O meu problema é que a cablagem pdc dos sensores de estacionamento para o meu a3 8l veio sem qualquer manual, e veio toda desmontada, e o rapaz que está a montar-me isso ( pois eu sou um azelha em eletricidade e seus componentes) diz que sem o manual a explicar não esta a ver como vai ligar todas as cablagens as fichas correctas, seria possível alguém me ajudar ?
E assim que o meu menino estiver pronto Faço uma apresentação melhorzinha,com lista de mods inclusive, prometido. e desde já obrigado a todos.
 
Boas amigos audistas,
depois de trocar uns 5 emails com o suporte da kufatec , sem sucesso, fiz finalmente um post onde , para mim, estão os maiores entendidos da matéria :). O meu problema é que a cablagem pdc dos sensores de estacionamento para o meu a3 8l veio sem qualquer manual, e veio toda desmontada, e o rapaz que está a montar-me isso ( pois eu sou um azelha em eletricidade e seus componentes) diz que sem o manual a explicar não esta a ver como vai ligar todas as cablagens as fichas correctas, seria possível alguém me ajudar ?
E assim que o meu menino estiver pronto Faço uma apresentação melhorzinha,com lista de mods inclusive, prometido. e desde já obrigado a todos.

Os fios da KUFATEC vêm com o sitio onde têm que ligar escrito no próprio fio, letras pequenas pretas e provavelmente em alemão! :) as ligações não são difíceis apenas dão algum trabalho! Vê este tópico do inicio ao fim que tens aqui tudo! Ou mostras isto ao teu eletricista :D
 
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