Na medida em que eu tenho um segundo carro que uso para o dia-a-dia, aqui o argolas tem estado parado assim como o projecto.. no entanto as coisas vão andando!
A manutenção que será feita já o devia há muito tempo mas como o carro não tem andado... ficou em stand-by.
Após adquirir os faróis restyle demorei meses para me dar ao trabalho de os montar mas desta vez será diferente!
Chegaram hoje as peças, já estive a ver mais ou menos o trabalho que me espera e amanhã deverei começar.
Então o que será feito é o seguinte:
- mudança do termóstato
- mudança da junta do radiador do óleo
- mudança do filtro do óleo
- e já que estou com a mão na massa, mudança do óleo do motor
Inicialmente a mudança do óleo e do filtro pensei fazê-la eu pois o seu grau de dificuldade é baixo, e pensei em deixar o serviço de mudança do termóstato para uma oficina.
Fui pedir o orçamento para a mudança do termostato e quando me deram um orçamento de quase 100 euros mais o preço do termostato fiquei parvo.
O serviço incluía atestar com liquido refrigerante (algo necessário pois ao retirar o termostato sai parte do líquido), e a mão-de-obra propriamente dita.À parte vinha o preço do termostato que não me sabiam dizer o preço pois precisavam de ver a referência primeiro.. mas disseram-me que seria por volta dos 20, 30 euros.. e que era da concorrência... eu ainda sugeri levar eu o termostato OEM ou outro da minha preferência mas disseram que se eu levasse a peça, a mão-de-obra seria a dobrar.
Assim sendo decidi meter eu mãos à obra.E farei posteriormente um DIY.
O material que chegou hoje:
Termostato e respectiva junta
Junta do radiador do óleo
Filtro do óleo
O radiador do óleo irei testar a sua estanquicidade.. se estiver bom, fica, senão encomendarei um novo.
Em relação ao termostato, a troca não é fácil pois está num local de difícil acesso.. mas veremos o que dá para fazer.. na pior das hipóteses desmonto a frente do carro.. LOL
As peças foram encomendadas no site:
http://www.oscaro.es
Diz-se que preferencialmente deve-se colocar o termostato OEM... pois é certo que sendo OEM funciona direitinho.. mas verdade seja dita, já vi aqui no fórum quem metesse OEM e depois o termostato vinha com defeito... assim decidi arriscar num termostato da concorrência mas de boa marca e com a referência
certinha para o meu carro.Estarei atento ao comportamento do termostato novo e se for aprovado deixarei a recomendação para os users do fórum.