Mudança do líquido de refrigeração parte 1 Água Bi-Desmineralizada
Boa tarde a todos!
Ora, Domingo de sol, toca a fazer uma manutençãozinha ao velhinho argolas...
O que vou fazer já devia tê-lo feito a bem dizer:
Mudança do líquido de refrigeração!
Após me informar aqui neste belo fórum sobre como fazer este procedimento e após tirar as minhas dúvidas sobre as temperaturas de funcionamento do líquido, termostátos, sensores, etc, está na hora de proceder à primeira parte desta operação...
Primeiro: purgar o líquido antigo...
- retirar o vaso de expansão e esvaziá-lo;
- abrir tubagens do radiador e apreciar a "sopinha" que escorre para o chão... :evil: (ca granda porcaria);
- lavar o vaso de expansão - devo dizer que o vaso está todo encardido e com vestígios de ferrugem... no bocal onda liga o tubo de entrada de água, tem uma zona em metal já toda corroída... penso ser essa a principal causa da ferrugem presente no circuito e no vaso que dá aquela cor acastanhada, característica destes vasos do grupo VAG;
- voltar a ligar as tubagens do radiador;
- no tubo de entrada (o de maior diâmetro) de água que vem do vaso de expansão, ligar uma mangueira e abrir torneira a meio fluxo...
- enquanto o radiador vai enchendo ligar o motor... direccionar o tubo de retorno do vaso de expansão (o de diametro menor) para um sítio mais amplo... é daqui que sairá a água suja...
- apreciar a porcaria que vai saindo do tubo... :|
- deixar correr até sair água bem limpa...
- fechar a mangueira, desligar o motor, voltar a abrir as tubagens do radiador, retirar a água toda de novo...
- fechar as tubagens do radiador, colocar o vaso de expansão ao sítio, ligar o tubo de entrada de água ao vaso, deixar o tubo de retorno solto;
- atestar agora com água destilada... deixar o radiador encher um pouco... entretanto ligar o motor;
- prestar atenção ao nível do água no vaso... ir atestando...
- entretanto, água começará a sair do tubinho de retorno... deixar escorrer... desta vez sairá com menos pressão, pois já não temos a pressão da mangueira a ajudar...
- ir atestando o vaso, deixar escorrer alguma água do tubo de retorno para limpar toda a água da torneira que lá deixamos anteriormente...
- desligar o motor, ligar o tubo de retorno ao vaso e voltar a ligar o motor, ir atestando o vaso se necessário, após o nível estabilizar, deixar o carro em funcionamento uns 2 minutos... fechar o vaso com a tampinha azul. 8)
Uma coisa que eu devia ter mudado era o termostáto... mas ele está localizado por debaixo do alternador pelo que prefiro deixar o serviço a quem saiba... ficará portanto para a 2ª parte desta "operação" em que a água destilada será purgada, o circuito será atestado com G12, o termostáto mudado, assim como o sensor de temperatura... o vaso de expansão também será mudado, não só pelo aspecto encardido que tem, mas também pelo facto de ter num dos bocais uma peça em metal que está a libertar ferrugem.
A água que usei foi a Água Destilada Bi-desmineralizada da Tudor
Comprei dois bidões de 5 litros cada, gastei cerca de 8, 9 litros neste processo...
Por enquanto o argolas irá fazer uns quilómetros com esta água destilada e posteriormente, passarei à segunda parte da "operação"...
Se alguém tiver algum reparo a fazer ao procedimento que fiz, esteja à vontade para o fazer, quer para eu não repetir asneiras para a próxima vez, quer para outros que estejam a ler este tópico e não sejam induzidos em erro.
Bom fim de semana a todos 8)
Boa tarde a todos!
Ora, Domingo de sol, toca a fazer uma manutençãozinha ao velhinho argolas...
O que vou fazer já devia tê-lo feito a bem dizer:
Mudança do líquido de refrigeração!
Após me informar aqui neste belo fórum sobre como fazer este procedimento e após tirar as minhas dúvidas sobre as temperaturas de funcionamento do líquido, termostátos, sensores, etc, está na hora de proceder à primeira parte desta operação...
Primeiro: purgar o líquido antigo...
- retirar o vaso de expansão e esvaziá-lo;
- abrir tubagens do radiador e apreciar a "sopinha" que escorre para o chão... :evil: (ca granda porcaria);
- lavar o vaso de expansão - devo dizer que o vaso está todo encardido e com vestígios de ferrugem... no bocal onda liga o tubo de entrada de água, tem uma zona em metal já toda corroída... penso ser essa a principal causa da ferrugem presente no circuito e no vaso que dá aquela cor acastanhada, característica destes vasos do grupo VAG;
- voltar a ligar as tubagens do radiador;
- no tubo de entrada (o de maior diâmetro) de água que vem do vaso de expansão, ligar uma mangueira e abrir torneira a meio fluxo...
- enquanto o radiador vai enchendo ligar o motor... direccionar o tubo de retorno do vaso de expansão (o de diametro menor) para um sítio mais amplo... é daqui que sairá a água suja...
- apreciar a porcaria que vai saindo do tubo... :|
- deixar correr até sair água bem limpa...
- fechar a mangueira, desligar o motor, voltar a abrir as tubagens do radiador, retirar a água toda de novo...
- fechar as tubagens do radiador, colocar o vaso de expansão ao sítio, ligar o tubo de entrada de água ao vaso, deixar o tubo de retorno solto;
- atestar agora com água destilada... deixar o radiador encher um pouco... entretanto ligar o motor;
- prestar atenção ao nível do água no vaso... ir atestando...
- entretanto, água começará a sair do tubinho de retorno... deixar escorrer... desta vez sairá com menos pressão, pois já não temos a pressão da mangueira a ajudar...
- ir atestando o vaso, deixar escorrer alguma água do tubo de retorno para limpar toda a água da torneira que lá deixamos anteriormente...
- desligar o motor, ligar o tubo de retorno ao vaso e voltar a ligar o motor, ir atestando o vaso se necessário, após o nível estabilizar, deixar o carro em funcionamento uns 2 minutos... fechar o vaso com a tampinha azul. 8)
Uma coisa que eu devia ter mudado era o termostáto... mas ele está localizado por debaixo do alternador pelo que prefiro deixar o serviço a quem saiba... ficará portanto para a 2ª parte desta "operação" em que a água destilada será purgada, o circuito será atestado com G12, o termostáto mudado, assim como o sensor de temperatura... o vaso de expansão também será mudado, não só pelo aspecto encardido que tem, mas também pelo facto de ter num dos bocais uma peça em metal que está a libertar ferrugem.
A água que usei foi a Água Destilada Bi-desmineralizada da Tudor
Comprei dois bidões de 5 litros cada, gastei cerca de 8, 9 litros neste processo...
Por enquanto o argolas irá fazer uns quilómetros com esta água destilada e posteriormente, passarei à segunda parte da "operação"...
Se alguém tiver algum reparo a fazer ao procedimento que fiz, esteja à vontade para o fazer, quer para eu não repetir asneiras para a próxima vez, quer para outros que estejam a ler este tópico e não sejam induzidos em erro.
Bom fim de semana a todos 8)
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