A sua caixa é manual certo? Entre o velocímetro e conta rotações tem um CB certo? Por baixo dos kms não tem uma indicação da velocidade engrenada? Quando vai, por exemplo, ás 2500 rotações em 2° mudança não aparece um 3 a verde á frente do 2?
O meu CB e muito simples, não parece dizer isso, diz apenas o klms, e autonomia e as horas.A sua caixa é manual certo? Entre o velocímetro e conta rotações tem um CB certo? Por baixo dos kms não tem uma indicação da velocidade engrenada? Quando vai, por exemplo, ás 2500 rotações em 2° mudança não aparece um 3 a verde á frente do 2?
Sim realmente pode andar desativado a função. No fundo a questão é que tudo indica que seja uma regeneração. Da próxima vez que fizesse isso não a desligava e esperava 10/15 minutos para ver se passava. Ou melhor, vai para a auto estrada e faz cerca de 20/30 kms a 120 em 5°, se for fap de certeza que fica resolvido e nem notas o ronco. Se não voltar a fazer depois disso já sabes que é fap. Á falta de vag tem de ser assim.
Pelos sintomas descritos é tudo normal excepto esse barulho, mas o barulho também pode ser impressão tua.
Do resto no meu acontece exatamente igual.
Regenera sem chegar aos 90 (as vezes com o carro frio ando 2 ou 3 km e ele tenta regenerar) e andando muito nas voltinhas ai mais ou menos de 300 em 300km ele faz regeneração. Acho que em percursos mais longos demora mais km para querer a regeneração.
Quando as rotações sobem para as 1000 na regeneração.
Acho que o mais importante é não deixar a regeneração por fazer, ou seja eu quando interrompo na próxima vez que andar com o carro vou tratar de a concluir (vou até a AE faço 10-15 km acima das 2500rpm e está feita), e fico com o carro livre de regenerações por mais uns tempos.
Espero ter ajudado.
Obrigado pela dica Apollo, quanto ao barulho isso realmente noto. Fica mesmo diferente. Ouço um rouco parecendo da caixa do filtro ar. Se parar o carro e acelerar e desacelerar nota-se bem esse barulho. Até porque já abrir o capo e com atenção ao barulho e parece-me ser de la da caixa. A geometria do turbo não é enfluencia em nada disso pois não?
Eu acho que nao tem nada a ver, quando há problemas no turbo o carro costuma entrar em safe.
Vai a um mecânico e coloca essa questão, ou mesmo quando ele estiver em regeneração vais lá e mostras.