Audi a5 SB 2.0 tdi

Boa tarde malta.
Sou o Diogo, 22 anos, novo cá no forum e quero adquirir em breve um Audi A5 2.0 tdi SB entre 2014-2017, o anterior à nova geração.
A minha dúvida está na escolha entre o de 150 e 190cv.
Faço diariamente cerca de 50km (25 ida + 25 volta) para o trabalho, 90% por via rápida.
Em termos de fiabilidade, considerando claro manutenções atempadas e com o material devido, o que é que posso esperar de cada um dos motores?
Atualmente, encontrar um carro destes com "poucos" km também já se torna um desafio. Tenho um de 150cv de 2014 já com 121.000k em vista, serão já demasiados km para investir 25k euros?
Importar também não está fora de questão. Tenho uma proposta de um de 190cv diretamente de um concessionário de usados audi da Alemanha, com muitos extras e com 60.000km, 2017, por 26k euros (sendo de 2017, devo ter garantia em Portugal até 2022). Mas isto de pagar e depois só conseguir ver o carro em Portugal...

Espero que possam ajudar, abraço!
 
Amigo na minha modesta opinião se for negócio favorável importas o de 190 cv
Agora o A5 é um carro que carece muita carteira pois é melindroso mas muito fiável desde que faças sempre as manutenções atempadamente
Aconselho a pasares pelas apresentações primeiro para teres mais opiniões
Um abraço
https://www.audipt.com/forums/apresentacoes.77/

Enviado do meu SM-A125F através do Tapatalk
 
Escolhe entre o 177cv e o 190cv que são praticamente o mesmo bloco com os mesmos componentes e deixa de parte do 150cv.

O que podes esperar é o normal, manutenções atempadas e de preferência na marca pois só lá é que te vão alertar para checkups de situações que não são executadas cá fora. Um simples exemplo são as limpezas de injectores.

Se fizeres isso, em principio não terás problemas durante bastantes anos.
Kilms não são problemas. Aliás, estes motores quantos mais quilometros tiverem, melhor.

Vê o interior do carro. Se estiver bem cuidado é meio caminho para avançar (significa que o dono o tratava bem). Agora se for daqueles que tem os esfotos com mau aspecto, chapas com riscos, interiores com riscos, esquece o carro.

Muitos klm, cm disse acima, é bom sinal.
Estes motores precisam de ser rodados por causa das regenerações e não só. Um carro com poucos kilms significa que terás a FAP a dar o berro mais tarde ou mais cedo. São mais de 2k para a trocar.... E isso é só um exemplo. São catalisadores a apodrecer precocemente, etc...

Comprares da Alemanha, vê bem do local de onde o mandas vir. Se for uma zona que leva com muito sal no inverno, podes já ter vários pontos de ferrugem por baixo dele, o que tb é mau!

Por último, tens a certeza que queres um DIESEL?
Com um uso de apenas 25km, eu escolhi-a o 2.0TFSI.
 
Escolhe entre o 177cv e o 190cv que são praticamente o mesmo bloco com os mesmos componentes e deixa de parte do 150cv.

O que podes esperar é o normal, manutenções atempadas e de preferência na marca pois só lá é que te vão alertar para checkups de situações que não são executadas cá fora. Um simples exemplo são as limpezas de injectores.

Se fizeres isso, em principio não terás problemas durante bastantes anos.
Kilms não são problemas. Aliás, estes motores quantos mais quilometros tiverem, melhor.

Vê o interior do carro. Se estiver bem cuidado é meio caminho para avançar (significa que o dono o tratava bem). Agora se for daqueles que tem os esfotos com mau aspecto, chapas com riscos, interiores com riscos, esquece o carro.

Muitos klm, cm disse acima, é bom sinal.
Estes motores precisam de ser rodados por causa das regenerações e não só. Um carro com poucos kilms significa que terás a FAP a dar o berro mais tarde ou mais cedo. São mais de 2k para a trocar.... E isso é só um exemplo. São catalisadores a apodrecer precocemente, etc...

Comprares da Alemanha, vê bem do local de onde o mandas vir. Se for uma zona que leva com muito sal no inverno, podes já ter vários pontos de ferrugem por baixo dele, o que tb é mau!

Por último, tens a certeza que queres um DIESEL?
Com um uso de apenas 25km, eu escolhi-a o 2.0TFSI.
Quase 600kms por semana, média mínima de 2000 a 2400kms por mês, a mim parece-me mesmo que diesel é o acertado, ainda por cima porque só vai fazer a maioria em AE, em que o diesel é muitíssimo econômico.
Se virmos bem, ultrapassa os 25.000kms por ano. Compensa.
 
Eu li que ele vai fazer percursos de 25km. Isso significa que 25km não chega para a limpeza da fap arrancar e terminar. Isso significa que ele vai estar a quebrar constantemente esse ciclo, o que significa que vai acabar por afetar precocemente a qualidade
( e pelas contas, se incluir 52 semanas, dá uns 13k/ano pois 250 por semana não dá para inventar muito mais ).

Num troço de AE, após teres ligado o carro, em média a limpeza só arranca ao fim de 30km. Depois ainda tens de aguentar uns 10 minutos em média para finalizar.

Lá se vai a poupança do diesel...
 
Last edited:
Quase 600kms por semana, média mínima de 2000 a 2400kms por mês, a mim parece-me mesmo que diesel é o acertado, ainda por cima porque só vai fazer a maioria em AE, em que o diesel é muitíssimo econômico.
Se virmos bem, ultrapassa os 25.000kms por ano. Compensa.
600?
50 km por dia
X 5 dias por semana
Dá 250 km's.
 
Eu li que ele vai fazer percursos de 25km. Isso significa que 25km não chega para a limpeza da fap arrancar e terminar. Isso significa que ele vai estar a quebrar constantemente esse ciclo, o que significa que vai acabar por afetar precocemente a qualidade
( e pelas contas, se incluir 52 semanas, dá uns 13k/ano pois 250 por semana não dá para inventar muito mais ).

Num troço de AE, após teres ligado o carro, em média a limpeza só arranca ao fim de 30km. Depois ainda tens de aguentar uns 10 minutos em média para finalizar.

Lá se vai a poupança do diesel...
Estás a falar na regeneração passiva.
A regeneração ativa pode ocorrer a qualquer momento desde que o motor esteja a temperatura de serviço e haja combustível acima de não sei quanto.
Se nunca interromper esta regeneração, não tem problemas....
 
Pelo que tenho visto por aí na internet o 177 cavalos deu alguns stresses, nomeadamente por causa do "escândalo das emissões do grupo vag" também apelidado por "dieselgate". Tens alguns relatos de donos de audis 177cv que após serem chamados à marca muitos sentiram o carro mais fraco e com consumos maiores.

Mas nunca andei num 177cv, nada como pedires um test drive num stand.

Posso falar te sobre o meu que é o 190cv de 2015, têm muita alma e quer sempre andar mais, é fantástico, óptimo para apanhar multas de velocidade
Em termos de consumo em percurso misto o meu faz 6.5 L sem andar a carregar muito.
Ou seja não sinto que seja muito económico.
Visto que o novo 1.0 tsi da audi com 116cv faz medias de 5L

Eu a fazer 50km por dia comprava a gasolina por causa da FAP.

Edit: Nao esquecer que a partir de setembro de 2014 os carros começaram a vir com Adblue por causa da nova norma europeia
O que é mais uma despesa.
Mais uma coisa, pelo que andei a ler, percebi que o 2.0 de 150cv é muito económico, alguém que tenha um que dê o seu testemunho
 
Last edited:
Tenho um de 170cv e é bem equilibrado e anda que se farta, sobretudo em dynamic. E sim fiquei com a carta apreendida :assobio:

Quanto ao autor do topico, esse valor o carro está bem recheado de extras ou nem por isso? É raro encontrar um carro destes bem equipado, neste ponto tive sorte pois é raro.

Já agora sendo um carro pesado, ter lá um motor com 150cv, não sei até que ponto é vantajoso.
 
Tenho um de 170cv e é bem equilibrado e anda que se farta, sobretudo em dynamic. E sim fiquei com a carta apreendida :assobio:

Quanto ao autor do topico, esse valor o carro está bem recheado de extras ou nem por isso? É raro encontrar um carro destes bem equipado, neste ponto tive sorte pois é raro.

Já agora sendo um carro pesado, ter lá um motor com 150cv, não sei até que ponto é vantajoso.

170 ou 177? Acho que são motores diferentes?
170cv existiu de 2009 até 2011/12
O de 177 foi de 2012 até 2014/15
 
170 ou 177? Acho que são motores diferentes?
170cv existiu de 2009 até 2011/12
O de 177 foi de 2012 até 2014/15

È isso, o 177 é bem diferente do de 170.
O 177 está associado ao escândalo mas isso não faz dele um mau motor. Aliás, o meu tem o fix, já fez mais de 250k e está completamente impecável. Eu estou no grupo do escândalo no Facebook e aquilo é uma dor de alma. A malta não faz ideia do que diz e boa parte uma nódoa em termos de manutenções e cuidados. Não podes assumir que tudo o que se lê é verdade.
Este e o 190 são em semelhantes em termos de componentes e circuitos, o que não acontece com o 170. O 190 veio para limpar um pouco a imagem da marca e cumprir novas normas emissoras.

E um exemplo simples é o remap, a percentagem do ganho será sempre maior no 177 pois o 190 já está mais próximo do limite.
Ambos vão andar nos 220/230. Uma diferença a meu ver, e pelo que li algures, são os rapports da caixa, que ficaram melhores no 177.

Boa dica dada acima, que eu tb incluiria na lista de opções. Evitar o adblue. Não faltam relatos de problemas associados a isso.

Em termos de prioridades, fazendo sentido um diesel, tentar ir para o 190 (sem o adblue) ou algum 177 como segunda opção. Dado que os kilms são tão poucos e gostando do A5, eu escolheria a gasolina.


@robie25 Ele anda que se farta nos primeiros dias. Depois de te habituares deixas de sentir isso. Preciso de pegar na b6 para voltar a dar valor ao b8, lol.

@moralez Sim, penso que seja passiva. Para ser activa, acho que teria de acender uma luz no quadrante a alertar para a falha quando se desliga o carro.
 
Já o tenho há quase 2 anos e continua se a notar bem a diferença, como anda sempre em AUTO, assim que passo para o dynamic, outra coisa logo, bom mas como vou intercalando com o b5 [emoji28]


Já agora, o meu tem o fix das emissões feito.
 
@moralez Sim, penso que seja passiva. Para ser activa, acho que teria de acender uma luz no quadrante a alertar para a falha quando se desliga o carro.[/QUOTE]

Se for como a a4 b8 (que creio que é em todo igual) não acende luz nenhuma. Ou topas pela rotação, start stop indisponível e cheiro a enxofre ou não topas..
Abr
 
Back
Top