Re: Audi S3 8L 400cv (se lá chegar) OMG project - Opiniões pag. 14
olha o nosso amigo brian voltou...
ainda estou sentado à espera das "contas"
Já que insistes lol
Ora vamos assumir em numeros redondos que os parafusos para as jantes tem 1cm de diametro, comprimento do parafuso é irrelevante pois o calculo de shear strenght apenas depende da superficie lateral ao contacto..
Vamos usar a liga adequada:
Steel, high strength alloy ASTM A514 690 760 7.8
de acordo com
isto
ora esses valores estão em MPA, ou seja MN/m2.. precisamos então da superficie de contacto total..
vamos então fazer (Pi*1cm)/4 (diametro).. dá um total de 0,79 cm2 de area de contacto, multiplicado por 20 parafusos dá 15,8, em m2 são 0,0016 m2
ora voltemos então ao yield (ponto ao qual o aço usado vai começar a deformar) são 690MN/m2 * 0,0016m2 dá um total de 1.1MN, ora vamos converter isto para kg's: 112653.. sim.. 112 toneladas que 20 parafusos de 1cm de diametro conseguem suster.. isto contando que essas 112 toneladas tão acentes numa infinidade.. pois os miseros 1420kg's
que o carro pesa vão estar acentes ao longo do parafuso (ainda dá uns cm's de area lol) e considerando isso um UDL (uniformly distributed load) o a força exercida vai obviamente ser reduzida.. poderias empilhar quase 100 S3's em cima dos mesmo parafusos..
queres agora que eu faça as contas com espaçadores de dupla furação?? é que teoricamente o maximum working load duplica pois já estamos a lidar com 40 parafusos..
agora sendo realistas, é obvio que as rodas não são submetidas apenas ao peso do carro e sofrem torção e momentum, mas isso é irrelevante porque ainda assim elas conseguem suster tudo isso.. essa anormalidade de valores chama se safety factor e tá presente em todo o lado! achas que eles iam fazer um carro com materiais para aguentar no limiar da sua resistencia?