As vezes penso que secalhar ter fechado a minha empresa foi realmente o melhor que eu podia ter feito , um sossego!
Vou tentar resumir resposta ao que li neste topic
1º nao adianta andar de "opel corsa" e dizer aos funcionarios que nao tenho dinheiro... ate me respondem para vender o carro e vir a pé que eles tem de sustentar o Astra deles!
2º se chegou ao "nivel" de patrao foi porque arriscou , investiu perdeu o seu tempo e dinheiro e muita da sua saude coisa que vejo que aqui ninguem tem noçao disso.
3º Se la fora ganham muito mais é porque as empresas tem muito mais facilidades desde impostos até a coisa que mais faz falta no nosso pais... a facilidade de despedir o "mau" funcionário.
Vocês não tem a mínima noção do que é ser patrão numa época de crise como esta!
Vocês tem o direito ao salario, o direito ao fundo de desemprego , ainda tem o fundo de garantia social mas os patroes é que sao o problema do pais!
Pelo vosso ponto de vista o patrao tem de pagar tudo nem que para isso tenha da passar ele fome...
E sim , infelizmente tenho de dar razao a postura do tabuas , isto esta mesmo impossivel e apesar de nao achar que este aumento seja o problema pois ja vem muito de tras , sou da mesma opiniao que assim cada vez mais empresas vao fechar.
Ou ainda pior , eu por exemplo tenho condições de abrir outra empresa mas so o risco de empregar novos funcionários de ter de pagar os impostos, dos custos de deslocações (SCUTs ao poder) e de todos os custos inerentes cada vez mais altos para ter uma empresa fazem me ficar quieto e no fundo ficar a ver o pais pegar fogo.
Imaginem a quantidade de pessoas no meu caso que podiam efectivamente produzir suficiente para 5 a 10 pessoas/familias mas que pelo risco nao o fazem?
Estamos num pais onde as leis fazem com que os funcionarios prefiram que a empresa feche para receberem certinho o subsidio todos os meses mais ainda o fundo de garantia social!
Nos pontos acima estou completamente de acordo...
Já passei por algumas empresas, e em todas elas conheci funcionários que pouco ou nada andavam lá a fazer (a não ser contribuir para a falência da empresa) e mesmo assim reclamavam por tudo e por nada... Nestes casos as empresas não podem fazer nada porque as indemnizações são elevadissimas (muitos anos de casa) e não podem despedi-los... Mas também admito que a culpa em parte era dos seus superiores que permitiram que a situação chegasse aquele ponto...
Em relação aos empresários, é óbvio que há casos e casos, para as pequenas e médias empresas, esta crise impossibilita qualquer aumento de custos fixos, mas para as grandes empresas, as coisas não são bem assim...
Uma grande lacuna no código de trabalho, é a excessiva protecção do funcionário e a reduzida protecção do empregador...
Eu trabalhei numa empresa em que se via a dar o litro apenas os estagiários, e todos os outros (à excepção de alguns) que tinham para cima de 5 anos de casa, pouco ou nada faziam, ganhavam bem, e recusavam constantemente o trabalho que lhes era atribuído... Isso é uma vergonha... Em 2008, com a crise do ramo automóvel e da banca, os estagiários foram embora (incluíndo eu), e os acomodados lá continuaram... Porquê?? Porque era mais fácil e barato despedir-nos do que despedir os outros que nada faziam...
Eu continuo a achar que o mais critico não é o aumento do salário minimo, mas sim todos os outros custos que advêm do estado e dos combustíveis...