Averbar as opticas no livrete?

Se são homolgadas nao ha por onde lhe pegar.
Há é por ai muito material não homolgado que dá para isso.
Segundo o user, as dele tem homologaçao.
 
Olha aqui, por ex.:

http://www.audipt.com/f76/devil_eyes-%3D-documentos-apreendidos-novidades%40p%C1gina_5-a-74218/

Agora se podem ou não é outra história, mas o que é certo é que pagas e não bufas... e se quiseres bufar espera sentado, infelizmente.

ah deferenca numas opticas angel-eyes e umas opticas devil eyes!!umas opticas devil eyes mudificao a luz do carro,enquanto que os angel eyes mantém-se igual!e como disseste a multa era de 250 euros e esse valor ja foi dito por outro user aqui do fórum,e o sr.agente a mim diz-me que passava uma multa de 120 euros!!o valor não é igual para todos??

- - - - - - - - - -

e sim as minhas opticas estão amolgadas,foi a primeira coisa em que tive atenção em saber antes de as comprar!
 
Na lei"pelo que sei" não há especificação para o tipo de farois, têm é que estar homologados.

- - - - - - - - - -

ah deferenca numas opticas angel-eyes e umas opticas devil eyes!!umas opticas devil eyes mudificao a luz do carro,enquanto que os angel eyes mantém-se igual!e como disseste a multa era de 250 euros e esse valor ja foi dito por outro user aqui do fórum,e o sr.agente a mim diz-me que passava uma multa de 120 euros!!o valor não é igual para todos??

- - - - - - - - - -

e sim as minhas opticas estão amolgadas,foi a primeira coisa em que tive atenção em saber antes de as comprar!


O valor tem que ser igual para todos..

O Sr. Agente, pode ter ido por outro artigo do codigo da estrada que diz assim
"Colocação em circulação de veiculo cujas caracteristicas não confiram com as mencionadas no documento de que o identifica"

Aí sim a multa é de 120€ a 600€ com apreensão do documento de identificação do veículo..

Mas de qualquer forma, no meu ver, os farois não alteram as carateristicas do veiculo, visto os farois não poderem ser averbados no livrete..

Cumps
 
Na lei"pelo que sei" não há especificação para o tipo de farois, têm é que estar homologados.

- - - - - - - - - -

O valor tem que ser igual para todos..

O Sr. Agente, pode ter ido por outro artigo do codigo da estrada que diz assim
"Colocação em circulação de veiculo cujas caracteristicas não confiram com as mencionadas no documento de que o identifica"

Aí sim a multa é de 120€ a 600€ com apreensão do documento de identificação do veículo..

Mas de qualquer forma, no meu ver, os farois não alteram as carateristicas do veiculo, visto os farois não poderem ser averbados no livrete..

Cumps
exacto n alteram nada no carro a forma é a mesma e a luz é igual!ja uns devil eyes mudao a forma do carro e notase bem, e em termos de luz tem mt diferenca tbm.tenho um amigo que compro umas para o carro dele(opel corsa) e ele diz que foi a pior coisa que ja compro! ora a optica corta a luz de uma maneira que ficam uma espesi de olhos desenhados,uma vez que corta a luz tem menos visibiledade e sim deforma o carro e tens uma visao de mer...a!!
continuo axar que o homem fico fudido por n ter encontrado nada e teve de pegar por algum lado,mas caguei e andei...
abraços malta
 
Nós temos um grande problema em portugal, nem os nossos militares da gnr sabem as leis... O que é vergonhoso...

Entao vamos la a ver o caso dos farois... Se estão homologados, porque é que têm de estar no livrete??

O que me deixa mais preocupado é que a GNR nao esta a trabalhar de acordo com a IPO... Eu vou á IPO com leds e passo, um GNR manda-me parar numa OS diz que tenho que trocar os leds e que daquela vez passa.. Bla bla bla...

Meti um escape do aço no honda, passei na IPO, fui mandado parar pela GNR dizem que tenho que adverbar no livrete o escape porque é uma alteração... Que alteração? o carro nao trazia escape de origem?? lool

Cada vez percebo menos disto.. :D
 
Nós temos um grande problema em portugal, nem os nossos militares da gnr sabem as leis... O que é vergonhoso...

Entao vamos la a ver o caso dos farois... Se estão homologados, porque é que têm de estar no livrete??

O que me deixa mais preocupado é que a GNR nao esta a trabalhar de acordo com a IPO... Eu vou á IPO com leds e passo, um GNR manda-me parar numa OS diz que tenho que trocar os leds e que daquela vez passa.. Bla bla bla...

Meti um escape do aço no honda, passei na IPO, fui mandado parar pela GNR dizem que tenho que adverbar no livrete o escape porque é uma alteração... Que alteração? o carro nao trazia escape de origem?? lool

Cada vez percebo menos disto.. :D


ZuKinha, as leis estão bem explicadas, mas há alguns "GNR e PSP" que não leem as coisas como deve de ser.

Eu tambem tenho leds e na IPO dizem que não pode usar, mas no entanto, no Codigo da estrada, só o que refere é que as luzes têm que ser brancas, não explica se podem ser de led ou não.

Isto vai de quem manda parar e fiscaliza.

Isso do escape é outro absurdo, ninguem no seu perfeito juizo(GNR.PSP) fazia isso...

Quando for assim uma situação dessas, quem for multado, leia sempre primeiro o Auto antes de assinar, pois só assim pode eventualmente, protestar..

Cumps
 
No vidro do farol tem que lá estar os símbolos da homologação !

Tens lá isso?

Acho que é algo parecido com isto:

LexUriServ.do


Tira lá umas fotos decentes ao vidro das mesmas

estas marcas estão mesmo no vidro/plexiglass! Ou estão mesmo de frente ou então por baixo da borracha na parte de cima do farol!
 
Last edited:
Boas ;) realmente as ópticas não são mencionadas no livrete! No caso de alteração das ópticas de origem para umas de xénon a lei diz que tem de ter o respectivo meio de limpeza ou seja esguicho de água, já que sujos podem provocar encandeamentos a quem surge de frente! Não esquecer também de verificar se são homologadas para o veículo! Em relação a panela de escape do Honda que alguém menciona num post mais atrás! Realmente o Agente tem razão, já que no livrete a panela tem um ruído sonoro, ou seja decibéis declarado no livrete! Qualquer alteração neste respeito terá sempre de fazer uma nova inspecção ao veículo bem como nova actualização do livrete, visto que aumenta os decibéis declarados de origem pelo construtor! Espero ter ajudado com a minha opinião, abraços para todos
 
Back
Top