Bem, fui chamado a este topico de maneira que vou deixar o meu contributo.
Devo dizer desde já que desde que me lembro de ser gente, que adoro animais principalmente gatos, sempre adorei gatos e sempre vou ter gatos, e o pior que podem fazer é tentar agarrar um gato bébé na rua desses vadios, porque vos garanto que se ele se deixar apanhar, voces já não vão ter coragem de os por no chão de novo e deixa-lo ali.
Bem falando da minha experiencia como alguem disse:
Eu sempre adoptei um sistema de alimentação aos meus gatos todos (e já foram alguns), tanto aqui como em casa dos meus pais que é muito simples, não sei se é o mais correcto ou não mas tem resultado sempre.
Pra já, e pra começar, saquetas muito raramente, porque tambem ja tive gatos que se davam mal com isso, porque passo todo o dia fora de casa, e se não comem tudo duma vez larga cheiros e atrai bicharada etc, alem de secar e depois o proprio animal já não come, é mais o que se estraga, portanto so mesmo comida seca, desde sempre.
Claro que de vez em quando, um peixinho cozido, tambem não me importo mas não faço disso habito, além dos biscoitos deles que comem todos os dias 1 ou 2, e claro do iogurte que eu ainda tou pa conhecer um gato que não fique maluco com isso.
Quanto a doses, mais simples ainda:
Prato cheio de manhã, querem comer comedidamente durante o dia comem, se querem comer tudo duma vez, azar o deles, pois so voltam a ver comida no dia seguinte.
Acreditem que os primeiros dias lhes custa pois vão-se armar em glutões e só largam o prato quando depois de muito lamberem já não lhes souber a nada, mas passado pouco tempo, 2 ou 3 semanas vão ver a diferença, enchem de manhã o prato, quando chegam do trabalho ou quando se forem deitar vão ver que eles ainda tem comida...aprendem a conter-se acreditem, mas tambem podem ter a certeza que todos os dias de manha mesmo que ainda tenham no prato, vão ter obrigatoriamente de lhes dar comida, eles não vos deixam atrasar nem se esqueçem.