Bixanices - Os gatos

Cuidado com o leite nos bixanos... Eu não arrisco e não dou. Sabem que os gatos conforme vão crescendo, ao contrario de nos, criam intolerancia a lactose?

Já sei que não se faz por mal, mas uma bela diarreia e lá vai a flora intestinal do bixo!

Alias, unico mamifero que ainda bebe leite apos crescer é mesmo o homem!!

Os gatos tem dificuldade em processar a lactose ou la o que é , e quando sao pequenos o leite ideal é o da mae ja por isso mesmo, em fase de desmamentaçao leite magro com agua seria uma opçao.

Felizmente o meu veio para casa com 1 mes, e 3 dias depois começou a beber agua sozinho, nao me preocupei mais!

bem essas casas de banho, vai lá vai... :p é só luxo pós bixos.. :p

quando vi o preço assustei-me...:wow:

mas é muito à frente.. :green:

Mais uma dúvida... ;D

É normal ou pelo menos habitual um gato gostar de brincar ao apanha-bola como os cães? Agarra qualquer objecto ou brinquedo pequeno com a boca, deixa nos nossos pés e mia até atirarmos para ele ir a correr buscar novamente... isto durante 20/30min. até se cansar...

Sinceramente pensava que só os cães brincavam desta forma... sempre a aprender com o "anjinho" ;)

Mais uma dúvida... ;D

É normal ou pelo menos habitual um gato gostar de brincar ao apanha-bola como os cães? Agarra qualquer objecto ou brinquedo pequeno com a boca, deixa nos nossos pés e mia até atirarmos para ele ir a correr buscar novamente... isto durante 20/30min. até se cansar...

Sinceramente pensava que só os cães brincavam desta forma... sempre a aprender com o "anjinho" ;)

Dos gatos que ja tive nao me lembro de algum fazer isso!! mas nao deixa de ter a sua graça!!

Já o meu so quer é morder tudo o que seja dedos e roupa e tenis... lol será da idade 2.5 meses?!

Dos gatos que ja tive nao me lembro de algum fazer isso!! mas nao deixa de ter a sua graça!!

Já o meu so quer é morder tudo o que seja dedos e roupa e tenis... lol será da idade 2.5 meses?!

sim isso e da idade... kuando tiver mais alguns tempos (2,3 meses) começa a atirar-se aos sofas, cortinados... lol e normal do bixo... ;) eu tenho uma ciamesa que e filha de uma gata preta... lol por isso como vez nada e impossivel no mundo animal... vou ver se posto umas fotos dos meus queridos gatinhos... ;) depois voces vem o tamanho da gata e o do gato... tem os 2 mais ou menos a mesma idade (cerca de 3 anos) e comem comida seca da wiskas... se for de outra marca dizem para eu a comer... lol comida molhada e que venha ela que vai toda... seja do lidl seja da goumet... lol

Mais uma dúvida... ;D

Normal,normal, não me parece mas desde que vi um gato a arromar os sapatos ao dono e a ir buscar os chinelos....

Os felinos surpreendem!!

Para não andarmos sempre com OT no tópico dos animais de estimação, decidi abrir este tópico para falarmos das dúvidas que temos com os nossos "pequenos" felinos.

Agora ando aqui ás voltas com um "problema". A ver se alguém me pode ajudar.

O meu gato sempre comeu Royal Canin. Começou com Babycat 34 até aos 4 meses, dos 4 meses até aos 12 meses Kitten 36 e recentemente começou com Fit 32. Até aqui não tinha dúvidas. Como agora entrou na fase adulta, e estamos a falar de um macho, tornou-se impossivel descansar cá em casa com os chamamento de acasalamento dele pelo qual, na Quinta-feira passada, decidimos castrar.

Agora o problema. A Royal Canin dispõe de uma ração propria para gatos castrados mas infelizmente "Contém menos gordura, fornece menos energia e menos carbohidratos como o amido (que estimula a ingestão de alimento)." (cit. Royal Canin).

A dúvida é:
O meu gato é um Bosque de Noruega (ver AQUI) como podem ver é um gato de um porte imponente e como tal, de aguma necessidade energética. Pergunto, será esta ração para castrados suficiente para o meu gato? Não vai perder peso?

Qualquer informação seria muito bem vinda. Obrigado
Os gatos após serem castrados têm tendência a ficar menos activos e com mais apetite dai as rações para gatos castrados terem valores energéticos inferiores de forma a evitar que o gato fique obeso.
Isto são estatisticas porque depois os gatos são como pessoas e têm a sua personalidade, o meu por ex. após o castrar manteve a actividade e sempre foi (e é) muito disciplinado a comer, come pouco de cada vez e não é "lateiro" (a dose diária recomendada sobra-lhe ao final do dia) e ainda assim é um gato com um porte de respeito.
Não conhecendo o teu gato e seus hábitos antes e após operação o que posso sugerir é não te preocupares que passe fome, os sacos de ração certamente têm uma tabela que apresenta a correspondência entre o peso do animal e as gramas da dose diária. Segue essa tabela e deve correr tudo bem (mas vai avaliando o peso do animal ao longo do tempo), as empresas que desenvolvem a constituição das rações e quantidades recomendadas para chegar a esses valores fizeram estudos.
Na grande maioria dos casos a preocupação após castrar é evitar o aumento de peso e não a redução, a obesidade causa problemas sérios nos gatos.

O meu mingau armado em "side-cat":
4705474231_3a5967e301.jpg

Armado em engraçadinho:
4705474225_df0639ed02.jpg

De perto dá pra ver o sinal no lábio:
4705474223_2048c474b5.jpg

Last edited:
Boas Erbium!!

Depois de quase um mesito pós castração, posso dizer que a única coisa que mudou no bixano foi mesmo o deixar aquele miar estridente e fora de horas. No que diz respeito a personalidade e actividade, exactamente igual. Arrisco-me a dizer até, que está mais activo (deixou de passar horas a varanda a tentar conquistar as gatas que passavam).

Ao contrario de que serei de esperar, o bixano acabou por perder um pouco de peso. Felizmente, acabei por não mudar a ração e sigo com a que lhe dava antes. Entretanto, vamos vendo como se comporta.

Se não aumentar de peso podes manter a ração, a ração especifica para gatos castrados é para evitar o aumento de peso. Se o teu com a mesma ração não aumentou não tens razões para mudar, o meu também se manteve activo, não ficou com mais apetite e não aumentou de peso também não mudei nada.
O meu foi castrado ainda novo por isso o barulho nunca cheguei a ouvir o meu receio era mais ele começar a mandar aqueles esguichos a marcar território nos móveis e paredes.

Chegou a muda de pelo... É só pelinho pela casa....

Eu bem escovo mas...ainda fica lá muito!!! :confused:

O aspirador deixou de ter sossego...andamos todos aterefados! :p

Back