O BP Visco 7000 sport, que tenho vindo a referir, é 5w40 na viscosidade e tem uma boa formula de aditivos. Devo dizer que o facto de ser um 5w40, que é um oleo relativamente "fino" ( ainda há outros oleos mais finos , cuja viscosidade é 0w40 ou 0w30, ou 5w30, mas só por aí, nao sao para este motor).
No entanto, o motor TDi de 110cv ou o de 90 toleram muito bem este oleo. A minha A4 com 200mil bebe +/- 700ml a cada 9000Km. Pelos vistos, o oleo nao é consumido assim tao rapidamente. A viscosidade é a correcta.
Quando à Audi 80 beber tanto oleo a cada 1200km, só podia mesmo ter avaria e o oleo "passar" por algum lado para a combustao. Pode até nem fazer fumo azul ou pingar para o chão.
Já passei por isso com um Ibiza. O resultado era o 3º cilindro que ao ter pouca compressão, significava avaria e passagem de compressão para o outro lado.
Nao pingava, motor limpinho, e nao fazia fumo azul. E esta , hein ?