Caixa veloc. de 5 versus caixa de 6

Pela minha experiência em carros com cx de 6 velocidades (tanto a minha A4 como o meu anterior astra GTC tinham cx de 6), a grande diferença está no escalonamento. Com uma caixa de 6, acabamos por adequar melhor a mudança á velocidade... não sei se me faço entender. Não seria um pouco como o Karkov disse e ainda estariamos com cxs de 6 vel...

Se na prática faz diferença ou não... eu digo que não, e é tudo uma questão de hábito. Posso é dizer que quem se habitua a carros com 6vel, depois custa um pouco a habituar-se a uma caixa de 5. Penso que também dá para fazer uma condução mais deportiva, mas isso só quem já conduzio carros com cx de 6 pode dizer... :roll:

Quanto aos consumos, na minha opinião uma pessoa só vai ver realmente a diferença se fizer muita AE. Penso que aí sim, até se consegue notar bem o uso da 6ª velocidade... Agora se for para fazer sempre cidade, como já foi aqui dito, não haverá diferença nenhuma, e a cx de 6 até pode ser mesmo mais gastadora... :p

Fica aqui a minha opinião... para finalizar apenas digo que em caso de escolha optaria sempre por uma de 6 devido ao que disse lá mais em cima... ;)
 
karkov disse:
eu continuo na minha... se fosse tão boa a caixa de 5 as S-lines e afins vinham com caixa de 5 e as bases com caixa de 6... quando é o contrario em 99% das vezes....

é exactamente por as pessoas quererem 6 que muitos modelos, sem precisarem delas, as trazem... chama-se marketing comercial.
 
karkov disse:
ao menos estão conformados... e se eu quisesse um tdi economico comprava um 110 e deixava-o stock :lol::lol::lol:


Quem quiser diesel económico compra um FIAT.., economico, sem fumo, sem cavalos, sem binario. Perfeito para fazer lisboa-faro em 5 horas para aproveitar a vista :)


Tdi que é tdi, faz fumo e pronto, mais fumo ainda qdo conseguir arranjar uns bicos novos... e turbo.... e embraiage :p
 
pikatchu disse:
Tdi que é tdi, faz fumo e pronto, mais fumo ainda qdo conseguir arranjar uns bicos novos... e turbo.... e embraiage :p

:lol: :lol: :lol: :lol:


A caixa de 6 penso que terá alguma vantagem nas recuperações dadas as diferenças de escalonamento. :roll:

Eu acho que no meu carro que tem caixa de 6 se aqui nas voltinhas sem andar em AE, e se nao passar dos 110 km/h +/-, acho que consigo fazer melhores consumos se nao meter 6, ainda tenho de testar melhor isto.

Mas gosto da caixa de 6 :D
 
Boas!

Estive a ler o topico, a minha opinião é a seguinte, de acordo com experiência propria.
A cx de 6 velocidades só tem para mim uma vantegem siginificativa, é para a reprogamações, enquanto que a cx de 5 já está no seu limite 285nm entre as 1750rpm e as 1900rpm, a cx de 6 já consegue aguentar 310nm ás 1900rpm e muito mais, ou seja que ao fazer um repro na cx de 5 a cx mais tarde ou mais cedo, cede logo.
Agora a nivel de consumos a cx de 5 faz consumos + baixos, já evita muitas trocas de velocidade. Qto ao que se dizia por aí a cx de 5 velocidades ser pior para as reprises devido ao menos binário não sei se será bem assim porque está tem uma cx ligeiramente mais curta do a de 6velocidades, ou seja ou menoos binário já vai compensar á cx de 5 ser mais curta. Qto ao consumos na AE a 120Km na cx de 5 faz ás 2200rpm ou 2250rpm, enquanto que a Cx de 6, a sexta velocidade é ligeiramente mais desmultiplicada do que a cx de 5, a diferenças são minimas qto ao consumo e á velociade de ponta.
Na prática é mais markting do que outra coisa, salvo para quem quer fazer repro aí já ha uma siginificativa diferença.
 
jurassik disse:
Boas!

Estive a ler o topico, a minha opinião é a seguinte, de acordo com experiência propria.
A cx de 6 velocidades só tem para mim uma vantegem siginificativa, é para a reprogamações, enquanto que a cx de 5 já está no seu limite 285nm entre as 1750rpm e as 1900rpm, a cx de 6 já consegue aguentar 310nm ás 1900rpm e muito mais, ou seja que ao fazer um repro na cx de 5 a cx mais tarde ou mais cedo, cede logo.
Agora a nivel de consumos a cx de 5 faz consumos + baixos, já evita muitas trocas de velocidade. Qto ao que se dizia por aí a cx de 5 velocidades ser pior para as reprises devido ao menos binário não sei se será bem assim porque está tem uma cx ligeiramente mais curta do a de 6velocidades, ou seja ou menoos binário já vai compensar á cx de 5 ser mais curta. Qto ao consumos na AE a 120Km na cx de 5 faz ás 2200rpm ou 2250rpm, enquanto que a Cx de 6, a sexta velocidade é ligeiramente mais desmultiplicada do que a cx de 5, a diferenças são minimas qto ao consumo e á velociade de ponta.
Na prática é mais markting do que outra coisa, salvo para quem quer fazer repro aí já ha uma siginificativa diferença.

Quem fala assim...
 
migsan76 disse:
Se na prática faz diferença ou não... eu digo que não, e é tudo uma questão de hábito. Posso é dizer que quem se habitua a carros com 6vel, depois custa um pouco a habituar-se a uma caixa de 5. Penso que também dá para fazer uma condução mais deportiva, mas isso só quem já conduzio carros com cx de 6 pode dizer... :roll:

Também digo o mesmo tenho cx de 6 e quando conduzo o Passat do meu pai parece que falta lá alguma coisa depois da 5ª!

Em relação ás reduções de caixa à sempre que lembrar que tem que se reduzir + uma velocidade o que ás vezes não dá muito jeito quando é preciso mesmo reduzir, não sei se me estou a fazer entender :twisted:
 
boas pessoal quanto as difrencas de caixas tem as suas difrencas
a caixa de 5 esgota mais depresa arranca mais rapido e tem um desgaste maior do motor o a de 6 faz o contrario a de 5


espero ter esplicado bem

abracos
 
rafael disse:
boas pessoal quanto as difrencas de caixas tem as suas difrencas
a caixa de 5 esgota mais depresa arranca mais rapido e tem um desgaste maior do motor o a de 6 faz o contrario a de 5


espero ter esplicado bem

abracos

Boas

N partilho muito com a tua opinião, mas respeito...

Cumps
 
xsport disse:
pikatchu disse:
Tdi que é tdi, faz fumo e pronto, mais fumo ainda qdo conseguir arranjar uns bicos novos... e turbo.... e embraiage :p

:lol: :lol: :lol: :lol:


A caixa de 6 penso que terá alguma vantagem nas recuperações dadas as diferenças de escalonamento. :roll:

Eu acho que no meu carro que tem caixa de 6 se aqui nas voltinhas sem andar em AE, e se nao passar dos 110 km/h +/-, acho que consigo fazer melhores consumos se nao meter 6, ainda tenho de testar melhor isto.

Mas gosto da caixa de 6 :D

Como a caixa de 5 não tem o mesmo escalonamento não é bem um teste mesmo realista ;)

Em relação a isto só acho que como um carro com 6 vai a uma rotação mais baixa que o carro com 5ª supostamente vai a fazer menos consumo com a mesma velociade e até terá menor desgaste por isso... Nunca tive carro com 6ª atenção é a minha ideia só.
 
Vamos lá dar uma pequena vista de olhos neste teste da automotor principalmente na parte onde aparece o titulo " Mais Binário" que transferi para aqui.

http://www.automotor.xl.pt/aut/0302/a06-00-00.shtml


Mais binário...


É, então, ao nível da mecânica que o novo A4 1.9 TDi apresenta algumas melhorias, proporcionadas pela introdução desta nova caixa de velocidades. E a mais importante é, sem dúvida, o superior binário oferecido pelo seu motor de 1,9 litros e 130 cv de potência. Até aqui, esta unidade, no A4, oferecia um máximo de 285 Nm às 1900 rpm, por limitação da antiga caixa de cinco velocidades, que não suportava valores superiores a este. Agora, como a nova caixa de seis velocidades é capaz de suportar outros valores, já é possível dispor de um A4 1.9 TDi com os 310 Nm que este propulsor está apto a disponibilizar, sempre obtidos às 1900 rpm já referidas


Espero ter ajudado :roll:
 
Back
Top