Caixa velocidades

Mais um desenvolvimento...

Reparei que quando a caixa fica dura nem sequer a mudança aponto. Isto é na minha caixa eu meto a primeira por exemplo ela vai para aí ate meio (na longitudinal) e depois sinto a mudança a entrar...em todos os carros que andei é assim. Agora quando acontece de ela nao entrar nem sequer aponta! Anda para os lados mas nao entra e nessa altura nao entra nenhuma. Só forcando...

E para além disso notei que devo ter um apoio de motor meio lixado porque quando o carro esta quente ouço um pum quando meto a marcha a tras e depois quando meto a primeira ou o contrario...

Abri o capot e reparei que o motor as vezes a arrancar vibra no sentido lateral...

Quando ouço esse pum a caixa fica logo dura...será o apoio de motor que me "desafina" o selector? Então se fizer esse barulho com a marcha-a-tras, é certinho que fica dura...

Obrigado!
 
Ontem vi o óleo da caixa. Está um pouco abaixo no nível mas nada de especial. No entanto o óleo tem um cheiro um bocado manhoso...o mecânico disse logo, que o óleo já deve ter perdido algumas propriedades e que é melhor mudar, que já tinha tido outro caso de um carro igual à minha e que mudou o óleo e o dono ficou todo contente...

Estive a ver e parece que o óleo OEM pra o carro é o Castrol Syntrans Transaxle 75w90...Vou ver se arranjo e ver como fica. No entanto quando meter vou verificar o apoio da caixa que julgo que não está bom...
 
Não sei, comprei o carro à pouco tempo e sempre me queixei da caixa ser mais ou menos dura.
Ultimamente parece-me mais dura...

Mas eu continuo a achar que tenho o apoio de caixa lixado e isso também deve influenciar... Mesmo a arrancar às vezes ouço um Pum...
 
Ja pedi. Recomendaram-me mudar o óleo da caixa e quando mudasse ver os apoio e o selector. Mas ele disse logo que a caixa estava boa em principio...
 
Não pode ser que a embraiagem é nova, nem 10mil km tem... Kit de embraiagem da sachs completo com bimassa...
 
Pessoal... Mudei o óleo da caixa. Meti o Castrol Synstran Transaxle 75w90 que é o recomendado para estes carros (dizem que é o OEM). A verdade é que nunca mais tive a caixa dura como estava. A frio é na mesma um pouco dura, mas acho que isso é normal...basta o carro aquecer um pouco e fica muito suave.

No entanto no fim-de-semana vou verificar novamente o nível a ver como esta, só para fechar o assunto.

O óleo que lá estava não tinha nenhuma limalha mas estava um bocado preto e principalmente tinha um cheiro muito esquisito...cheirava a podre :p
 
Back
Top