Bastava entrar nos parametros das faps. Nas anuladas, ja não entra porque tambem ja não está no mapa da Centralina. Só aí caçavam a maioria.
Ui isso dava pano para mangas..
Para teres uma ideia..
Uma maquina de diagnostico generalista, as vezes para entrar num carro demora muito tempo.. E porque? Mesmo que a maquina consiga ler o vin, muitas vezes nao consegue, tens de escolher a variante do modelo exacta, o codigo de motor, ano de fabrico, e mesmo assim nao entra em muito modulos e porque? Porque a maquina assume apenas uma ou duas marcas de centralinas. Muitas vezes quando ela nao encontra o modelo correcto tens de pesquisar 20 ou 30 variacoes de centralinas diferentes.. Bosch, siemens, sirius, valeo, bosch edc 15, edc 17, edc 16, sirius 32, 34, esp bosch 2.0 bla bla bla bla bla etc etc.. A maquina da bosch permite-te pesquisar todas as centralinas existentes.. E fica-te ali 20 minutos a procura.. Outras maquinas nem tem essa opcao, nao entra a primeira, acabou. Ou entra e le codigos genericos apenas e nao especificos pois nao tem o protocolo exacto.
A nao ser que usassem uma maquina do fabricante do carro.. Mas ai teriam de comprar 10 ou 15 maquinas.. Vezes o numero de inspectores ou melhor vezes o numero de linhas na inspecao. Nao era viavel, ia dar merda e nem sei ate que ponto podiam ter autoridade para entrar numa centralina de um carro e porem-se la a mexer em parametros ia dar confusao.
É muito mais pratico meterem em cada linha uma maquina de gases para diesel. Como tem para gasolina. Medem cada gás, e tem de estar nos parametros. Nao está, meu amigo, o sr condutor que va meter o fap, tirar a repro, fazer o que lhe apetecer, ja nao é problema do inspector.