Desculpa mas aqui estás totalmente enganado!
O carro engatado numa descida sem o pé no acelerador não gasta rigorosamente nada (nem 1mm cubico de combustivel) nem tão pouco fazia sentido gastar. Se o motor tem inércia suficiente para manter todos os sistemas operacionais porque injectar combustivel desnecessário? Só quando as rotações baixam salvo erro das 900rpm's ai a centralina dá ordem para injectar combustivel para não ir abaixo (ao relantin por ex)
Como não tenho muito tempo para te explicar o porquê faz uma pesquisa no google por
sistema cut-off que foi obrigatório aplicar em todos os carros a partir de uma determinada data para redução de emissoes poluentes.
Até os de carburador gastam muito menos nessa situação.
Não acreditas?
Experimenta isto:
:arrow: Sobe uma Serra com alguns km de estrada de modo a que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento.
:arrow: A seguir desce a mesma com o carro engatado de modo a que leves as rotaçoes o mais alto possivel e mesmo assim vais ver que o ponteiro da temperatura desce
Sabes porquê? Porque não existe explosão pelo motivo de não existir entrada de combustivel
Agora não me venham dizer que o ponteiro da temperatura tambem não dá valores reais
PS- ainda à dias vi uma revista que testava a veracidade dos CB de vários automóveis e a conclusao que eles chegaram é que são fiaveis, normalmente nunca apresentando erros superiores a 0,5 desde que não sejam conduzidos a fundo, porque ai já mentem bastante. O caso que me ficou na cabeça foi o Cayenne Turbo que a fundo marcava 66l aos 100km e afinal andava perto dos 90l aos 100km