Boas pessoal.
Tenho estado a ler alguns topicos nesta secção do forum e vejo que muito se fala e se discute em relação às garantias de usados.
Pois estou de momento com uma situação em mãos e queria ter o maximo de informação possivel para saber como agir.
Passo a citar a minha situação.
Em Agosto de 2013, comprei um carro usado a um vendedor, daqueles de esquina que provavelmente nem deve ter atividade registada nas finanças. Adiante... Acordei o valor dando o meu carro à troca e toda a transação correu dentro da normalidade, transacção ok, mudança de registo de propriedade ok, etc. Ou seja, aparentemente, tudo corria sobre rodas...
Só existe um pequeno detalhe a salientar. Apesar do negocio ter sido efetuado com o Sr. X, tenho uma declaração de circulação de um stand oficial da marca do referido carro onde consta que me foi vendido o carro XPTO por esse stand. Pelo que percebi, o Sr. X é amigo do dono do tal stand e para todos os efeitos o Sr. X não é tido nem achado neste negocio.
Além dessa declaração, não existe nenhum certificado de garantia nem nenhum documento que diga que eu abdico da garantia.
O carro tem bom aspeto e aparentemente, de motor também estaría bom... Experimentei o carro antes de o comprar e pareceu-me bastante bom. Anda bem, puxa bem, não tem fugas, resumindo parece ter sido "bem tratado"...
Recentemente, ía a minha esposa a sair de casa e o bolide mostra um aviso do nivel do liquido de refrigeração. Ao verificar o deposito (vulgo vaso de expansão), vejo que estava bem abaixo do nivel minimo apesar de ainda ter agua no circuito.
Desde que o comprei não houve nenhum episodio que sobre-aquecimento...
Levei o carro ao mecânico onde costumo ir e após uma inspeção profunda e demorada, não se vislumbram vestigios de fugas. Começamos pelo deposito pois a tampa do mesmo já não estava nas perfeitas condições. Verificámos que o deposito já tinha levado umas cacetadas e estava meio rachado. Vimos tambem que o cabo que liga ao sensor do nivel do deposito estava encharcado de liquido de refrigeração. Presumimos que a origem da fuga fosse essa. Foi substituido o vaso de expansão e fui controlando o nivel. Qual não é o meu espanto que passados alguns dias vejo que a agua continua a desaparecer, além de que se está a produzir uma pressão no circuito acima do normal...
Pensando pela logica de funcionamento, se existe pressão no circuito acima do normal, e sendo um circuito fechado, significa que em principio não haverá fugas ou então essa pressão sería libertada lentamente. Com a experiencia que tenho de outros carros que já tive, tudo aponta para problemas na junta da cabeça, o que me foi confirmado pelo mecânico, ainda que ele não tenha 100% de certeza.
A minhas questões são:
1. A reparação desta avaria não será da responsabilidade do stand que me vendeu o carro?
2. A declaração de circulação onde consta que o carro me foi vendido por esse stand, serve de prova de compra? Não existiu contrato de compra e venda.
3. Estava a pensar pedir um diagnostico e um relatorio da avaria a um stand oficial da marca para poder confrontar o tal stand.
Agradeço comentarios/esclarecimentos sobre este assunto para ver como o poderei resolver. É que se for um problema com a junta da cabeça, não é uma reparação barata...
Já agora desculpem o testamento... É só para evitar perguntas e respostas por falta de informação...
Um abraço.
Tenho estado a ler alguns topicos nesta secção do forum e vejo que muito se fala e se discute em relação às garantias de usados.
Pois estou de momento com uma situação em mãos e queria ter o maximo de informação possivel para saber como agir.
Passo a citar a minha situação.
Em Agosto de 2013, comprei um carro usado a um vendedor, daqueles de esquina que provavelmente nem deve ter atividade registada nas finanças. Adiante... Acordei o valor dando o meu carro à troca e toda a transação correu dentro da normalidade, transacção ok, mudança de registo de propriedade ok, etc. Ou seja, aparentemente, tudo corria sobre rodas...
Só existe um pequeno detalhe a salientar. Apesar do negocio ter sido efetuado com o Sr. X, tenho uma declaração de circulação de um stand oficial da marca do referido carro onde consta que me foi vendido o carro XPTO por esse stand. Pelo que percebi, o Sr. X é amigo do dono do tal stand e para todos os efeitos o Sr. X não é tido nem achado neste negocio.
Além dessa declaração, não existe nenhum certificado de garantia nem nenhum documento que diga que eu abdico da garantia.
O carro tem bom aspeto e aparentemente, de motor também estaría bom... Experimentei o carro antes de o comprar e pareceu-me bastante bom. Anda bem, puxa bem, não tem fugas, resumindo parece ter sido "bem tratado"...
Recentemente, ía a minha esposa a sair de casa e o bolide mostra um aviso do nivel do liquido de refrigeração. Ao verificar o deposito (vulgo vaso de expansão), vejo que estava bem abaixo do nivel minimo apesar de ainda ter agua no circuito.
Desde que o comprei não houve nenhum episodio que sobre-aquecimento...
Levei o carro ao mecânico onde costumo ir e após uma inspeção profunda e demorada, não se vislumbram vestigios de fugas. Começamos pelo deposito pois a tampa do mesmo já não estava nas perfeitas condições. Verificámos que o deposito já tinha levado umas cacetadas e estava meio rachado. Vimos tambem que o cabo que liga ao sensor do nivel do deposito estava encharcado de liquido de refrigeração. Presumimos que a origem da fuga fosse essa. Foi substituido o vaso de expansão e fui controlando o nivel. Qual não é o meu espanto que passados alguns dias vejo que a agua continua a desaparecer, além de que se está a produzir uma pressão no circuito acima do normal...
Pensando pela logica de funcionamento, se existe pressão no circuito acima do normal, e sendo um circuito fechado, significa que em principio não haverá fugas ou então essa pressão sería libertada lentamente. Com a experiencia que tenho de outros carros que já tive, tudo aponta para problemas na junta da cabeça, o que me foi confirmado pelo mecânico, ainda que ele não tenha 100% de certeza.
A minhas questões são:
1. A reparação desta avaria não será da responsabilidade do stand que me vendeu o carro?
2. A declaração de circulação onde consta que o carro me foi vendido por esse stand, serve de prova de compra? Não existiu contrato de compra e venda.
3. Estava a pensar pedir um diagnostico e um relatorio da avaria a um stand oficial da marca para poder confrontar o tal stand.
Agradeço comentarios/esclarecimentos sobre este assunto para ver como o poderei resolver. É que se for um problema com a junta da cabeça, não é uma reparação barata...
Já agora desculpem o testamento... É só para evitar perguntas e respostas por falta de informação...
Um abraço.