Esta história já tem barbas e começou quando começaram a aparecer as injeções comandadas por centralinas,mas sim é verdade que em descida engatado e com o pé fora do acelerador a injeção de combustivel é cortada.A quem diz que um motor engatado a descer consome "zero" expliquem-me uma coisa:
Imaginem que vou a descer com o carro engatado, no cb tenho consumo 0, se calco a embraiagem, o consumo passa por exemplo para 2l/100. Ou seja o pedal da embraiagem é que vai fazer com que passe a haver debito de gasoleo quando calco a embraiagem??? E se o pedal não tiver switch como é que a centralina sabe que estou a calcar a embraiagem ou não?
Desculpem mas não faz sentido ser o pedal da embraiagem a abrir/cortar o debito de combustivel.
Na minha opinião, o carro mesmo engatado a descer continua a consumir, apenas por algum motivo esse consumo não é contabilizado..
Não tem a ver com sensor do pedal de embraiagem,não te esqueças que por ser eletronico também tens sensor de posição do acelerador e sensor de rotação do motor.
A centralina está encarregue de não deixar o motor ir abaixo quando tiras o pé fora do acelerador,se tiras o pé do acelerador ela vai receber um sinal do sensor do pedal em como está em posição de ralenti e mantem apenas o combustivel necessário a manter o motor a rodar na casa das 800/900rpm por ex:,rotação essa que ela sabe através do sensor de rotação que mede a velocidade do motor na cambota.
Ora numa descida tu tiras o pé mas o peso do carro "empurra" o motor por assim dizer,o que é que acontece,através do pedal do acelerador informaste a centralina que estava em posição de ralenti,as tais 800/900 rpm,mas como o motor vai a ser empurrado as rotações não baixam,antes pelo contrario tem tendencia a aumentar,então a centralina como é "cega" não vê inclinações no terreno,só reage aos sinais que lhe são fornecidos pelos sensores do motor, faz o que lhe compete,tenta forçar o motor a diminuir as rotações retirando combustivel á injeção