O problema nesta porcaria de empresa(já foi muito boa) é ter sido dividida por varios partes no tempo do Cavaco como primeiro ministro.
Fizeram a Emef, Refer, CP UMAT, etc etc etc.
A CP UMAT é dona dos comboios e tem de pagar a Emef para os reparar.
A Refer é dona das linhas e a CP UMAT tem um comboio que avaria em Sintra e tem de mandar um tractor(locomotica amarela de manobras em oficina) tem de pagar a Refer por essa maquina ir buscar o outro avariado, e por ai adiante.
Faz a linha da margem sul, compra comboios a leasing, fica a pagar os comboios, dá a Fertagus com um contrato se tiverem menos de X passageiros a CP tem de pagar a Fertagus uns quantos milhoes de € por mês, comboios da Fertagus sempre cheios e o que vinha no relatorios da Fertagus? Sem passageiros, então aquilo dava por mês mais uns €€€€.
Os comboios da linha de Cascais eram para ir pro lixo e serem comprados comboios iguais aos do Porto, as UME, mas deviam ser chamadas UQE pork têm 4 carruagens, são chamadas de UME porque o projecto inicial era para serem Unidades multiplas electricas, apesar de serem Unidades Quadruplas Electricas.
Umas UME suspostamente é um comboio que trabalha a 2 voltagem de cantenaria, a linha de Cascais usa menos voltagem que o resto das linhas de Portugal.
Falam da linha de Cascais ao que keria chegar, foram renovar comboios com fracos motores, não andam, arrastam-se, todos podres que ate o chão de 1 caiu uma vez numa apresentação(toca de reforçar mais, meter mais peso) basicamente neste momento os comboios vão ser trocas e vão para o lixo e já podiam ter comboios novos a muitos anos preparados para a ligação subterrania que vai haver entra Alcantera-Terra e Alcantera-Mar, e ai é que vai ser preciso as novas unidades Dual-Voltage.
----------------------------------------------------------
Quantos o pessoal ganhar bem na CP, pode haver alguns, um maquinista ate pode ñ ganhar mal mas ele anda ali todo o dia a arriscar a vida, o meu pai chegou a tomar o pequeno almoço com um amigo/colega e passado 1 hora esse colega morreu porque fizeram uma passagem ilegal na linha e atravesou-se um camião a frente do comboio.
E outra coisa quem me dera que o meu pai ganha-se bem como toda a gente diz por ai, pelo menos não tinha de ter comprado um Skoda Felicia e a A4 B5 que tem neste momento tinha sido o carro novo que ele tinha comprado nessa altura, quando comprou a Skoda.
Na altura o meu pai foi para a CP porque era empresa do estado e tal, nessa altura tinham chamado para o Metro e não foi, basicamente no Metro hoje estava a ganhar 3 vezes mais.
E quantas vezes o meu pai tb la foi ao Domingo ou Sabado sem picar o ponto e na CP não avariam os comboios para depois la voltarem,(aquilo é td canbus, tipo vagcom lollllll) existe equipas de turnos para assistencia nas horas mortas.
P.S.: No meu primeiro trabalho meti sindicato ao barulho e conseguiu-se fazer greve, a greve é um direito (SÓ NÃO FEZ GREVE QUEM GANHAVA 2000€ lol)