CP - Greves!

Mas fazer os trabalhadores de parvos dizendo que há novos acordos aceites e depois deixar as pessoas a ver navios, é errado.
Gastar dinheiro à toa em novas (bastante velhas) composições só porque não têm ar condicionado e dizer aos trabalhadores que não há dinheiro para os salários, irrita. entre outras coisas.

É só a este tipo de factos que me refiro. Preferia mil vezes ver os comboios sempre a circular sem problemas. Mas acho que ninguém gosta que brinquem conosco desta forma.

Eu admito que vocês têm razão, mas um transporte público deve permanecer publico.
Um estudante (que não tem salário) que tem de andar toda a semana de comboio, , prefere preços baixos como é lógico. Perguntem aos pais dos estudantes se fica fácil sustentar as viagens de um filho assim. Quanto mais privatizado. Eu falo por experiência própria.
Se a CP fica privatizada a minha vida vai mudar bastante. Vai custar ainda mais.
Toda a semana se não houver greve
SE calhar não pois se o deficit baixar se calhar as coisas mudam
Até aqui andamos todos a brincar aos ricos, e todos queriam uma casa, de preferencia já mobilada e tudo, enfim pobres armados em ricos. agora. pois os gajos do governo são sempre os ultimos a perder tem que repor as situações de forma que agora vão cortar nos ordenados e nos créditos, e não me venham com histórias, pois o pessoal da CP e carris por exemplo até ganham bastante bem para o comum dos portugueses.talves a culpa da administração seja por isso ter aumentado demasiado os ordenados e agora PREJUIZO, claro que os Administardores tambem aumentaram os deles.
 
Mas continuam a achar que os maquinistas dos urbanos ganham assim tanto? Já vi gente a fazer bem menos e a ganhar bem mais!
A diferença para outros trabalhadores que trabalham por turnos, não é assim tanta quanto imaginam
 
Estou a estagiar numa oficina da CP e nunca vi nada a sair colado aos bolsos de ninguém. Pelo contrario, já vi a entrar ferramenta nova pela parte dos trabalhadores porque a empresa diz não ter para € para comprar.


É porque ainda és muito tenrinho lá... :green:

Um dos muitos esquemas que havia na AutoEuropa era provocar avarias nos carros durante a semana, para os mesmo lá irem resolver ao Domingo em horas extraordinárias, dessa falo eu porque conheço quem fazia, na CP e nos empresas do mesmo estilo é igual... ;)
 
É porque ainda és muito tenrinho lá... :green:

Um dos muitos esquemas que havia na AutoEuropa era provocar avarias nos carros durante a semana, para os mesmo lá irem resolver ao Domingo em horas extraordinárias, dessa falo eu porque conheço quem fazia, na CP e nos empresas do mesmo estilo é igual... ;)

Também pode ser verdade. Mas essa de provocar avarias de propósito lá não acontece. A CP é que manda a folha com as avarias que as motoras têm. Ninguém pode inventar nada :D
 
Mas continuam a achar que os maquinistas dos urbanos ganham assim tanto? Já vi gente a fazer bem menos e a ganhar bem mais!
A diferença para outros trabalhadores que trabalham por turnos, não é assim tanta quanto imaginam

só se forem os maquinistas, pois os revisores ganham BUé, mesmo assim vai ver atabela salarial, mais as ajudas de custo
 
Noticia de 17 de Abril de 2011



Os trabalhadores da CP têm vencimentos anuais muito acima da média portuguesa. De acordo com a folha salarial da CP, um inspector-chefe de tracção recebe 52,3 mil euros, há maquinistas com salários superiores a 40 mil euros e operadores de revisão e venda com remunerações que ultrapassam os 30 mil euros por ano.



No total, os trabalhadores da CP dispõem de 195 itens que contribuem para engordar a sua remuneração variável no final do ano. O número atípico de apoios, ajudas e subsídios tem contribuído para que a empresa engrosse a factura com remunerações. Em 2009 foi de 104,5 milhões de euros anuais (segundo os últimos dados disponíveis).

«O salário dos maquinistas, por exemplo, engloba abonos de produção, subsídios fiscais, ajudas de custo e subsídio de agente único», explica fonte oficial da empresa pública. «Só por se apresentar ao trabalho, cada maquinista recebe mais de seis euros por dia, devido ao subsídio de assiduidade».



Os diversos subsídios são resultado das negociações entre as várias administrações que têm passado pela empresa e os sindicatos de trabalhadores ao longo dos anos. Ao todo, representam mais de metade - 54,3% - dos encargos totais com salários.

Apenas em subsídios de condução, a CP gasta cerca de quatro milhões de euros, aos quais se juntam 2,4 milhões de euros em prémios de condução e 3,3 milhões de euros em prémios de chefia.



«O tempo médio de escala dos maquinistas é de oito horas por dia, num total de 40 horas semanais. Mas, em média, o tempo de condução está entre as três e as quatro horas diárias», sublinha a mesma fonte.



Já as diuturnidades (subsídio por antiguidade) custam 3,3 milhões de euros à empresa e os gastos com o pagamento por trabalho em dias de descanso não compensados ascendem aos 4,5 milhões de euros.



Os trabalhadores da CP estão em greve às horas extraordinárias até ao final de Abril, devido ao anúncio de 815 despedimentos no grupo e aos cortes salariais exigidos pelo Governo.



Também no Metropolitano de Lisboa, outra empresa detida pelo Estado, existem vencimentos de luxo. Há uma secretária administrativa que recebeu 64,6 mil euros em 2009, dos quais 5,7 mil dizem respeito a subsídios de carreira administrativa.



No total, existem 14 técnicos superiores que ganham mais do que os vogais do conselho de administração. Um destes técnicos auferiu 114 mil euros em 2009, mais 42 mil euros do que o chairman.



SOL





publicado por DD às 17:54
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Noticia de 17 de Abril de 2011



Os trabalhadores da CP têm vencimentos anuais muito acima da média portuguesa. De acordo com a folha salarial da CP, um inspector-chefe de tracção recebe 52,3 mil euros, há maquinistas com salários superiores a 40 mil euros e operadores de revisão e venda com remunerações que ultrapassam os 30 mil euros por ano.

Para chegares a esses valores tens de ter muuuuuuitos anos de casa! e isso agora já não existe.

No total, os trabalhadores da CP dispõem de 195 itens que contribuem para engordar a sua remuneração variável no final do ano. O número atípico de apoios, ajudas e subsídios tem contribuído para que a empresa engrosse a factura com remunerações. Em 2009 foi de 104,5 milhões de euros anuais (segundo os últimos dados disponíveis).

«O salário dos maquinistas, por exemplo, engloba abonos de produção, subsídios fiscais, ajudas de custo e subsídio de agente único», explica fonte oficial da empresa pública. «Só por se apresentar ao trabalho, cada maquinista recebe mais de seis euros por dia, devido ao subsídio de assiduidade».

Isto agora já não é bem assim! Acredito que possa ter sido, mas algumas coisas já foram cortadas.

Os diversos subsídios são resultado das negociações entre as várias administrações que têm passado pela empresa e os sindicatos de trabalhadores ao longo dos anos. Ao todo, representam mais de metade - 54,3% - dos encargos totais com salários.

Optimas administrações!

Apenas em subsídios de condução, a CP gasta cerca de quatro milhões de euros, aos quais se juntam 2,4 milhões de euros em prémios de condução e 3,3 milhões de euros em prémios de chefia.


«O tempo médio de escala dos maquinistas é de oito horas por dia, num total de 40 horas semanais. Mas, em média, o tempo de condução está entre as três e as quatro horas diárias», sublinha a mesma fonte.

Disparate. Um maquinista da CP Porto chega a fazer as linhas todas do Norte num dia. e nas alturas em que não está a conduzir, ou está de reserva ou está na manutenção do comboio em que vai circular.

Já as diuturnidades (subsídio por antiguidade) custam 3,3 milhões de euros à empresa e os gastos com o pagamento por trabalho em dias de descanso não compensados ascendem aos 4,5 milhões de euros.

Continuo a dizer que isto já não é assim e acho muito bem.

Os trabalhadores da CP estão em greve às horas extraordinárias até ao final de Abril, devido ao anúncio de 815 despedimentos no grupo e aos cortes salariais exigidos pelo Governo.



Também no Metropolitano de Lisboa, outra empresa detida pelo Estado, existem vencimentos de luxo. Há uma secretária administrativa que recebeu 64,6 mil euros em 2009, dos quais 5,7 mil dizem respeito a subsídios de carreira administrativa.



No total, existem 14 técnicos superiores que ganham mais do que os vogais do conselho de administração. Um destes técnicos auferiu 114 mil euros em 2009, mais 42 mil euros do que o chairman.



SOL





publicado por DD às 17:54
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Isto já mudou muito!
 
se os salarios andarem nestes valores, ou ate menos, vais-me desculpar JPereira, mas com todo o respeito que me mereces, vou ter de te insultar!

Descansa que não são. Só com muitos aninhos de casa em cima. OU seja, antigamente era assim. Quando a CP era uma só empresa. Antigamente um maquinista tanto podia estar nas mercadorias, como a seguir nos urbanos, regionais... Era uma balda ainda pior do que agora. Agora já não funciona assim, está tudo divido por grupos.


E se estou a dizer disparates, a culpa não é minha. Eu digo o que me dizem (quem anda dentro deste mundo mais do que eu)
 
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