Pelo sim ou pelo o nao... Chama-se sempre as autoridades, eu pago impostos, estou no meu direito de os chamar para levantar o auto...
Aqui perto da minha aldeia, á uns anos atras ouve alguem que atropelou uma vaca na A2... Querem ver que foi alguem que abandonou por la o animal?
Quem é a responsabilidade?
fica o link da noticia..
Vaca na A2 provoca três feridos - Portugal - Correio da Manhã
pode ter sido a vaca que partiu a vedação....
as vedações são impostas pelo estado que determina na concessão esse tipo de vedações.
...ou seja a estrada é do estado concessionada a outros, que em contratos de concessão definem todas essas obrigações ( vedações , pontes, etc).
Nas linhas férreas igualmente, existe uma obrigação da concessionária colocar certos tipos de vedação.
cump.
mas concerteza que nesse caso houve um culpado.
ou a concessionária ou o dono da vaca
- - - - - - - - - -
boas, é tudo o que se disse e os pedregulhos a serem arremeçados das pontes, caso n saiba tambem cabe á consecionaria isolar os desnibles para isso n acontecer! só é pena n lhe acontecer a si uma situação destas!
Eolhe que n costumo desejar mal a ninguem mas á comentarios e comentarios, ade ser grande socio neste caso da brisa, só tem razão num ponto, é falar-se em "brisa" sim difama-se so a imagem da brisa, por isso troquemos por concecionárias!
continuação
não, não sou sócio da Brisa e detesto o preço que pago nas portagens
pedras atiram de todo o lado, seja pontes ou não !! infelizmente é o pais que temos, porque pela sua ordem de ideias só mesmo com uma rede por cima das estradas todas se evitava esses casos, o que não é possivel.
- - - - - - - - - -
Bom DIa!
Apesar de ser um tópico antigo, acho que é importante esclarecer aqui algumas questões.
Detritos na estrada que provoquem um acidente - sim, a potencial culpada é a concessionária, com a excepção de os danos serem provocados por um outro acidente no momento (ou seja, onde seja possível identificar a viatura que provocou o acidente, mas aí vale o regulamento geral de acidentes).
É importante esclarecer que detritos que sejam deixados na estrada por acidentes que ocorreram (bem como animais mortos, ramos, pneus, pedras) são sempre imputáveis à concessionária dado que é sua responsabilidade garantir a limpeza da estrada e as condições para circulação a velocidade considerada legalmente elevadas, (70km, 90km ou 120km/h) - é para isso que se pagam portagens, para suportar os custos de construção e manutenção.
É responsabilidade das concessionárias a garantia de isolamento das vias (autoestradas) que permita a circulação de forma segura a velocidades elevadas. É responsabilidade das concessionárias garantir a manutenção das vias com circulação através de mecanismos para o efeito, sendo eles: equipas de manutenção que circulam na estrada, vigilância através de câmaras, activação da sinalização automática para avisar os condutores, colaboração com as autoridades. A única excepção poderá ser a existência de um avisos e o condutor desrespeitar os mesmos não acautelando as indicações como redução da velocidade, interrupção da marcha. Mas mesmo nestas situações caberá a um tribunal decidir.
Obviamente que os profissionais das concessionárias não dominam, nem têm de o fazer, as condicionantes legais. Não é essa a sua função. É sim, intervir quando solicitados e proceder em conformidade para garantir as condições de segurança na circulação, mas tal não isenta a concessionária de responsabilidades.
Quanto ao comentário da bomba, vai-me desculpar mas é das coisas mais descabidas que já ouvi... Mas para falar de explosões, você compra uma botija de gás, ela vem com defeito e explode-lhe a casa. Pela sua lógica a responsabilidade é sua porque você é que não se aperceber que a válvula tinha defeito...? Não me parece, mas cada qual com a sua... é à custa dessas percepções que as seguradoras têm dos melhores negócios do mundo...
Eu percebo que até, se calhar, está a vestir a camisola, e acho muito bem, agora usar este discurso pouco decoroso, agressivo a questionar tudo e todos quando na verdade a regulamentação não está inegavelmente do seu lado...
e se a concessionária lhe disser que faz a limpeza das vias e que por exemplo 5 minutos antes passou uma carrinha a limpar a zona !! como fazem ?
não visto camisolas nenhumas meu caro amigo, só interpreto é as leis de forma diferente.
voçê paga o selo do carro e se lhe atirarem por exemplo uma pedra num viaduto ou passar por cima de um obstáculo numa via nacional, acha que alguem lhe paga alguma coisa ?,... não , ou se pagam é raro e salvo excessões onde se encontra o culpado como disse e bem, e mesmo quando se encontra culpados ( exemplo das tampas de esgoto), é uma carga de trabalhos para reaver o prejuizo.
voçê disse que é obrigação cameras de vigilância e sinalização automática para avisar condutores?
Certissimo, desde que existam meios para o fazer e conhecimento da ocorrência.
è que sinalização automática e cameras de vigilância não são uma obrigação existirem.
disse tambem que a concessionária deve garantir que os condutores circulem a velocidades elevadas ? errado ! circular a 120 km com condições metereológicas adversas ou com muito tráfego ir colado ao da frente e não guardar a distância de segurança é velocidade excessiva ( não interpretem como excesso de velocidade que é diferente).
Não percebeu o exemplo da bomba...ok talvez não me tenha explicado bem , lamento o exemplo que referi..
Então vamos supor que eu sou um maluquinho que vai de carro pela A1 com o carro cheio de calhaus da calçada, e a cada 5 km mando um calhau para as vias.
pergunto o seguinte a culpa é da concessionária ou da BT ???
óbvio que não !! a culpa é de quem atira os calhaus.
A BT e a concessionária só têm de provar que patrulham as vias.