Olá a todos.
Isso do pegar mal a quente, é de facto um defeito ou feitio, como lhe quiserem chamar destes motores 105, 130,140 cv.
Vou explicar o que se passa de verdade.
A origem do problema é de facto falta de gasóleo na gestão elecrónica, mas o que se passa, é que o mapa de arranque não está bem configurado, ou seja, quando a temperatura do motor está superior a 40º e a rotação do motor não exceda as 400rpm +\- a ECU debita 0 mg de gasoleo. ( parece impossível mas é verdade!!).
Alterando esses valores electrónicamente o problema fica resolvido no momento e para sempre. O carro fica sempre a pegar de "estalo" pegar na primeira volta do motor.
Agora vocês perguntam??!
Mas quando era novo pegava muito bem...
É verdade.
Agora outro defeito está no motor de arranque, que trás umas escovas com grande percentagem de cobre que não valem nada e facilmente não deixam o motor fazer a rotação que deve.
Consegue-se melhorar um bocado, substituindo as escovas por umas à base de carvão, mas só fica melhor um pouco, porque o problema está mesmo na origem...
Outra coisa é substituir a bateria por uma com mais poder de arranque, mas também só resolve por uns tempos.
Então a conclusão.
Alterando o mapa, o carro fica a pegar muito rápido, poupa a bateria e poupa no motor de arranque.
Se precisarem de mais algum esclarecimento ou que resolva o problema avisem.
Fica mais barato do que uma bateria nova!
Sou de matosinhos.