Desabafo de mais um " quase" emigrante....

Isto é tema para falar pessoalmente. Por escrito não chego a explicar a minha opinião. Eu falo por mim... Sou mais novo que uns e não tenho preocupações( como filhos e créditos) como a maior parte de todos..
Tu vieste porque não arranjavas trabalho no teu ramo. Fizes-te bem em vir porque isto é a tua praia e tiveste a oportunidade de trabalhar no que gostas...
Falando por mim, repito, por MIM, antes de vir, tinha procurado outro trabalho em pt( para quem não sabe, eu trabalhava no restaurante da minha mãe, que supostamente, estava a trabalhar para mim) a mulher tinha um trabalho fixo, seguro e com futuro certo na empresa!
Agora Tou aqui, pronto, não Tou mal, já consegui algo que em Pt era impossível ter em Pt em tão pouco tempo, mas não gosto!!!

São ideias.. Não quero uso como futuro... Isto sou eu pah... Tipo coise já sabes

Mas. Eu tinha trabalho, tal como disse era enf resp numa ucci, não tenho filhos, e felizmente nem créditos....!!tal como o arqui já namorava a 5 anos sem condições de dar o próximo passo sobretudo porque ela não trabalhava já há cerca de dois anos....tal como disse o arqui apesar de ser um começar de novo em todos os aspetos, o futuro inf. não e aí....porque o meu pais será sempre Portugal.....
Tal cm disse...ninguém disse k ia ser fácil.....
Cumps
 
Last edited:
Re: Desabafo de mais um " quase" emigrante....

Oh Chiclete....
Tu és livre de fazer o que quiseres...
Mas arranja la um trabalho de trolha... e ao fim de semana no MC... e se conseguires arranja para mais dois...
Nao deves estar a par do que se passa em PT....

Nem os trolhas se safam... grande maioria ja emigrou... e conheço alguns que tratam dos papeis para fazerem as malas...

É certo que as saudades apertam...
Mas preferes tentar um futuro melhor longe de tudo e todos... ou nao ter futuro?
Eu prefiro a primeira opção...
Ja namorava com a Carla durante 8 anos e sempre foi um para cada lado... sem soluções de futuro... e desespero constante...
Hoje passado dois anos... futuro planeado... a viver juntos... à um ano... casa mobilada... contas pagas... independencia... e um sentimento de sucesso...
Eu prefiro sentir-me assim e estar longe... do que estar perto e nao ter nada... ;)

As saudades vêm e vao... há dias... "mas as asas foram feitas para voar!"

Pensa nisto...

- - - - - - - - - -


Boas...

Para legalizar o carro precisas:
- certificado de matricula (DUA)
- certificado de conformidade ( pedido à marca e que custa 59,5€... se precisares mando te o link... ;))
- "quitus fiscal" (TVA=IVA) e pedes nos impostos da tua zona (França) e como o teu carro tem mais de 6meses e mais de 6kKm nao pagas nada... apenas precisas de comprovativo)
- inspecção francesa com menos de 6 meses (aqui posso dizer que nas panelas poderás ter chatices... por causa do nivel de poluição... mas podes sempre perguntar antes... ;))
- depois pagas as matriculas provisorias - 47€ par
- Pagar as taxas de matricula ou seja livrete, dossier administrativo e um imposto de circulação unico que varia conforme a idade e os cavalos fiscais do carro... o meu tem 7 cavalos fiscais e como tem mais de 10 anos vou pagar cerca de 150€...
No final é esperar
Se tiveres morada fiscal em frança aconselho-te a começar a tratar ja disso... assim evitas problemas ja que apenas tens 6 meses para andar legal em FR...

Depois se quiseres esclarecimentos mais profundos manda pm que eu dou-te o meu numero de tlm e falamos... ;)

E chega de falarem que podem e que nao há stress de andar com as matriculas tugas porque a lei é clara e se for aplicada pagas multa e ainda és obrigado a fazer tudo na mesma para poderes recuperar o carro...

Espero ter sido claro para todos... :D

Obrigado...mas pra já então ainda ando legal....ao fim de seis meses talvez venda o meu em pt....aqui não vale um chavo.....lol...
Cumps
 
Man, cada caso é um caso! Eu vim com a panca de vir a pensar nas pessoas em casa, não vou aprofundar isto pois ninguém tem nada a ver com isso. Volto a repetir, se EU tivesse procurado outro trabalho em Pt, eu não vinha para aqui! A mulher trabalhava e eu tb! Não havia lógica em vir ganhar o salário mínimo aqui é ter que pagar alugueres e contas com valores absurdos!! Isto sou eu!

Mas deixamos de falar de mim pois isto não leva a lado nenhum ;) sou casmurro pah :D

Tu vais para que zona de franca? Já tens trabalho para a mulher?
 
Man, cada caso é um caso! Eu vim com a panca de vir a pensar nas pessoas em casa, não vou aprofundar isto pois ninguém tem nada a ver com isso. Volto a repetir, se EU tivesse procurado outro trabalho em Pt, eu não vinha para aqui! A mulher trabalhava e eu tb! Não havia lógica em vir ganhar o salário mínimo aqui é ter que pagar alugueres e contas com valores absurdos!! Isto sou eu!

Mas deixamos de falar de mim pois isto não leva a lado nenhum ;) sou casmurro pah :D

Tu vais para que zona de franca? Já tens trabalho para a mulher?

Claro pá....o objectivo e só partilhar mais nada...as opções ficam com kem as toma...já cá estou...para FUMEL, na aquitaine... A 130 km a norte de toulouse....sim já tem..já veio a dez meses ela...
Cumps
 
Boas a todos

Li desde o principio e gostei muito de certos comentários/opiniões.

Sou emigrante no Luxemburgo, pais onde vim parar vindo atrás da mulher que é hoje mãe dos meus filhos.

Da minha experiência falo quando vim em 1997:

Não vim à procura de uma vida melhor mas sim vim atrás da mulher com quem estou casado à 15 anos, por cá fizemos vida e 2 filhos nasceram. Eram bons tempos de grandes prosperidade, mas não tinha vida para emigrante e muito menos feito logo quando pude regressei.

Na altura, Portugal não estava nem bem nem mal mas ia andando como diz o outro. Por cá encontrei um pais completamente diferente e muito frio no inverno, no entanto gostei muito do tempo que cá estive até 2004, altura em que decidi regressar até porque, sempre disse que não ficava cá mais do que 10 anos.

Regressei a PT em 2004 durante 6 anos consegui estabelecer-me por conta própria, consegui criar um projecto de raiz que ainda hoje existe (vendi os direitos de exploração antes de partir de novo para o Lux).

Voltei de novo ao Luxemburgo em 2010, tudo porque perdi a esperança de continuar a viver em Portugal, pais que o governo não dá valor a que tenta prosperar, fazer algo pelo seu pais e sobretudo estar em dia com seg. social e finanças, quando muitos vindos de fora se estabelecem e tem logo 5 anos de isenção de impostos e mais não sei o quê (falo daqueles que abrem lojas com produtos que vem daquele sitio e depois fecham ao fim de 5 anos para abrir de novo noutro nome e obter a tal isenção).

Revoltado com o meu pais, decidi partir de novo mas desta vez com o espírito emigrante.

Parti mais cedo que alguns o que em parte foi vantajoso e claro vim de novo para um pais que já conhecia e falava as línguas (No Luxemburgo fala-se Luxemburguês; Francês e Alemão)

Hoje, aqui estou de novo na condição de emigrante, e como dizem alguns sem contar tostões ao fim do mês e muito sinceramente sem vontade nenhuma de voltar um dia a Portugal, de férias talvez :) :).

R.C. fizeste bem em partir e aconselho a todos os que tiverem essa oportunidade que a façam mas que tenham muita atenção em algumas regras de base essenciais para poder viver nos dias de hoje nesta selva que é a Europa.

- Emprego certo com contrato é uma mais valia e deve ser sempre assim para garantir meio de subsistência.

- A língua é muito importante tal como um diploma ou formação em uma profissão, sem estas duas, dificilmente se consegue vingar nos países europeus, deveras muito mais exigentes que em Portugal.

- Algum dinheiro para aguentar os primeiros meses, é muito importante porque nos outros países não sei como é mas aqui no Luxemburgo, alugar casa é tão difícil como arranjar emprego sem falar uma das línguas oficiais. Casa só por agência imobiliária e pedem 3 meses de caução já para não falar e rendas ente 800 a 1200 euros por mês, apesar de o salário mínimo ser de 1900 euros brutos, o custo de vida é elevado.

- Por ultimo, saber alguma informação do pais ajuda muito porque apesar de muitos emigrantes dizerem que se ganha bem e mais não sei o quê, garanto que isto não é um mar de rosas e o que em Portugal pode parecer um bom salário (falo do valor do salário mínimo daqui), aqui não chega para um chefe de família governar a sua vida só com esse salário claro.

Bom já vai longo o post e ainda fico bloqueado :) :) :D:D

Muita sorte para todos aqueles que pensam partir ou já partiram.
 
Last edited:
Re: Desabafo de mais um " quase" emigrante....

- - - - - - - - - -


Boas...

Para legalizar o carro precisas:
- certificado de matricula (DUA)
- certificado de conformidade ( pedido à marca e que custa 59,5€... se precisares mando te o link... ;))
- "quitus fiscal" (TVA=IVA) e pedes nos impostos da tua zona (França) e como o teu carro tem mais de 6meses e mais de 6kKm nao pagas nada... apenas precisas de comprovativo)
- inspecção francesa com menos de 6 meses (aqui posso dizer que nas panelas poderás ter chatices... por causa do nivel de poluição... mas podes sempre perguntar antes... ;))
- depois pagas as matriculas provisorias - 47€ par
- Pagar as taxas de matricula ou seja livrete, dossier administrativo e um imposto de circulação unico que varia conforme a idade e os cavalos fiscais do carro... o meu tem 7 cavalos fiscais e como tem mais de 10 anos vou pagar cerca de 150€...
No final é esperar
Se tiveres morada fiscal em frança aconselho-te a começar a tratar ja disso... assim evitas problemas ja que apenas tens 6 meses para andar legal em FR...

Depois se quiseres esclarecimentos mais profundos manda pm que eu dou-te o meu numero de tlm e falamos... ;)

E chega de falarem que podem e que nao há stress de andar com as matriculas tugas porque a lei é clara e se for aplicada pagas multa e ainda és obrigado a fazer tudo na mesma para poderes recuperar o carro...

Espero ter sido claro para todos... :D
Boas...
é so para informar que enganei-me numa coisa...
Nao precisei de pagar as matriculas provisorias...
Passei logo para as definitivas... ;)

E pronto ja esta! :D
 
Prontos... Eu sei que sou um discórdias do carai...

Mas sempre legalizas-te o carro em franca?

:S

Não me digas que foi só para mudares de medidas de jantes :p :p
 
Ja agora...aqui a uns tempo estive com a "Carte Grise" do Passat do meu cunhado que também esta ai na França...e pude reparar numa coisa (pelo o menos não vi), a medida dos pneus, como é que se passa na inspeção/Operação Stop?
Pode se usar as medidas todas que a marca aprova, ou tem de ser X ou Y?
 
Re: Desabafo de mais um " quase" emigrante....

Prontos... Eu sei que sou um discórdias do carai...

Mas sempre legalizas-te o carro em franca?

:S

Não me digas que foi só para mudares de medidas de jantes :p :p
Nao men...
Mudei aos carros de casa porque o intuito de ambos é ficar agora por aqui...
Portugal so para férias e nao todas... se encontrar algo mais interessante nem para férias...

E para ficar por aqui convem ter as triculas francesas para nao ter chatices...
E andar legal...

Depois para trocas e vendas as coisas facilitam-se... ;)

Mas por agora estão ambos pagos e nao valia a pena ter carros em PT se nem para ferias estamos a pensar estar la muito tempo... ;)

Capiche?
:D

- - - - - - - - - -

Ja agora...aqui a uns tempo estive com a "Carte Grise" do Passat do meu cunhado que também esta ai na França...e pude reparar numa coisa (pelo o menos não vi), a medida dos pneus, como é que se passa na inspeção/Operação Stop?
Pode se usar as medidas todas que a marca aprova, ou tem de ser X ou Y?

As medidas sao aquelas que a marca aprova e nao é preciso pedir autorização...
O inspector ate me disse que "desde que caibam no carro e nao raspe a andar nao há stress!"
Porque medidas de pneus ainda nao vi nenhuma... mas tb ainda falta chegar a carte-grise definitiva... ;)
 
Prontos.. Se nem para ferias aí já capicho.

Eu cá deixei o meu em Pt. Ele lá está bem.

Esteve aqui 9 meses comigo e estragou-se mais que em 6 anos que o tenho..

Agora aqui investi num charuto de 1300€. Gasta-me 40€ em gasoleo por mês, e 500€ de seguro por ano. Para ir para Pt vou de avião. :D pelas minhas contas fico a ganhar assim ;)
 
Prontos.. Se nem para ferias aí já capicho.

Eu cá deixei o meu em Pt. Ele lá está bem.

Esteve aqui 9 meses comigo e estragou-se mais que em 6 anos que o tenho..

Agora aqui investi num charuto de 1300€. Gasta-me 40€ em gasoleo por mês, e 500€ de seguro por ano. Para ir para Pt vou de avião. :D pelas minhas contas fico a ganhar assim ;)
Peço desculpa mas nao percebes peveda de matematica...
Se pagas um seguro aqui... pagas outro la para um carro que so anda um mês...
Depois manutenção de ambos...
E para nao falar que nas épocas altas os preços dos avioes sao um completo absurdo...
Acho que deves rever as tuas contas...

Eu pago menos de seguro...
E apenas pago um...
Gasto 500€ em viagens a dividir por dois (eu e a Carla)
E so faço manutenção a um...

Acredita que com menos de 500€ em agosto nao deves arranjar bilhetes para voces os dois...

Podes dizer que é mais longo e cansativo... ai concordo...
Mas em contrapartida levas para baixo o que queres e o mesmo é valido para voltar...

Mas eu sei que és casmurro e tens ideias concretas... ;)
Por isso faz o que achares melhor...
:D

Eu ca vou continuando a ver do meu lado.... ;)
 
Back
Top