Manutenção existe, quanto mais não seja ao oleo dos travões que é no terceiro ano e aos airbags aos dez. Mas teremos sempre coisas básicas como filtro do habitáculo ou carregamento do AC com uma lavagem incluída. Um check-up ao estado das baterias e ao carro no geral, troca de pastilhas, liquido do parabrisas, um update de software, etc... Deixaremos de pagar 300€ e passaremos a pagar 200€?
Mas quem chegar aos dez com um eléctrico, também terá de pensar em trocar as baterias ou então comprar um carro novo.
Obviamente que estou a especular, não faço ideia do custo.
Vá, hoje em dia já existem alguns postos de carga, inclusive nos hotéis por onde vou parando tb já os vou vendo mas não acredito que seja muito prático para quem viaja muito.
No meu caso que chego a fazer 400 km sem desligar o carro, respeitar horários de chegada e partida, não tenho como andar com um eléctrico. Se calhar até tenho esses postos, mas não tenho disponibilidade para esperar tanto tempo.
Mas esta semana vi uma noticia animadora da Efacec onde demonstrou ser possível carregar um taycan com uma autonomia para 300km em 8 minutos. Os tempos já começam a ser mais aceitáveis.
Link
Pequena nota. É verdade que os Tesla tem uma performance interessante, uma aceleração brutal mas até hoje nunca vi um a passar por mim na AE. E já me cruzei com muitos model S e neste ano, desde o Verão com alguns X. E não são assim tão poucos os que me cruzei. Em menor dimensão já me cruzei com Lambos, ferraris, nissan gtr, lotus, etc e esses sim, quando me cruzo por norma são eles que passam por mim. Isto só me leva a concluir uma coisa, os condutores destes eléctricos vão tão preocupados com as autonomias e onde parar que não podem fazer uma viagem mais "relaxada".