Se não me engano, esses radares detetam as frequências de rádio usadas pela polícia e estou a falar dos rádios de comunicações. Essas comunicações eram usadas entre o radar, ou quem estava entre o radar e quem estava mais à frente a mandar parar. Agora pensem comigo: as viaturas têm instaladas câmaras digitais nas viaturas.... como é que isso pode ser detetável? acham que se com a vossa máquina de filmar forem a filmar isso é detetável? Não me parece.
Em relação ao verniz na matrícula, funciona se for de noite e o flash estiver num determinado ângulo (alinhado e à altura da matrícula)... tal como acontece quando fotografamos em casa com um espelho por perto: se for de frente o flash é refletido e fica a imagem toda branca, se for ligeiramente na diagonal a foto fica boa e o espelho em nada interfere. Ora o flash não está alinhado com a matricula da viatura, está em cima ou de lado (o fixo), portanto a imagem nunca é refletida. Com uma máquina fotográfica facilmente se testa, por exemplo no espelho da casa de banho. O radar móvel é de imagem digital e como tal não necessita de flash. Aliás, à distância a que o flash se encontra não tem grande efeito na imagem. Aquilo tem qualidade suficiente para fotografar ou filmar sem o efeito do flash.