Este guia pretende ilustrar a instalação do módulo Bluetooth original Audi e activação do SDS. A instalação foi feita na minha A4 B6 que no momento da instalação já possuía volante MultiFunções e RNS-E, ambos também montados por mim. O módulo bluetooth pode ser instalado em carros com outros rádios e sem volante multifunções, mas claro está, que algumas das funções não vão poder ser usadas. Apesar de este guia focar a instalação num A4 B6, pode servir como orientação para a instalação em outros modelos como é o caso do A3 8P, tendo claro está que se ter alguma atenção, nomeadamente em alguns pontos da codificação. Poderá também haver algumas diferenças a nível da cablagem relativamente a carros cujo RNS-E já venha montado de origem, uma vez que no meu caso este foi montado à posteriori e ele está ligado ao carro por uma cablagem adaptadora, sendo que irei fazer as ligações nessa cablagem adaptadora e não em nenhuma ficha original.
Por fim, resta dizer que este guia resulta da minha experiência pessoal e o partilho de forma a ajudar outros interessados em fazer esta modificação. No entanto, não me responsabilizo por danos causados nas vossas viaturas, bem como por obterem resultados diferentes dos que obtive, pelo que só o devem seguir este guia por vossa conta e risco.
1) Material Necessário:
Basicamente e de uma forma sumária, são necessário 4 componentes para fazer esta instalação. A saber:
- Módulo BT (8P0 862 335 x) – Onde o
x é uma letra, havendo várias versões.
- Antena BT (8P0 035 503E)
- Micro (8L1 862 373 A)
- Cablagem de ligação
Cuidados que se devem ter na compra do material. Primeiro, comprar o módulo Bluetooth o mais recente possível, visto que quanto mais recente maior será o número de telemóveis suportados pelo mesmo. O ideal é comprar algo de pelo menos 2006. O que eu usei neste DIY foi a versão N, que na altura era a mais recente que existia.
A nível da cablagem, comprar a que se adequa à configuração do vosso carro (tipo de rádio, Bose ou non-bose, etc…). A que usei foi comprada na Kufatec, mas existem outras lojas on-line ou mesmo no ebay se pode encontrar. Sem querer fazer publicidade, fica aqui o link da cablagem comprada por mim:
http://www.kufatec.de/shop/product_...g-Retrofit-Bluetooth-only-for-Audi-A4-8E.html
Adicionalmente, e para além das diversas ferramentas necessárias, recomendo a compra das seguintes coisas:
5 peças de ligação para fazer “shunt” de cabos eléctricos (não sei o nome exacto destas coisas)
2 Audi Repair Pins (Refª 000 979 009)
2) Preparação da cablagem:
Antes de efectuar a montagem propriamente dita, será necessário um trabalho preliminar de preparação da cablagem e respectivas ligações. Pegando na cablagem tenho os seguintes conectores e fios:
É neste ponto que reside uma grande diferença. Caso queiramos só instalar o Bluetooth, é usar a cablagem como vem e preparar as ligações. Caso queiramos activar o SDS também, então teremos de fazer um trabalho adicional. Basicamente passará por cortar a cablagem na zona onde está assinalada com o círculo vermelho. O cabo que vai até á ficha do micro tem 2 fios (positivo e negativo), e o objectivo deste corte é ficar-mos com 4 pontas livres (2 do lado da ficha do micro e 2 do lado da cablagem), de forma a que o micro seja ligado directamente ao RNS-E, e que depois deste é que saiam as 2 ligações para o módulo BT. Serão também nestes 4 fios que vamos usar as 4 pontas dos
Audi Repair Pins que compramos, pois assim será fácil encaixar no respectivo conector.
Após o corte e o trabalho de colocação dos pins ficamos:
Cablagem da ficha do micro
Cablagem principal
Passando esta fase, é altura de fazer as respectivas ligações no cabo adaptador do RNS-E. Mais uma vez o ideal é tirar o cabo para fora da viatura e fazer as ligações calmamente em cima de uma secretária. São tudo ligações simples, mas claro há que ter atenção para não trocar nenhum fio. Sendo assim as ligações a fazer são as seguintes:
As seguintes ligações serão apenas no caso de quem quer activar o SDS. Para isso terá de fazer o corte acima descrito, assim como colocar os respectivos pins nas pontas dos fio. Depois disso será apenas necessário fazer as ligações da seguinte forma:
O cabo que vem da ficha microfone liga directamente ao MIC-IN do RNS-E da seguinte forma:
Do RNS-E sai então a ligação de micro que vai ligar á entrada no módulo BT. Basicamente será ligar as 2 pontas resultantes do corte do cabo do micro e que estão ligadas ao conector BT aos seguintes pinos do Conectro C do RNS-E:
Nos pontos anterior mais uma vez é de referir que se deve ter muita atenção à polaridade e não trocar ligações.
O resultado final da cablagem pronta está nas fotos seguintes.
3) Primeiros testes e configuração via Vag-Com:
Chegamos então a uma parte vital que será não só testar a cablagem, mas sobretudo configurar o módulo no carro via Vag-Com. É aconselhável fazer estes primeiros testes apenas com os componentes ligados e não ainda nos seus lugares definitivos, pois poderá ser necessário rectificar alguma coisa, e convém ter as coisas à mão.
Após ligar as diversas fichas do RNS-E e ficha do módulo BT, estamos prontos para a configuração:
O primeiro passo será ir ao módulo 77 – Telephone, e se tudo correr bem já o veremos no Vag-Com e podemos entrar no mesmo.
Para aceder ao módulo 77, deveremos ir a Select > Electronics 1 > 77-Telephone
Depois de entrar no módulo vamos ao
07-Coding
A configuração que tenho aqui está de acordo com a minha viatura (RNS-E, Volante MF B7, SDS, sem caixa de CD's ou TV-Turner)
No caso tenho
0011802
Fica aqui a explicação ponto por ponto do coding:
00?xxxx:
Aqui coloquei
1, uma vez que possuo um RNS-E.
00x?xxx:
Aqui novamente
1 uma vez que tenho volante MF.
00xx?xx:
Neste ponto coloquei
8 referente ao volante MF.
00xxx?x:
Neste ponto coloquei
0uma vez que o voice control, neste caso SDS, vais ser via a unidade externa -> RNS-E.
00xxxx?:
Neste ponto coloquei
2, ou seja, vou ter as informações referentes ao BT no quadrante em Inglês.
Depois de ter o coding de acordo com a nossa configuração, será fazer save!
Seguidamente e ainda dentro do módulo 77, devemos ir ao
10-Adaptation. Neste ponto iremos configurar alguns definições do módulo BT:
-> Channel 128 (Base Volume)
000 - 0dB (Inalterável)
001 - +1dB (Aumenta 1 dB)
003 - +3dB (Aumenta 3 dB)
006 - +6dB (Aumenta 6 dB)
128 - -1dB (Diminui 1 dB)
130 - -3dB (Diminui 3 dB)
133 - -6dB (Diminui 6 dB)
Eu neste ponto mantive 0, ou seja inalterável.
-> Channel 129 (Time after ignition off)
000 - 30 segundos
001 - 5 minutos
002 - 10 minutos
240 - 20 horas
Eu aqui deixei também a 0 - 30 segundos.
-> Channel 131 (Microphone Sensitivity)
000 - 0dB (Inalterável)
001 - +1dB (Aumenta 1 dB)
002 - +2dB (Aumenta 2 dB)
003 - +3dB (Aumenta 3 dB)
004 - +4dB (Aumenta 4 dB)
005 - +5dB (Aumenta 5 dB)
006 - +6dB (Aumenta 6 dB)
128 - -1dB (Diminui 1 dB)
129 - -2dB (Diminui 2 dB)
130 - -3dB (Diminui 3 dB)
131 - -4dB (Diminui 4 dB)
132 - -5dB (Diminui 5 dB)
133 - -6dB (Diminui 6 dB)
Eu no meu caso também mantive 0 (inalterável) e não noto que preciso de mexer, pois as pessoas ouvem-me bem.
-> Channel 133 (Bluetooth)
0 - Bluetooth OFF
1 - Bluetooth ON
Aqui como é evidente coloquei 1, para ter o BT activo/ON.
-> Channel 134 (Handsfree Function)
0 - Handsfree over BT (a função mãos-livres não requer ter o telefone no cradle)
1 - Handsfree only with mobile in cradle (A função mãos-livres só fica a funcionar após o telefone ser colocado no cradle)
Eu como nem sequer tenho cradle, neste ponto coloquei 0.
-> Channel 135 (Bluetooth PIN)
Default: 1234
Neste canal pode-se definir o PIN para emparelhar o telemóvel com o BT. Por deieto o PIN é 1234.
Também se poderá definir o PIN no próprio RNS-E.
Após este canal temos todo o módulo BT devidamente configurado. De seguida teremos de ir ao módulo do Rádio. Tendo eu um RNS-E, tanto posso ir ao
37- Navigation, como a
56-Radio que é igual. Após entrar no módulo devemos ir a
07-Coding:
Eu tinha antes o coding
0301115, e passei para
0301715
Apenas alterei o digito referente à posição 0xxx?xx. Mais uma vez refiro que o coding apresentado está de acordo com o meu carro, podendo haver variações para outros carros em função do equipamento que têm instalado.
Por fim, a última etapa será ir ao módulo 17-Instruments. Aqui devemos ir ao 10-Adaptation e aceder ao canal 62.
Neste ponto deveremos acrescentar + 2 ao valor que temos neste campo, para que as informações referentes ao telefone comecem a estar visíveis no quadrante.
4) Colocação do Módulo Bluetooth no seu local oem:
Esta última etapa é caso queiramos colocar o módulo BT no seu local OEM quando vem instalado de fábrica.
Esse local é por debaixo da alcatifa na zona que fica um pouco à frente do banco do passageiro da frente (pendura).
Na altura que fiz esta instalação não tirei muitas fotos... fica aqui uma:
Esta alteração obriga a retirar o porta-luvas e pelo menos desaparafusar o banco e incliná-lo para trás.
Para quem não tinha qualquer instalação de telefone, debaixo da alcatifa vai encontrar bastante esferovite que será necessária desbastar para ganhar espaço para alojar o módulo.
Para a sua colocação ó ideal será comprar uma caixa própria e uma espuma de acondicionamento... ficam aqui os parts:
8E0035733B Espuma de acondicionamento módulo BT
8E0 035 619 Caixa módulo BT
8E0 035 613 Tampa da caixa módulo BT
E pronto, penso que é tudo... alguma questão é só colocar que tentarei responder da melhor forma possível!