[DIY] Prensa molas + Amortecedores

Re: Prototipo de prensa molas

Existem 2 tipos de cola a azul para frear médio, que parte com relativa facilidade ao desapertar e a verde que só deve ser usado em peças sujeitas a grandes pressões e movimentos, para tirar já é mais complicado porque ás vezes vem a rosca agarrada.

Mas maior parte das vezes o equipamento novo já trás porcas auto freantes, e nestas deve evitar-se o uso de cola.
 
Re: Prototipo de prensa molas

Agora sugiu uma duvida , na substituiçao dos amortecedores antes de o aplicarmos temos de exercer força no espigão varias vezes para que ele bombeie ? (chama-se a este processo sangrar?)
 
Re: Prototipo de prensa molas

Aqui deixo o DIY da substituiçao dos amortecedores (eles embalados):

Uma foto do aspecto de um deles :

Marca BOGE Automatic

Um aspecto muito importante na desmontagem , optei por nao retirar os braços superiores:

Aqui é onde é apoiado no braço inferior:

Os tres parafusos relativos á fixaçao dos braços superiores no qual decidi nao mexer:

Aqui sim , importante , retirei as borrachas no qual fixam o amortecedor no qual ainda nao tinham sido mexidas ,
porque quem substitui os ultimos decidiu retirar toda a armaçao, eu retirei as borrachas e desenrosquei as duas porcas do amortecedor:

Comecei por desapertar e retirar o parafuso que fixa em baixo o amortecedor , coloquei-o na parte da frente do braço, para quando desenroscasse
a parte superior , só ter de suster e descer o mesmo com cuidado:

Este é o aspecto depois de retirar o amortecedor, a armaçao dos braços fica tal e qual como esta na foto...no lugar:
Nota: as manchas de oleo visiveis sao de spray para ferrugem , para facilitar o desenroscar das rotulas no qual nao foi necessario retirar...

Aqui da para ver como é fixado o mesmo , atraves dos dois parafusos invertidos:

Ja fora do lugar...

Como podem ver sao uns Monroe Sensatrack made in Belgica:

Colocaçao das prensas( só depois de constactar a força exercida pelas mesmas é que tive noçao que as ferramentas caseiras nem
sempre sao as mais indicadas ... devido á falta de eficiencia ao comprimir uma mola com uma força abismal:

Aqui esta o amortecedor ja sem a mola:


Parte de cima do amortecedor e respectiva protecçao :

Colocaçao das molas no qual a rosca foi ate ao fim do curso , sendo a rosca de aço até estava com receio que partisse
pois a rosca já fazia um arco so da pressao da mola:

Mola ja colocada:

Voltar a fixar os dois pernos em cima primeiro :

Fixar em baixo novamente:

Os dois meninos a aguardar viagem para a sucata:

O aspecto dele ja montado :


Nao esquecer que no decorrer da operaçao nao foi descorada a segurança sndo utilizado o macaco , um tripé , e dois barrotes para
nao haver o azar de vir tudo Abaixo :) !
O tempo deste trabalho foi de duas horas feito sem stress , o resultado nao podia ser melhor , a nivel de estabilidade , a curvar , ao arrancar
ao travar superaram as minhas expectativas.
Os amortecedores em questao são da marca BOGE a Gás made in Germany!
O veiculo em questao é uma Audi A4 B5 Motor AFN Quattro de 1998 :
O proximo DIY sera os de tras :)
Com o pouco que sei espero ter ajudado em alguma coisa nem que seja nas duvidas que possam surgir assim ficam elucidados! Abraço!

Aqui deixo uma foto da suspensao muito similar deste veiculo:
 
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