[DIY] Troca de Cullman por Modulo BT em A4 8E

Desculpem lá o desenterranço mas... Bom, já que segui este DIY, acho melhor colocar aqui a questão em vez de criar um novo tópico.

Ora bem... Comprei um módulo BT no ebay, com antena. Comprei o adaptador da kufatec na loja deles e hoje toca a esventrar o carro.

Liguei tudo muito direitinho. O telefone reconhece o bluetooth do carro, emparelha, faz chamadas, recebe chamadas,... Etc. Tudo impecável.

Porém, quando ligo a K-Line ao rádio (concert II, pino 3 da ficha da energia - K BUS), o VAG-COM reporta imediatamente K2 Line Short to Ground.

O módulo bluetooth funciona impecavelmente... Mas queria poder codificar, fazer diagnóstico,... E sem a K-Line não dá.

Há alguma razão para poder estar a dar Short to Ground? De fácil resolução, claro...

Vi que há um canal da adaptation que fala em Diagnosis via K-Line, no módulo bluetooth... Poderá estar desactivado? Em caso de estar, como é que posso activar, sem ter de desmontar tudo e meter noutro carro...?

Abraço
 
e tens a certeza que tens de ir ligar a K-Line do modulo ao Radio?
Pior do casos tens a K-Line do modulo queimada...
 
e tens a certeza que tens de ir ligar a K-Line do modulo ao Radio?
Pior do casos tens a K-Line do modulo queimada...

Sim, nos B6 os módulos comunicam, na generalidade, por K-Line. Sem a K ligada o vag não "vê" o bluetooth. Com a K ligada, dá K2 Short to Ground :(

Se estiver queimada, há alguma forma de comprovar isso?

Abraço e obrigado
 
O mais provavel é que o pino da K-line na ficha do modulo bluetooth esteja errado / mal ligado (por erro da Kufatec). Verifica se está encaixado na ficha no pino nr 15.
 
O mais provavel é que o pino da K-line na ficha do modulo bluetooth esteja errado / mal ligado (por erro da Kufatec). Verifica se está encaixado na ficha no pino nr 15.

Eu também pensei nisso. Mas estou com uma preguiça de desmontar aquilo tudo novamente... Vou rezar 3 pais nossos e 7 avé marias para aquilo fazer auto-healing até eu ganhar coragem para desmontar tudo novamente. :D
 
Já agora, ELFuracon, podes dizer-me também a pinagem do Can-H e do Can-L? Eu posso procurar, mas se souberes de cor poupavas trabalho.

Obrigado


edit:
Nevermind, já descobri.

15 - K-Line
17 - Infotainment CAN High
18 - Infotainment CAN Low
 
Last edited:
No módulo 77:

00xx?xx: Installation List
1 = Diagnostics via CAN
2 = Multi-Function Steering Wheel, Diagnostics via CAN
3 = Head Unit (e.g. RNS-E), Diagnostics via CAN
4 = Multi-Function Steering Wheel, Head Unit (e.g. RNS-E), Diagnostics via CAN
5 = Diagnostics via K-Line
6 = Multi-Function Steering Wheel, Diagnostics via K-Line
7 = Head Unit (e.g. RNS-E), Diagnostics via K-Line
8 = Multi-Function Steering Wheel, Head Unit (e.g. RNS-E), Diagnostics via K-Line

O meu problema poderá estar em ter o diagnostics via k-line desactivado? Se estiver resulta neste problema (short to ground na K2)? E se estiver e resultar neste problema, como posso reactivar?
 
Duvido...se ele esta a dizer "Short To Ground" é porque a linha esta em curto...
Não acredito que ele ao ter essa opção desativada va meter a linha K em Curto
Eu fazia como o elfuracon disse, verificar a cablagem/pinos das fichas...se estiver tudo certo ou tens a linha K do modulo queimada ou ainda existira outro problema...

@Elfuracon
So por acaso, não se pode ligar a linha K diretamente a ficha OBD para testar a mesma?
 
Duvido...se ele esta a dizer "Short To Ground" é porque a linha esta em curto...
Não acredito que ele ao ter essa opção desativada va meter a linha K em Curto
Eu fazia como o elfuracon disse, verificar a cablagem/pinos das fichas...se estiver tudo certo ou tens a linha K do modulo queimada ou ainda existira outro problema...

@Elfuracon
So por acaso, não se pode ligar a linha K diretamente a ficha OBD para testar a mesma?

Obrigado BlueA4 :)


Estive a pesquisar na net e, caso a K-Line estivesse desactivada, simplesmente o módulo ficava invisível ao VAG. Mas não fica... Muito pelo contrário, dá o curto.

Já agora, o módulo veio da inglaterra, de uma S4 B6 de 2004. O vendedor dizia na auction que caso fosse para montar num A3 ou num TT seria necessário recodificar primeiro. Vi isto há 5 minutos... Vou assumir que, de facto, está codificado para usar K-Line como é suposto.


A ver se no fim de semana tenho tempo para desmontar aquilo e verificar se está tudo bem ligado. Até lá anda com a K desligada do rádio e pronto.



Mais uma pergunta... Há alguma forma de regular o volume da chamada? Eu tenho o volume do telefone no máximo mas o som que sai das colunas é tão baixo que nem sei... Com o carro desligado e parado ouve-se muito bem. Mas a andar depressa na AE é claramente insuficiente.

Rodando a rodinha do rádio não faz nada... :S O rádio é, como acho que já referi, um Concert II.
 
Last edited:
Para isso tens de ter a k-line ligada para poderes alterar o volume das chamadas com o vag. Penso que seja assim...

Eu sei que dá para aumentar com o VAG (até +6dB) mas... Xi, se de facto só der para mudar assim é a coisa mais idiota que existe!

Configuro para falar com a minha mãe, oiço bem. Depois ligo ao meu avô que já é velhinho e tenho de o meter em espera para ligar o vag e aumentar o volume :S

O rádio não amplifica o som que vem do bluetooth? :S
 
Mas dá para aumentar e diminuir o volume no tlm...

Sim, isso sim. Mas é parvo na mesma. Um mãos livres que exige mexer no telefone para tudo excepto para falar :S

Volta Nokia 7110, estás perdoado :p



Agora a sério, não é suposto dar para regular o volume na rodinha do concert?
 
Podes regular o volume das colunas pela rodinha do som, sim, mas agora a "Sensibilidade" do micro, so com o Vag-Com
No meu Leon, como RNS, assim que recebo uma chamada ele corta a fonte que esta a tocar e liga a do telefone, e se mexer na rodinha ele aumenta o som, mas agora o do micro so mesmo com o vag ,pelo o menos eu fiz assim e até agora não encontrei outra maneira
 
Podes regular o volume das colunas pela rodinha do som, sim, mas agora a "Sensibilidade" do micro, so com o Vag-Com
No meu Leon, como RNS, assim que recebo uma chamada ele corta a fonte que esta a tocar e liga a do telefone, e se mexer na rodinha ele aumenta o som, mas agora o do micro so mesmo com o vag ,pelo o menos eu fiz assim e até agora não encontrei outra maneira

Bom, a rodinha do som não faz nada ao som (volume) da chamada. O micro está bom, mas o som que sai das colunas é mesmo baixo. Já agora, sim, a rodinha do rádio faz variar o volume do rádio, CD e caixa de cds... Do telefone é que não.

Talvez tenha de ter a K-Line ligada... Vamos a ver :S
 
Back
Top