Eu acho que voces estão a levar para um campo um tanto ou quanto triste.
Eu não gosto de fumo, nem que o meu carro precise de tanto gasóleo para debitar os cavalos que se quer debitar, por norma, para quem perguntou qual a piada nisso, os utilizadores não querem fumo, mas no entanto é necessário , que os ditos injectores debitem muito mais gasóleo e por sua vez, e consequencia sáia muito mais fumo.
Quanto a questão do por uma ou duas a abaixo e sai fumo, é relativo, por acaso até, para quem não sabe, tem mais tendência a encher-se de fumo, quando se aperta o acelerador sem reduzir a mudança, visto que vai injectar muito mais gasóleo.
Quanto as inspecções, nos carros a gasóleo mede-se a opacidade. Já vi ibizas dessas a passar, sem pagar qualquer extra. E o fumo tava lá.
Nos carros a gasolina é outra conversa (o mesmo acontece com o catalizador).
Não adoro o fumo, nem sou fã. Mas sei que para certos cavalos é necessário um excesso de débito de gasóleo.
É pesar na balança, acho é certos comentários, um pouco ridículos , mas é o típico português. Tem de exagerar em tudo.
Acho engraçado, muitos dos que comentam a estupidez do fumo, andavam a algum tempo a gozar com a morte de pessoas na estrada, acho isso, muito mais abusivo nos campos da estupidez.
Mas todos temos o direito a opinião.
just my 2 cents , do pouco que sei