Pc_WinBoard disse:
A explicaçao k vais arranjar ja eu sei qual é.... agra os desenhos, a ver se os fazes exemplificando numa curva...
Se formos pelo peso, entao os carros com motor a retaguarda deviam travar mais atrás... e isso nao acontece...
Alem disso, se fossemos pelo peso, entao continuava a usar-se tambores atraz...
E mais informo que em carros com assistencia a travagem e distribuição electronica do sitema de travagem, podem, mediante as condições, passar a força de travagem toda para traz e nem seker travar a frente...
Logo, se um carro é estudado para travar as 4, a distribuição é feita de forma a ter um melhor comportamento possivel... por isso a melhor maneira de fazermos mods é melhorar o original nao eskecendo o funcionamento logico das oisas...
Em numeros pequenos... 20 a frente e 10 a tras.. se aumentamos a frente para 40, a traz tem k ser obrigatoriamente aumentado para 20.... e so assim as coisas podem funcionar a 100%...
mas isso que tás a dizer ..é o que todos tamos a dizer ... podes aumentar atras ..desde que mantenhas a relação de travagem .. ora se tu próprio dizes que aumentanto 20 a frente..pode-se aumentar 10 atras por exemplo ..não percebo o porque das tuas duvidas ...
estamos aqui a discutir o porquê de não aumentar so atrás por exemplo .. ou porquê que nao se deve colocar muito maior atrás...
o facto de não usar-mos tambores é que com o aquecimento ..o metal dilata, e os tambores expandiam, logo as maxilas não conseguiam "tocar" de forma igual nos tambores, logo perdemos poder de travagem, com os discos acontece o contrário ..com o calor o disco dilata aproximando-o das pastilhas de travagem o que não nos faz perder poder de travagem
em carros com motor na retaguarda, nao se traduz numa maior travagem atrás, mas traduz-se num menor rácio em relação á frente ..continua a travar mais na frente ... mas os traseiros tem maior poder também .. por exemplo em vez da distribuição estar a 70%/30%, fica em 60/40
esses casos de travagens electrónicas, ja se fala em casos de controlos de tracção etc etc etc etc que isso acontece só em casos especiais
o que tem que acontecer num sistema de travagem, é que tem que anular as forças intervenientes no carro...
em que
f1n1 e f2n2 representa a força normal no eixo frontal e traseiro e W representa o peso do carro
segundo a lei de newton
uma vez que nao existe rotação no veiculo as forças devem ser 0, se o centro de gravidade (CG) é usado como ponto de rotação, entao a força normal no pneu da frente produz um binário no sentido dos ponteiros do relogio, ao mesmo tempo a força normal traseira produz um binário em sentido contrário ao dos ponteiros do relogio, nota que B2+B2 = B, a "roda base". ora isto em relação a h, é que dá o veredicto final pois dá a altura final do CG ao chao, adicionando no sentido dos ponteiros do relógio e subtraindo os contrários (onde f1 e f2 sao coeficientes de atrito):
se forem resolvidas em ordem a N1 e N2:
as percentagens de peso no eixo traseiro e frontal podem ser obtidos dividindo por W e multiplicando por 100%. se juntamente dividir-mos o numerador e o denominador por B, a "roda base", entao as percentagesn podem ser expressas por:
isto vai-te dar a percentagem de travagem que podes ter no teu veiculo no eixo da frente e no eixo de tras em relação ao poder de travagem total...
ora se a percentagem do eixo frontal for superior à do eixo traseiro (e mesmo que colocando kits de travagem melhores e maiores, o que faz aumentar essa percentagem) faz com que h (representado no desenho acima) varie no sentido dos ponteiros do relógio, o que se traduz na linguagem corrente (afocinhamento do carro), apesar do rácio (frente/trás) não ser o indicado, não transmite perigo para o carro pois este não perde atrito no eixo frontal o que mantém o carro na direcção pretendida
se aumentar-mos muito o poder de travagem traseiro vai fazer com que h varie no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio, o que se traduz numa perda de atrito nos pneus da frente o que pode provocar despistes por exemplo, um sistema de travagem maior atrás significa que a roda de trás vai parar em menos tempo que anteriormente, se o sistema da frente não for melhorado, a roda de trás vai parar primeiro que a da frente, colocando o carro em situação de perigo por motivos mencionados ja anteriormente, pois o poder de travagem não está distribuído devidamente
deve-se melhorar o sistema de travagem traseiro? sim, deve-se desde que se melhore o frontal e se mantenha a relação/ rácio de travagem
é importante melhorar o sistema de travagem traseiro, após ter melhorado o frontal ?! não, pois não se está a colocar o carro em situação de perigo. apesar que é aconselhado mudar para manter o rácio de travagem nos eixos