Duvidas e ajuda com o meu velhinho 8l

A fuga pode ser numa falange que liga ao bloco, sendo uma zona quente é difícil detectar a fuga, da uma vista de olhos nessas falanges, se a sofagem não da muito quente, provavelmente radiador da sofagem entupido, problema comum nesse modelo e A4

Update
A fuga é pelo oring do termostato…. Foi dificil dar com aquilo mas efetivamente a fuga é daí

Substitui, mas continua a não vedar a 100%. Pelo que pesquisei o termostato agarra na falange com o oring e depois aperta tudo no bloco, mas a minha falange parece meio gasta no interior e não agarra o termostato. Por uns videos que vi o termostato entra a 45 graus e depois ao rodar é que segura a falange…. Amanha ja tenho uma falange para testar isso
Se não resultar não sei o que poderei fazer mais


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Update
A fuga é pelo oring do termostato…. Foi dificil dar com aquilo mas efetivamente a fuga é daí

Substitui, mas continua a não vedar a 100%. Pelo que pesquisei o termostato agarra na falange com o oring e depois aperta tudo no bloco, mas a minha falange parece meio gasta no interior e não agarra o termostato. Por uns videos que vi o termostato entra a 45 graus e depois ao rodar é que segura a falange…. Amanha ja tenho uma falange para testar isso
Se não resultar não sei o que poderei fazer mais


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
No módulo engine, tens de la ter a ventoinha. Procura. Não me recordo onde, mas tem lá. Depois, o facto de funcionar com ac não tem a ver, pois podes ter a relé de comando com defeito e teres uma velocidade a funcionar e outra não.
A falange, gasta, nunca vi. Pode é ter corrosão na face, mas bem limpa e lixada deve ficar bom. Se vês que o oring não veda, verifica se tens o oring correcto.
Há o redondo e há o quadrado. Uns mais altos, outros simétricos. Solução há sempre.
 
No módulo engine, tens de la ter a ventoinha. Procura. Não me recordo onde, mas tem lá. Depois, o facto de funcionar com ac não tem a ver, pois podes ter a relé de comando com defeito e teres uma velocidade a funcionar e outra não.
A falange, gasta, nunca vi. Pode é ter corrosão na face, mas bem limpa e lixada deve ficar bom. Se vês que o oring não veda, verifica se tens o oring correcto.
Há o redondo e há o quadrado. Uns mais altos, outros simétricos. Solução há sempre.

Tinha corrosão, , o oring parece-me igual ao que estava, redondo e foi comprado na audi mas como amanha vou buscar a falange falo nesse pormenor

Sabes onde se encontra o rele que controla as ventoinhas?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Podem confirmar quem souber se é este o rele da ventoinha para o 8l?
4f6e40f6e45d5de1b11c82fe6ef4fa36.jpg


Ou poderá ser este o modulo?
9855042d8b119af6be25c7cfb15265ac.jpg


Resumindo, termostato mudado, fuga resolvida com nova falange, a antiga esta quebrada por dentro
Sensor de temp novo.

Sistema purgado.

Agora, fui testar em estrada, em andamento a temp sempre nos 90 e liquido de refrigeração a nao ultrapassar os 92, 89,90,88,87… oscilando por estes valores
Cheguei a casa com a temp nos 96, deixei ir ate 106 e as ventoinhas nunca disparam e no painel de instrumentos o ponteiro passou dos 90…

Como posso verificar o que está a bloquear o seu arranque, a cablagem e fichas parecem-me bem, ambas funcionam quando ligo o AC, [emoji17]

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Last edited:
Podem confirmar quem souber se é este o rele da ventoinha para o 8l?
4f6e40f6e45d5de1b11c82fe6ef4fa36.jpg


Ou poderá ser este o modulo?
9855042d8b119af6be25c7cfb15265ac.jpg


Resumindo, termostato mudado, fuga resolvida com nova falange, a antiga esta quebrada por dentro
Sensor de temp novo.

Sistema purgado.

Agora, fui testar em estrada, em andamento a temp sempre nos 90 e liquido de refrigeração a nao ultrapassar os 92, 89,90,88,87… oscilando por estes valores
Cheguei a casa com a temp nos 96, deixei ir ate 106 e as ventoinhas nunca disparam e no painel de instrumentos o ponteiro passou dos 90…

Como posso verificar o que está a bloquear o seu arranque, a cablagem e fichas parecem-me bem, ambas funcionam quando ligo o AC, [emoji17]

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Alguma sugestão pessoal?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Mas eu tentei, no vagcom surge esta info:
84648d1747a4df7d2d0fc64e53ebd3a0.jpg

0f9a775bd6b277eeb7ad759456872931.jpg

Isto é erro da ventoinha ou esta função não estar ativa? Eu interpretei como não estando ativa


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Posso estar a pensar mal. Mas Julgo de deveria dar. Pelo menos de 98 em diante.

Mediste o que disse da corrente e massas? Foste ver o relé? (Se não sabes qual é, activas o ac é ouves o mesmo a atracar.
E atenção que a ventoinha não tem de disparar porque paraste o motor e estas a ler 106C°. Até porque deves ter 2 sensores de temperatura independentes.
 
Last edited:
Posso estar a pensar mal. Mas Julho de deveria dar. Pelo menos de 98 em diante.

Mediste o que disse da corrente e massas? Foste ver o relé? (Se não sabes qual é, activas o ac é ouves o mesmo a atracar.

É de março 98

E a que temp dispara a ventoinha? Mas mesmo que esteja bem, o ponteiro subiu e passou os 90 …., em 24 anos foi a primeira vez que vi isso acontecer[emoji20]

Era isso que vos tinha perguntado, como testar o relé, assim mais logo já vou testar

O fusivel, por cima da bateria parece-me bem mas vou trocá-lo na mesma, limpar bem essa zona e colocar novo
 
Mas eu tentei, no vagcom surge esta info:
84648d1747a4df7d2d0fc64e53ebd3a0.jpg

0f9a775bd6b277eeb7ad759456872931.jpg

Isto é erro da ventoinha ou esta função não estar ativa? Eu interpretei como não estando ativa


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Estranho essa função não estar avaliada, correste todas as funçoes?
 
Estranho essa função não estar avaliada, correste todas as funçoes?

Todas. Acho mais estranho é aparecer o aviso que a ventoinha vai rodar mas depois dá o erro a dizer que a função não está disponível….será mesmo erro ou havendo um problema nesse teste dá essa mensagem?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Todas. Acho mais estranho é aparecer o aviso que a ventoinha vai rodar mas depois dá o erro a dizer que a função não está disponível….será mesmo erro ou havendo um problema nesse teste dá essa mensagem?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Pois aí está a questão, o ideal é levares a um electricista aito
 
Queres ver sem fazer. Queres mexer na relé sem medir.
Multímetro e busca pólos. Nada a olho. Tudo trabalhado e medido. Não precisas trocar fusível nenhum, por motivo nenhum a não ser estar rebentado ou totalmente corroido.
Mede as correntes e massas.
 
Para a semana o a3 vai para a oficina, mas antes disso o teste com o vagcom para ver se as ventoinhas arrancavam e nada, não dá nenhum erro mas não arrancam. Desmontei o inferior do volante para ver se ouvia algum rele a atracar e nada, substitui por um novo e experimentei novamente e nada, nem erro nem ventoinhas a funcionar
Depois de pesquisar mais um poico encontrei um topico do rockyboy onde o problema identico se resolveu mudando a caixa dos fusiveis que está por cima da bateria, sera que pode passar por ai?

Já tive em tempos o fusivel da ventoinha queimado, pergunto só uma coisa, se esta zona estiver a fzer mau contacto a ventoinha funciona na mesma quando ligo o AC?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Para a semana o a3 vai para a oficina, mas antes disso o teste com o vagcom para ver se as ventoinhas arrancavam e nada, não dá nenhum erro mas não arrancam. Desmontei o inferior do volante para ver se ouvia algum rele a atracar e nada, substitui por um novo e experimentei novamente e nada, nem erro nem ventoinhas a funcionar
Depois de pesquisar mais um poico encontrei um topico do rockyboy onde o problema identico se resolveu mudando a caixa dos fusiveis que está por cima da bateria, sera que pode passar por ai?

Já tive em tempos o fusivel da ventoinha queimado, pergunto só uma coisa, se esta zona estiver a fzer mau contacto a ventoinha funciona na mesma quando ligo o AC?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A ventoinha liga quando ligas o AC?
 
Back
Top