Erro admissão

Boas. Após acender a luz de motor liguei à máquina e deu os seguintes erros:

2 Faults Found:
7859 - Intake Manifold Flap Position Sensor (Bank 1)
P2015 00 [175] - Implausible Signal

5359 - Intake Manifold Flap Position Sensor (Bank 1)
P2016 00 [032] - Short to Ground


Serão as borboletas do coletor ou será o actuador que fica cá fora?
Não consegui fezer o Adaptation. Mas acho que se as borboletas estiverem presas não dá para fazer o teste, certo?

Antes de acender a luz, foi feita limpeza na EGR. Há possibilidade de ter empurrado carvão para a admissão?
OBS: o coletor é em alumínio, por isso creio que não é o risco de as borboletas partirem, correto?

Agradeço desde já os contributos.
 
Tirante do actuador que partiu.
Na altura abri um tópico com as peças para resolver o problema, já meto aqui.

Tens 2 hipóteses.
-Colector completo novo, ou seja…€€€€€
-kit de reparação que custa 10% do valor do colector. (E colocar o batente para evitar voltar a ter problemas)

Em todos os casos tem de se tirar o colector fora, o que dá o seu trabalho.

As borboletas em princípio não partem, mas convém ver como estão quando desmontarem o colector.

Edit:


E até ver, o Diabo seja surdo, continua a funcionar sem problema.
 
Tirante do actuador que partiu.
Na altura abri um tópico com as peças para resolver o problema, já meto aqui.

Tens 2 hipóteses.
-Colector completo novo, ou seja…€€€€€
-kit de reparação que custa 10% do valor do colector. (E colocar o batente para evitar voltar a ter problemas)

Em todos os casos tem de se tirar o colector fora, o que dá o seu trabalho.

As borboletas em princípio não partem, mas convém ver como estão quando desmontarem o colector.

Edit:


E até ver, o Diabo seja surdo, continua a funcionar

Fdx. Espero mesmo que seja só folga no atuador.
É 1/4 do preço do coletor completo.
Esta semana já vou testar.
Mas será que não poderá mesmo ser carvão. É que não tinha luz nenhuma. Meti o carro na revisão e deu-se uma limpadela na egr. Um dia depois, dá este erro..
 
Fdx. Espero mesmo que seja só folga no atuador.
É 1/4 do preço do coletor completo.
Esta semana já vou testar.
Mas será que não poderá mesmo ser carvão. É que não tinha luz nenhuma. Meti o carro na revisão e deu-se uma limpadela na egr. Um dia depois, dá este erro..
E não mexeram na admissão?
É que é estúpido limpar a egr sem limpar a admissão. Faz parte do processo. Ou ter deixaram lixo dentro, ou te estragaram a admissão (não que tenham culpa, pois muitas ganham folgas ou partem) ou simplesmente tens mau contacto na ficha ou cabos quebrados ou descarnados. Há que verificar.
 
E não mexeram na admissão?
É que é estúpido limpar a egr sem limpar a admissão. Faz parte do processo. Ou ter deixaram lixo dentro, ou te estragaram a admissão (não que tenham culpa, pois muitas ganham folgas ou partem) ou simplesmente tens mau contacto na ficha ou cabos quebrados ou descarnados. Há que verificar.
Boas.
A limpeza não é que precisasse. Não precisava. Tinha uns reaíduos mas nada de extraordinário, espreitou-se para ver e levou umas sprayzadas. Mau contacto na ficha do atuador não é, foi a primeira (e única até agora) coisa a testar.
 
No meu caso foi semelhante, EGR e colector fora para trocar o termostato, limpeza geral a tudo.
Andou 1 mês e pouco até partir a haste…resumindo…toca a tirar tudo novamente.
@moralez tenta dar uma vista de olhos ao tirante das borboletas e vê se não está meio desencaixado, se estiver já sabes o que é.

Eu na altura troquei o tirante e meti logo o batente para prevenir a questão da folga e não ter o trabalho todo novamente um dia mais tarde.
 
No meu caso foi semelhante, EGR e colector fora para trocar o termostato, limpeza geral a tudo.
Andou 1 mês e pouco até partir a haste…resumindo…toca a tirar tudo novamente.
@moralez tenta dar uma vista de olhos ao tirante das borboletas e vê se não está meio desencaixado, se estiver já sabes o que é.

Eu na altura troquei o tirante e meti logo o batente para prevenir a questão da folga e não ter o trabalho todo novamente um dia mais tarde.
4a feira já vou fazer o teste a ver o que se passa realmente.
Entretanto....
Ontem apaguei o erro.
Hoje de manhã peguei na carrinha sem problemas, fiz cerca de 30 km para o trabalho. AE e cidade. 0 problemas. Estacionei e a luz não acendeu.
Agora, ao fim da tarde, mal meto a trabalhar, acende a luz. Sem sequer tocar no acelerador.
É estranho ou normal?
Não noto nada no comportamento do motor, puxa bem, mantém velocidade, relanti regular, tudo ok aparentemente...
 
É normal.
O carro continua igual, poderás notar alguma alteração em acelerações, mas é uma coisa mínima.
Quando apagas o erro o atuador anda ali uns tempos para a frente e para trás a procura dos fim de curso, até que regista o erro novamente.
Até podes andar com isso assim,o problema é que o FAP não regenera por ter um erro registado (Salvo erro)
 
É normal.
O carro continua igual, poderás notar alguma alteração em acelerações, mas é uma coisa mínima.
Quando apagas o erro o atuador anda ali uns tempos para a frente e para trás a procura dos fim de curso, até que regista o erro novamente.
Até podes andar com isso assim,o problema é que o FAP não regenera por ter um erro registado (Salvo erro)
4a já faço o despiste.
Mas sera que desmontar o coletor é assim tão trabalhoso como dizem? Encontrei um video no Tubas de um gajo a desmontar aquilo e o video não tem 15 min. Sem cortes. Num motor igual.
 
O colector não demora muito a sair, no A3 se calhar é mais complicado porque ha menos espaço (No teu caso o motor é longitudinal, a coisa muda)
E tenho a ideia que no meu é preciso tirar a régua dos injectores assim como os tubos dos mesmos porque a régua fica mesmo por cima dos parafusos do colector.
 
Bem. O atuador parece estar a funcionar como deve. Antes de começar a gastar dinheiro vou pela opção mais barata: limpeza do coletor com ultrassons.
Se a haste esta bem encaixada (Em principio nunca salta fora porque tem uma mola na ponta) pode ser so folga e o batente resolve a questão .
No entanto, se vão tirar o colector fora, arranja o batente antes para o meter quando tiverem aquilo tudo fora.
 
Se a haste esta bem encaixada (Em principio nunca salta fora porque tem uma mola na ponta) pode ser so folga e o batente resolve a questão .
No entanto, se vão tirar o colector fora, arranja o batente antes para o meter quando tiverem aquilo tudo fora.
À partida já tou safo. Se o problema for carvão a limpeza resolverá. Se for no atuador, também já me safei pois arranjam-me um novo de origem a custo 0 .
Se for mesmo no coletor é que já muda de figura. Lol
 
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