ESP

Bom, entao é o seguinte...

Se n aparece simbolo no CB é pk o ESP ta activado.
Se aparece ao carregar no botao ESP e aparecer o simbolo é pk ta desactivo.

Sendo assim ha algo k eu n entendo, ainda hoje fui testar essa situaçao e ao acelerar em 1ª a fundo ate o carro derrapar, isto com ESP activo, a luz acendeu.se no CB.

Ora pela logico, ou pela minha logica, se o carro se encontra numa situaçao anormal, 1ª a fundo ou algo do genero era qd o ESP deveria actuar e n desligar.se.
Pois se numa situaçao dessas a luz no CB se acende ( dps apagou.se logo) é pk ele se desactiva.
Isto leva.me a crer (eu k n entendo nada disto) k ao carregar no botao e a luz tiver acesa ai é k o ESP ta activo e nao o contrario.
 
Tuga78 disse:
Bom, entao é o seguinte...

Se n aparece simbolo no CB é pk o ESP ta activado.
Se aparece ao carregar no botao ESP e aparecer o simbolo é pk ta desactivo.

Sendo assim ha algo k eu n entendo, ainda hoje fui testar essa situaçao e ao acelerar em 1ª a fundo ate o carro derrapar, isto com ESP activo, a luz acendeu.se no CB.

Ora pela logico, ou pela minha logica, se o carro se encontra numa situaçao anormal, 1ª a fundo ou algo do genero era qd o ESP deveria actuar e n desligar.se.
Pois se numa situaçao dessas a luz no CB se acende ( dps apagou.se logo) é pk ele se desactiva.
Isto leva.me a crer (eu k n entendo nada disto) k ao carregar no botao e a luz tiver acesa ai é k o ESP ta activo e nao o contrario.

A luz do ESP quando acende, no caso em que falaste de ele derrapar é a avisar-te que o ESP esta a "actuar" e que estas numa situação "perigosa" em que o ESP teve que agir, por isso é que ele te avisa para não "pisares o risco" !!! ;)
Se a luz do ESP estiver sempre acessa quando carregas no botão, não é a dizer-te que esta ligada, mas sim o contrario, esta a avisar-te do perigo de teres desligado!!!
 
ok ta certo.
Mas dsc k te diga isso n tem logica, ora se eu carrego ( supostamente desligar) no botao a luz acende, ora se tou numa situaçao de perigosa ela acende tb. So posso concluir se ela se acende numa situaçao perigosa dizendo.me k ta a actuar é pk supostamente anteriormente tava desligada e agora liga ( em perigo).
Sendo assim tando sepre ela ( luz) acesa indica.me k ta sempre activo.

O k tou a dizer para os entendidos pode n fazer sentido, mas eu n consigo assimilar essa logica. Ha qq coisa ai k n condiz. :roll:
 
Tuga78 disse:
ok ta certo.
Mas dsc k te diga isso n tem logica, ora se eu carrego ( supostamente desligar) no botao a luz acende, ora se tou numa situaçao de perigosa ela acende tb. So posso concluir se ela se acende numa situaçao perigosa dizendo.me k ta a actuar é pk supostamente anteriormente tava desligada e agora liga ( em perigo).
Sendo assim tando sepre ela ( luz) acesa indica.me k ta sempre activo.

O k tou a dizer para os entendidos pode n fazer sentido, mas eu n consigo assimilar essa logica. Ha qq coisa ai k n condiz. :roll:

:lol:
Percebo a tua lógica, mas foi assim que os "engenheiros" quiseram! :green:
Se vires pelo outro lado da questão também tem lógica ser assim, ora pensa um pouco comigo agora... a luz fica acessa sempre que há perigo, logo quando a desligas no botão a luz avisa-te do perigo do ESP estar desligado, se o ESP estiver ligado e vais a andar e numa curva o carro te foge, a luz acende-se a dizer que houve um perigo de derrapagem, apesar do ESP estar activo, mas é como um aviso a dizer-te "tem cuidado!!"
É como todas as outras luzes que tens no quadrante, só se acendem em caso de perigo, seja porque há algum defeito ou perigo!!! ;)
Um abraço
 
ok, se é assim eu acredito.
Agora diz.me uma coisa, caso faça uma curva em k a luz se acenda , quer dizer k o sistema impede o carro de derrapar ou somente me avisa k tou numa situaçao perigosa?

é k fiz um teste de arrancar em força com ele ligado e outra vez desligado e o resultado foi o mesmo.
 
Indica que impede que o carro fuja, ou melhor, indica que teve que corrigir a rota do carro!!! O arrancar, estas a tentar que ele patine, o que interage é o controlo de tracção no teu caso ou o ASR (no meu caso por exemplo). Eu por exemplo na minha Audi só tenho ASR, tu tens o ESP, que é um conjunto de sistemas de segurança, inclui algo parecido com o ASR (exemplo: arrancas em força e ele evita que as rodas motrizes patinem e ganhem tracção) (o pessoal que sabe mais me corrija) e o chamado ESP que serve essencialmente para te corrigir a rota do veiculo caso ele fuja da mesma (exemplo: numa curva em que a traseira te foge)!!!
 
bem, se ele evita patinar, isso n aconteceu pk ele patinou com e sem ESP.

Relativamente a corrigir a rota sera k isso acontece na pratica ou so na teoria? Sinceramente!!??
 
Tuga78 disse:
bem, se ele evita patinar, isso n aconteceu pk ele patinou com e sem ESP.

Relativamente a corrigir a rota sera k isso acontece na pratica ou so na teoria? Sinceramente!!??

Digamos que funciona em pelo menos 80% dos casos
os outros 20% nem te apercebes que ele faz alguma coisa :P
 
entao digamos k se eu for a "abrir" qb, numa curva em k ele se active o carro n da de cu nem vai as ortigas , certo?
 
Tuga78 disse:
entao digamos k se eu for a "abrir" qb, numa curva em k ele se active o carro n da de cu nem vai as ortigas , certo?
Não conviava tanto no ESP ;) Ele corige a rota dentro dos possiveis (as sucatas estão cheios de carros equipados com esp e vê se bem os estragos).
 
No meu passat num arranque a abrir, com o esp ligado, o carro começa a esgravatar, mas passado 1 segundo, 2 no maximo, corta logo o binario e segue o arranque sem as deixar patinar mais, com a respectiva luzinha a piscar no quadrante. Na mesma situação com o esp desligado ele não para de esgravatar.

Quando o carro ta a patinar no gelo, ou quando esta enterrado na areia tb ajuda bastante, porque ao evitar que a roda ande em seco, permite que o carro va saindo da situação aos poucos. Isto ja eu comprovei quando passei um monte de gelo numa pequena rampa que tinha uns 4 cms de gelo na serra da estrela, e o carro subia a tal rampa aos poucos sem sequer começar a patinar.

Por mim, aprovado, mas tal como ja foi referido, o esp não faz milagres!!! ;) ;)

E ja agr aproveito para perguntar aos mais entendidos as difernças mais significativas entre o esp e o asr, e que o audi que adquiri agora so tem o asr... :?: :?:

Cumps 8)
 
Rcmatias disse:
E ja agr aproveito para perguntar aos mais entendidos as difernças mais significativas entre o esp e o asr, e que o audi que adquiri agora so tem o asr... :?: :?:

Cumps 8)

Eu tambem adquiri agora um Audi só com ASR, e o ASR pelo que me deu a entender é um género de controlo de tracção para que no arranque o carro não patine nas rodas motrizes, é um género de anti-patinagem!!!

Em relação ao ESP, eu nunca tive um carro com ESP, tenho um bom amigo que tem uma Laguna das novas e tras ESP de orgiem, graças a deus, porque o homem é um tresloucado a conduzir, e sempre que andei com ele a pendura, é cada curva cada ESPezada! :lol: Aquele sim pode dizer que dá bom uso ao sistema...até um dia...!!! :P
Se realmente o ESP é eficaz ou não, se realmente faz alguma coisa...sinceramente não sei, mas acredito que sim, senão esse meu amigo já não deveria ter a Laguna! :green:
 
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