excesso de pressão no circuito de refrigeração

Com esses sintomas algo esta a estrangular o circuito de refrigeracao, com tudo que ja foi feito. as ventoinhas ligam quando ele esta quente e que temperatura ele atinge no manometro.

Vou aproveitar para informar que não exerço mecânica, sempre fiz a manutenção aos meus carros desde sempre e o que sei aprendi na altura na escola industrial e sou por assim dizer "autodidacta".

Mas ligo o carro e deixo aquecer ate ligar as ventoinhas, assim tenho a certeza que a agua que estav no radiador ja circulou e entao deixo arrefecer e meto o liquido ao nivel.

Com esses sintomas algo esta a estrangular o circuito de refrigeracao, com tudo que ja foi feito. as ventoinhas ligam quando ele esta quente e que temperatura ele atinge no manometro.

As ventoinhas ligam (a grande) após ter o veículo parado com o motor a trabalhar durante algum tempo, no manómetro não passa dos 90'

Last edited:
Tambem nao sou mecanico, mas faco alguma manutencao aos meus veiculos. Ja tive uma situacao parecida mas o problema era o termostato que avariou na posicao fechado.

As ventoinhas ligam após ter o veículo parado com o motor a trabalhar durante algum tempo, no manómetro não passa dos 90'

Provavelmente deves ter alguma fonte de pressão interna, é a única hipótese, o que podes fazer é pedir alguém para verificar se aparecem substancias no liquido de refrigeração que fazem parte da combustão, é um teste que se costuma fazer para ver se a junta da cabeça está queimada.

Jxman, se fizesses isso em alguns carros davas cabo do motor, tenho um aqui em casa que tem 2 purgas, uma delas no radiador, se não a abrires fica uma bolsa de ar e o motor começa a sobreaquecer.

Eu reparei no meu problema quando dei uma volta curta parei o carro e ouvi as ventoinhas a agua estava a ferver no vaso e o radiador estava frio. Por isso e que eu suspeito de uma obstrucao no circuito.

- - - - - - - - - -

O meu tambem tem a purga no tubo que vai ao radiador de sofagem, mas como costuma fazer essa manutencao uma vez por ano nos meus carros e nao sangro o circuito.

Cada viagem que faço é uma verdadeira aventura, sempre na expectativa de rebentar um tubo e o argolas largar a água toda... Hoje ao fim do dia e depois de chegar a casa, resolvi ligar a sofagem (no quente) e depois de o ter dentro da garagem deixei que os ventiladores disparassem 2 vezes. Embora ainda se ouça o borbulhar, noto que a pressão nos tubos diminuiu, logo julgo que algum do ar a mais no circuito foi expelido. Como não tenho outro meio de transporte vou ter que andar com o penante até que ele aguente.

A tampa do meu velhinho 80 funciona como uma valvula e elimina (alivia) o ar do circuito e reduz a pressao causada pelo aquecimento do liquido de refrigeracao dai eu nao precisar de sangrar, sera que a valvula da tua tampa do vaso de expansao esta a funcionar apesar de nova ou e so tampa. No meu jeep para sangrar ligo o carro sem a tampa do vaso de expansao ate aquecer a temperatura dos 90 e quando liga as ventoinhas desligo porque ja circulou a agua toda que estava no radiador deixo arrefecer coloco ao nivel e fecho a tampa, durante o proceso sempre atento a temperatura do carro e verificando o nivel da agua no vaso para nao deixar ganhar mais ar. Mas cada carro tem sistema.

Last edited:
Sabem dizer-me se as tampas do vaso de expansão são diferentes de modelo para modelo? (Se disparam a diferentes pressões) a que adquiri é azul e pedi consoante as letras do motor (BFQ).

Pois isso não sei mas elas tem a função de aliviar a pressão no circuito convem que estejam a cumprir a função. A tampa do meu 80 é azul mas o teu é mais recente.

Jx estás a explicar mal...a função da tampa do reservatório do vaso de expansão é mais que uma:

-Manter a pressão dentro do circuito até um certo valor, de modo a aumentar o ponto de ebulição do liquido de refrigeração.

-Deixar entrar algum ar para o circuito quando o motor está parado e o liquido começa a arrefecer de modo a não criar vácuo.

-Aliviar a pressão em caso excesso de pressão de modo a não estragar outros componentes.

Se existe pressão ao ponto de sair pela tampa do vaso é porque algo não está bem, não é como tu dizes...

Back