Ora bem...
Antes demais, óleo do Continente, nunca.
Os melhores óleos já trazem aditivos para criar a tal película protectora (ceratec), e já trazem detergentes para manter o motor limpo.
Dado ao teu caso, e tendo em conta que não sabemos o estado do interior do teu motor, eu não faria um flush. Pode correr bem, pode correr mal, quando não sabemos como está o motor, ainda pra mais com 250 mil kms.
O Shell Helix Ultra 5W40 é um óptimo óleo, já usei no Corolla, mas não é o melhor.
Se eu tivesse no teu lugar faria o seguinte:
Abria a tampa de válvulas, e avaliava por aí a quantidade de borra de óleo. E tirava o cárter e avaliava igualmente a sujidade. A partir daí podes ter uma ideia de como está o motor.
Se tiver muita borra eu não arriscava um flush. Se tivesse pouca, arriscava.
Há um óleo usado nos Vags, viscosidade 5W30 da Mobil, um óleo de cor esverdeada, do qual tenho óptimas opiniões de colegas de profissão, e estamos a falar de colegas que já viram esses bons resultados com os próprios olhos, não tamos a falar de teorias da internet. O Mobil em questão é apenas um exemplo, não será o único bom óleo, só estou a querer dizer que usar uma boa marca e um óleo de topo, seja um carro valioso ou não é essencial se quisermos estimar aquele motor.
Já agora o Ceratec e outros do género são óptimos aditivos para motores com muitos quilómetros, ficam de facto mais silenciosos, e é um aditivo que protege do desgaste, mas, como disse acima, um óleo de topo já tem esse aditivo, tem é de se saber o que se está a comprar.
Aditivos de uma forma geral são bons se estiver a usar um óleo básico ou intermédio, se estiveres a usar um óleo top, os aditivos são um desperdício de dinheiro e até podes fazer mais mal do que bem ao motor.
É preferível usar um óleo excelente já com os aditivos incorporados, nas proporções certas, do que andar a inventar "poções mágicas".
Agora que marca de óleo usar? Isso agora é um debate pra 10 horas.
Eu nos meus uso actualmente Fuchs por uma questão de comodidade profissional e porque nunca tive nem eu nem clientes razões de queixa. Motul é top mas a Motul já fez asneiras uma vez pelo menos e estou a falar de uma situação real e não um boato, mas pronto não há marcas perfeitas.
Shell já usei no Corolla, deixei de usar porque há uns tempos mudei a junta de tampa de válvulas e olhei pro interior e fiquei um pouco desiludido, pensei que estivesse mais limpo, e faço sempre mudas de óleo antecipadas.
Castrol se estivermos a falar do Edge também é óptimo e nunca ouvi falar mal. Liqui Moly já ouvi falar maravilhas e coisas horriveis, onde estará a verdade? Não sei. Já ouvi dizer que era uma bosta actualmente, mas já ouvi falar de um individuo que corria com um M6 (se bem me lembro?) E depois de cada corrida mudava as capas de biela, e passou a usar o 10w60 da LiquiMoly e as capas já duravam mais que duas corridas.. pá não foi bem conversa de café pois quem me disse é da área automóvel mas.. são conversas apenas, vale o que vale.
Uso Fuchs mas se me fosse fácil usar outra marca como a Fuchs, escolhia a Mobil.