Fiat Fiat Uno Turbo i.e. mk2 Racing By Hitori

Boas pessoal.

Penso que já tinha um tópico anterior, mas como já não o encontro aqui fica um novo. Como sempre fui aficionado destes "pocket rocket" , decidi que um dia mais tarde quando trabalhasse e conseguisse ter um, seria o meu veiculo de estima. Aconteceu a possibilidade de o adquirir e sou o feliz proprietário dum Fiat Uno turbo i.e. mk2 Racing.

Para quem não tem conhecimento, a versão Racing (e chama-se mesmo assim pela Fiat), difere do mk2 normal por ser Katalizado, e ter algumas diferenças a nivel de carroçaris (peças pintadas à cor) e outros pequenos detalhes. Como gostaria de partilhar este meu endiabrado com a restante comunidade, decidi dá-lo a conhecer a todos. Ficam então aqui algumas specs e duas fotos como "apetizer" ;)

Caracteristicas Técnicas:

Marca: Fiat

Modelo: Uno Turbo i.e mk2 Racing

Mês/Ano: 05/94

Motor: 1.4 85.1kW (114cv stock)

Realizado:

- Embraigem reforçada;
- Boost control valve;
- Intercooler frontal;
- Fuel control valve;
- Discos Tarox Sport Japan com Ferodo DS2500;
- Jantes 15'' oriundas do Fiat Tipo 2.0 16V;
- Alarme, com 3 cortes de corrente e dorme em garagem com 2 portões de comando e CCTV.

Está para ser montado Xenon H4 6000K, uma nova Dump Valve mais apropriada (maior força) e por agora é tudo.

Ficam estes registos fotográficos de momento... Vou tentanto evoluir o tópico conforme vou reunindo a info antiga... Foram tiradas as 02h30 , na zona de Lx, com um nevoeiro que teria sido melhor captado por uma boa maquina, mas só tinha o telemóvel a mão... Mas penso que tenham ficado aceitáveis...

20012011283.jpg


20012011286.jpg
 
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Desculpa, mas ao tempo que por cá andas já devias saber como se abre um projecto.
...Para já, é o que te tenho para dizer... ;)
 
Carro que sempre me fascinou...estima isso pois já são raros e quem os tem utiliza no chamado street racing:duhh:...ha de referir que esses carros como os fiat coupé andam mais originais do que com alterações(experiência própria);)
 
Sempre adorei este pequeno missil, bem mais fixe que os gti's, tti's ,vvti's e outras tretas com i's que por ai andam...

Parabens pelo maquinao, estima-o e mantem-o o mais original possivel. Toma e cuidado que este pequeno bolide
ganha vontade propria quando o turbo dispara ;)

Podias e por mais uma fotos :green:
 
Carro que sempre me fascinou...estima isso pois já são raros e quem os tem utiliza no chamado street racing:duhh:...ha de referir que esses carros como os fiat coupé andam mais originais do que com alterações(experiência própria);)

Lamento , mas vou ter que discordar... Tenho provas do contrário nos dois carros mencionados...

Belo brinquedo!!!!!!

Venham mais fotos disso, e uns videos a acompanhar :twisted::twisted:

Videos arranja-se já... Um em estrada e outro no banco , antes de algumas mods...


 
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joao estas de parabens pela abertura do projecto eu sou fan destes carritos k ninguem da nada por eles (por isso tive 2)
ainda tou para ver se volto a dar uma volta nisso ao fim de alguns anos :)
abraço e estima isso
 
Olha que tas enganado...eu não vou estar aqui a dizer porque, mas tenho alguma experiencia propria;)

Não vou me alargar muito neste teu comment, pois não respondeste em que te baseias o que afirmas, mas posso dizer-te o seguinte...

Em nenhum projecto, em que se altere um carro mecanicamente com 2 dedos de testa, fica pior do que é original. O meu carro é exemplo disso. O video que meti no banco resultou em 163Hp e isso foi há quase 18 meses atrás, o que já n mudou no carro desde então.

Mas continuo a achar que provavelmente deverás ter tido algum problema nas mods que fizeste, só pode.

BrunoA4, estes pocket rocket's são e sempre serão recordados pelos aficionados auto como bichos irrequietos, que davam um gozo tremendo a conduzir. Lá mais para o verão depois deixo-te dar uma voltinha para matar saudades.

Entretando vou postando mais fotos e detalhes.
 
Ja agora, quando alteraste a cavalagem foi com repro, chip, ou meteste um turbo maior?

Em caso de repro o corte de injeccao desaparece ou mantem-se?????
 
Ja agora, quando alteraste a cavalagem foi com repro, chip, ou meteste um turbo maior?

Em caso de repro o corte de injeccao desaparece ou mantem-se?????

A cavalagem alterada foi resultado de algumas mods. Nomeadamente turbo trabalhado como é o meu caso. Hibridei o original e subi bastante o patamar original de cavalagem. A isso foi junto o intercooler, fse, boost control valve e mais umas coisas (afinações de peças e polimentos).

No Tie é impossivel repro. A centralina original (com controlo através de sistema electrónico de injecção Bosch L-Jetronic 3.2) não era reprogramável em nada. O que se descobriu mais recentemente (desde 2007) era que a troca dum "cristal" no debimetro (um medidor de massa de ar mais rudimentar na sua forma de trabalhar) em que alterava apenas a rotação máxima do motor conforme a sua frequencia (do cristal).

Actualmente já existem muitos Tie's com electronica do Punto GT, essa sim já reprogramável. Inclusivamente, já existem pelo menos 5 (ou 6, n estou bem recordado) veiculos italianos 1.4T (Uno e PGT) com centralinas MS (Megasquirt) e totalmente programaveis como se faz hoje em dia num TDI.

Para terminar, sobre o corte de injecção. No colector de admissão do Tie, do lado esquerdo, na parte mais superior, existe um sensor que cortava a alimentação da injecção quando existia uma sobre-alimentação superior a 0,95 bar. Bastava anular essa valvula para se poder usar valores superiores de pressão de turbo.

Vou ser sincero, pode haver algumas coisas que não me sinto à vontade para falar, mas nestes carros tenho algum historial, que já conta com 10 anos no meio. E já é o segundo Uno Turbo i.e. que tenho, e ambos foram versão Racing.

Aproveito para te perguntar que carro tiveste e matricula (letras) que era. Conheci muitos e ainda hoje conheço no minimo uns 25 Ties a andar em PT. E deve haver alguns ainda escondidos.
 
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