Acho que a garagem a que te referes já não existe, pelo menos com o dono a que te referes, também ele dono de um Uno Turbo. Nunca lá se soldaram motores exclusivamente, e que eu saiba, raros devem ser os casos de pessoal que solda blocos para continuar a andar com o carro. a primeira modificação que se faz quando isso acontece é montar o bloco do Punto GT, estruturalmente 10x mais evoluido e capaz de suportar cargas de pressão na ordem dos 2 bares, coisa que o bloco original mal suportava pressões de 1,5 bar. Ainda me custa acreditar como é que a tua experiência nestes carros foi vivida...
Quanto a modificações, no meu só foi a progredir, quase tanto que neste momento posso dizer que a fiabilidade está acima da de origem, por vários factores, da minha experiência nestes veículos que já se prolonga pelos últimos 12 anos. E passei dos originais 114 cv para uns meros 170...há 2 anos... desde então tem sido sempre a subir... pouco a pouco, sem ferir o conjunto...
Estes veículos stock são capazes de circular a 206 km/h de GPS, com um tempo de 7,2s dos 0 aos 100. Neste momento, e com tudo estudado, consigo fazer no meu carro algo como 232 de GPS (244 de ponteiro) e cerca de 6s dos 0 aos 100. Nem vale a pena demonstrar a diferença existente entre o arranque parado até a velocidade máxima, que diminui bastante e aumentou o gozo exponencialmente.
koolboy, o que tu quiseste referir nos teus comentários era que de origem são melhor que alterados e que andam menos e apresentam maiores deficiências, não o que disseste no teu último post, em referir que de origem é que se desejam por haver em pouca quantidade. Não tapes o sol com peneira. E a tal diferença que falas de 20 ou 30 km/h é uma diferença brutal para a actualidade num veiculo com tanta tecnologia ultrapassada. É isso que dá gozo, explorar sem danificar.
Continuando, espero que a malta goste dos vídeos e das fotos. Foram todos realizados na zona do Guincho