já tive um filtro tipo kn de caixa em 2 carros gasolina atmosféricos (115cv e 160cv) e as diferenças foram:
- um pouco mais de ronco (dif minima)
- umas baixas melhores (dif minima)
- ligeiro melhor consumo (dif minima)
- nunca gastei dinheiro em filtros de papel, pois o q tinha durou-me 8 anos num carro, 2 anos noutro, e ainda o vendi usado... foram 10 anos sem gastar filtros de papel, e ao contrario do q se disse aqui nao lavava a cada 30.000 kms, mas sim a cada 5000 a 10000 kms... de inicio usava os kits de limpeza, mas nos ultimos anos lavava-o com detergente da loiça, e oleava ao de leve com lubrificante em spray... e mesmo assim ele não se estragava...
por isso se aprovou? aprovou e de q maneira na carteira (custou 50 euros, vendi-o por 25 euros e fiz 10 anos e 140.000 kms com ele) já q em rendimento/economia a dif é minima...
num tdi se aprova? não sei, mas num turbo comprimido o puxo de ar é mais forte, logo não fará grande dif esse filtro...
quanto à maf, aquilo pós lavar e lubrificar (o oleo apanha as poeiras mais facilmente filtrando melhor) fica a passar o cheiro/odor do lubrificante... há quem diga q faz mal às valvulas por exemplo...