Filtro de Particulas

Boas,
Troquei o meu B5 por um B7 1.9 Tdi Fap de 2006, ( agradecendo desde já a companhia do "Lucianorato" nas Alemanhas pois sem ele não me aventurava a ir buscá-la ), tenho-a à cerca de 2 meses e hoje em fila começou a deitar fumo acinzentado +- durante 3 a 4 minutos depois tudo voltou à normalidade. Nesse periodo o motor trabalhou sempre normalmente.
Julgo que terá sido o Filtro de Particulas a regenerar-se mas não acendeu nada no quadrante e pelo que tenho lido aqui e no manual , o filtro para se regenerar não devia ter acendido a luz para avisar que se tinha de puxar pelo carro uns minutos ?
Alguém com Fap que já tenha passado pelo mesmo.
 
Last edited:
Boas...
O que me foi dito na audi, relativamente ao filtro de particulas, quando este acendence uma luz no painel de informação, que deveria puxar pelo carro os 3 a 4 min. que depois voltaria ao normal. Julgo que isto é o que deveria ter acontecido.
Tenho o meu à cerca de 3 anos e isto nunca me aconteceu... :)
 
Ontem o episódio repetiu-se, mas como disse, não acende luz no quadrante.
O estranho é que a carrinha faz 150 km por dia dos quais 120 km são em auto estrada a velocidades de 110 / 130 km, o resto é em fila de Lisboa.
O engraçado é que depois volta tudo ao normal e durante o espisódio o motor tem um comportamento normalissimo à excepção do fumo acizentado.
Já fiz um teste à saida do escape com um pano branco e ele após um ou dois minutos continua branco ou seja o filtro deverá estar a cumprir a sua função.
Só é mesmo estranho a ausencia da luz no quadrante, no entanto ela está ok pois quando se dá à chave ela acende por breves instantes.
 
Last edited:
Boas novamente....
se está a acontecer sistematicamente julgo que não é normal, o que eu aconselho é verificar como estão os fitros de ar, combustivel, etc, fazer um chek up...
 
Já fui Sábado ao mecanico que por sinal trabalha na Audi, ele diz não se passar nada e que este motor, BRB, não acende luz quando regenera, a luz existe para acender no caso de avaria.

Eu tentei filtrar ao máximo a informação para não o induzir em erro então expliquei-lhe que o carro nos primeiros 15 minutos +- depois de se colocar em marcha a partir do motor frio, ao puxar ligeiramente por ele ( andamento normal ), antes de engrenar a mudança seguinte o motor emite um gazada de fumo cinzento durante breves segundos e depois tudo fica normal, não faz sempre mas lá vai fazendo 2 ou 3 vezes por semana. Em auto estrada já puxei por ela ao maximo e nada de fumo .
Acredito que não se passe nada mas estranho é o filtro tentar a regeneração com o motor ainda morno, muito estranho mesmo.

Se persistir tenho de voltar lá para ele ver melhor... até porque algumas baforadas parecem os motores com repro e durante a emissão anormal de fumo o motor porta-se normalmente.

Tenho de lhe perguntar se eventualmente não será correcção de software ...

Lembrei-me de uma coisa e vou confontar o mecanico com essa observação, será o colector de admissão e EGR cheias de borra?
 
Last edited:
Bem, realmente é estranho o ser tão frequente, o facto de fazer fumo mais negro é que acho que não é de todo normal, quer dizer, depende do que entendes por fumo tipo repro.. mas EGR não me parece de todo. Deixa ver se vem mais alguém que possa opinar... Abraço!
 
Bem, realmente é estranho o ser tão frequente, o facto de fazer fumo mais negro é que acho que não é de todo normal, quer dizer, depende do que entendes por fumo tipo repro.. mas EGR não me parece de todo. Deixa ver se vem mais alguém que possa opinar... Abraço!

O fumo náo é negro como os que têm repro, tem uma cor cinza um pouco escuro mas não preto e é momentâneo.

Hoje tudo normal, nada de fumo.
 
se nao acende luz... se o comportamento e barulho do motor é normal... na minha opinião, nao inventes problemas onde nao existem, pois pode-te sair caro... carro a diesel com ou sem fap é normal fazer fumo com e sem repro o mesmo...

Abraço...
 
se nao acende luz... se o comportamento e barulho do motor é normal... na minha opinião, nao inventes problemas onde nao existem, pois pode-te sair caro... carro a diesel com ou sem fap é normal fazer fumo com e sem repro o mesmo...

Abraço...

Eu não inventei , apenas coloco a questão.
A ultima gazada durou 2 segundos e deixei de ver o carro atrás !!!
Repara que essas descargas de fumo anormal são momentaneas e esporádicas e conheço quem tem o mesmo motor do meu e com Fap e nunca houve descargas anormais de fumo.
Admito que não se passe nada mas a curiosidade em perceber é alguma e o mecânico também partilha dessa opinião.
Neste momento a suspeita recai numa possivel actualização de software ou foligem que se acumulou mas sem saturar o filtro.
Em relação aos Diesel deitarem algum fumo, claro que é normal mas não gazadas momentaneas e ainda para mais sem repro.
 
Last edited:
Depende tambem do uso e numero de KMS Originais... se o carro tiver muitos kms (300mil) e tiver tido uma condução quase sempre "lenta" (velocidade maxima entre 120 a 140kms) vai acomular bastante carvão e fazer bastante mas bastante fumo mesmo quando se pisa no acelarador...

A titulo de exemplo o Mercedes 22ocdi (2001) dos meus Cotas que mal puxam por aquilo, quando eu por vezes ando e piso um pouco no acelarador mesmo em para arranca... por vezes manda uma fumarada que desaparece tudo :D depois passa...

No teu caso pode ser apenas isso... bem como outros factores que condicionam (temperatura ambeiente, liquidos, combustivel nomeadamente a marca, etc) ja experimentaste mudar de marca de combustivel a ver se o prob se mantem e por aditivo no combustivel para eliminar os fumos...
 
no sistema da audi, nenhum carro com fap, (100% funcional) fuma!

existem 3 sensores e 1 deles costuma queimar.
normalmente a marca substitui tudo e o cliente paga.
 
Back
Top