Ora muito bem... a tarefa não foi facil mas consegui!!!
No final do trabalho achei que afinal não é assim tão caro mandar estufar o tecto pois dá muito trabalho.
No inicio estava assim:
Comecei por retirar aos quatro apoios e as duas caixas de iluminação.
Segui-se os pilares da frente que estão presos com três molas metalicas e são simples de retirar:
Retirei os plasticos dos pilares traseiros que estão presos com seis molas plasticas e retirei mais a forra em plastico que está fixa ao tecto na traseira. Estas forras plasticas foram relativamente faceis de retirar com o auxilio de uma chave de fendas.
Não cheguei a tirar as forras dos pilares dos cintos pois não consegui mas tambem não foi necessario, com um pouco de paciência lá consegui contornar o problema.
Chegou então a parte mais complicada do trabalho que foi descolar a placa do tecto. Foi de loucos!!! Aquilo sim...é cola!
Com o auxilio de uma espatula com um cabo comprido foi a única maneira de conseguir e comecei de tras para a frente.
O resultado:
Limpei tudo muito bem e de seguida retirei a esponja laranja da placa do tecto com uma escova de fibra (tarefa chata!) e no final limpei a placa com alcool. Para secar mais rapido o alcool usei um secador de cabelo.
Testei três colas para este trabalho. A primeira foi a UHU em spray e achei que era bastante practica mas não me dava muitas garantias de durabilidade. De seguida testei uma cola de contacto da pattex amarela que ao aplicar com a trincha não se fixava na placa, arrastava a cola toda. Acabei por usar uma cola de contacto vulgar que resultou muito bem. Usei meio litro.
Comecei por colocar o tecido em cima da placa para o centrar. Depois levantei metade do tecido e apliquei cola em metade da placa. Pressionei o tecido contra a placa para apanhar cola e voltei a levanta-lo. Esperei cerca de 10 minutos para a cola secar e então voltei a pressionar o tecido mas desta vez já definitivo. Convem começar do centro para as extremidades para evitar que o tecido fique esticado e queira começar a levantar.
Repeti todo o processo de colar na outra metade da placa.
Depois fiz os recortes com um X-acto. No tecto da carrinha apliquei varias fitas de colar alcatifas (fita cola dupla) para fixar.
Montei tudo no sitio e ficou impecavel.
Como acabei o trabalho de noite já não deu para colocar a foto final mas depois coloco aqui.
Peço desculpa de não ter mais fotos mas durante o trabalho não me lembrava de tirar e de vez em quando lá pegava no telemovel e tirava as que aqui estão.
Sei que é um problema cronico destes carros e espero ter ajudado quem esteja prestes a iniciar este trabalho.
Abraço