Fuga de Óleo - Junta tampa válvulas

Boa tarde a todos.

Estou com uma fuga de óleo na minha A4 B6 1.9 Tdi, que penso ser pela junta da tampa das válvulas, pois já limpei e volta a aparecer óleo, em cima do motor de arranque fica com muito óleo escorrido.

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Oleo em cima do motor de arranque:

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Liguei para a EMAC a solicitar o preço da junta e fica por 41.30+iva, é este o valor OEM ou está caro, existem boas juntas na concorrência, ou não vale a pena correr esse risco?

Como tenho de mudar o óleo do motor no fim do mês, queria aproveitar para mudar a junta antes.

Pelo que estive a ver, ao trocar a junta é necessário colocar uns pingos de selante, onde a junta faz meia-lua, há frente e atrás do motor, é verdade?

Cumprimentos,
 
Last edited:
Não leva selante nenhum. Apenas a junta.
Agora, uma junta ronda os 15 a 20€ da victor reinz.
Trocas e fica bom. Mas... ... ...
Em 80% dos casos, o defeito é da tampa de válvulas. É de plástico e depois de muitos anos tende a estalar junto aos parafusos, principalmente atrás do lado do pendura. E ai, só trocando a tampa completa (pois geralmente tem fissuras) e custa a volta de 190€+IVA.
Agora só vendo com olhos de ver, e analizar se basta a junta, ou se deves trocar a tampa toda. E nada de silicones!!!
 
Não leva selante nenhum. Apenas a junta.
Agora, uma junta ronda os 15 a 20€ da victor reinz.
Trocas e fica bom. Mas... ... ...
Em 80% dos casos, o defeito é da tampa de válvulas. É de plástico e depois de muitos anos tende a estalar junto aos parafusos, principalmente atrás do lado do pendura. E ai, só trocando a tampa completa (pois geralmente tem fissuras) e custa a volta de 190€+IVA.
Agora só vendo com olhos de ver, e analizar se basta a junta, ou se deves trocar a tampa toda. E nada de silicones!!!
Obrigado.
No entanto adicionei umas fotos.
Se for da junta vou optar por meter de origem.
Abraço.
 
Não há junta de origem. Apenas a tampa completa.
Da concorrência, tens Victor reinz.
Boas.
Eu liguei para a EMAC oficina (Santo Tirso) e lá tem a junta para venda pelo valor de 41.30 +iva.

Entretanto no fim de semana limpei o óleo do motor para verificar de onde vem a fuga, e ontem lá apareceu novamente o óleo a escorrer.
Fiz isso pois o mecânico está na duvida se a fuga vem da junta da tampa ou da junta da bomba tandem.

IMG20250127180350.jpg
 
Boas a todos.
Já troquei a junta da tampa das válvulas, meti de origem, sem aplicação de silicone, com aperto de 9nm e na sequencia indicada.
Para já tudo Ok.

Obrigado.
 
Boas a todos.
Já troquei a junta da tampa das válvulas, meti de origem, sem aplicação de silicone, com aperto de 9nm e na sequencia indicada.
Para já tudo Ok.

Obrigado.
E venderam só a junta?
É que sempre soube venderem só a tampa com a junta. Tens o PN disso na factura, podes partilhar?
 
Bom dia a todos.

Continuo com uma pequena fuga pela junta da tampa de válvulas, após substituição, será que foi de ano ter posto os 4 pingos de silicone onde faz as maias luas a frente e atrás, como mostra a imagem abaixo?

A fuga é bastante menor do que a que tinha anteriormente.

Existe algum problema de voltar a tirar a tampa de válvulas com a junta nova e voltar a colocar, colocando silicone nos 4 pontos indicados?

Cumprimentos.
Audi A4 B6 Junta.jpg
 
Não se põe silicone. So a junta e veda na perfeição. Se continua a haver fuga, então é provável ser o que já disse anteriormente. A tampa de válvulas rachada. São fissuras que aparece junto aos parafusos de aperto, geralmente os de trás, e é bastante difícil vê-los. São mesmo rachadelas minúsculas e nem sempre perceptíveis. Tens de remover e inspeccionar mesmo muito bem.
Certifica-te que só apertar com o torque correto de fábrica os parafusos e de forma cruzada e com uma boa chave dinamometrica.
 
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